relvado
Uma das tarefas de jardinagem mais populares na época primaveril é a plantação de relvado novo, mas, antes do semear deve-se preparar o terreno.
A primavera está quase aí, mas é sabido em muitas regiões, a meteorologia é a ideal para realizar muitos trabalhos de jardinagem, entre os que se encontra este acondicionamento do terreno.
Neste artigo vamos mostrar quais são as tarefas mais importantes para preparar o relvado.
Ao acondicionar o terreno é primordial eliminar as ervas daninhas, lavrar e escarificar a terra, realizar uma drenagem correta e instalar um bom sistema de rega.
Vamos explicar-lhe tudo isto a seguir.
Muitas vezes esquecemo-nos de que a plantação do relvado não pode ser feita sem planeamento – ou seja, requer e necessita que se levem a cabo tarefas prévias.
Para que o seu relvado cresça de forma adequada,o terreno de plantação deve ser preparado corretamente.
A primeira coisa a fazer é conhecer o solo em que vai trabalhar e com isto referimo-nos ao seguinte:
Assim que souber como é o terreno, é a altura de passar à ação.
Pode deixar esta tarefa para mais à frente, mas se as eliminar antes de plantar o relvado terá menos problemas no futuro.
Retirar as ervas daninhas é um dos processos mais importantes ao preparar o relvado. Esta vegetação é o inimigo número um do seu cultivo, pois vão competir com a relva pelos nutrientes, a água e a humidade.
Regue frequentemente o terreno para que germinem e assim poder usar um herbicida para as eliminar por completo. Se o terreno é pequeno pode arrancá-las manualmente com o uso de luvas ou de uma pá de jardineiro.
Existem mais métodos para eliminar as ervas daninhas. Num dos nossos artigos pode encontrar toda a informação sobre este tipo de vegetação.
Outro dos processos mais habituais ao de preparar o relvado é descompactar a terra.Quando se rompe a superfície do terreno, está-se a possibilitar a circulação do ar, da humidade e dos nutrientes.
Uma tarefa positiva e benéfica para o seu relvado.
Este processo é primordial se o seu terreno é argiloso ou tem ervas daninhas.Com o lavrar da terra está a favorecer a atividade do solo, ou seja, a sobrevivência dos organismos, a transferência da água e da humidade que requer o seu relvado para crescer.
Como se faz?
Aproveite que a terra está totalmente seca para a lavrar. Esta tarefa realiza-se a uns 20 a 30 centímetros de profundidade (no mínimo) e pode ser feita todas as vezes que se quiser, pois, o objetivo é obter a maior descompactação possível.
Pode fazê-lo de forma manual ou empregar maquinaria especializada como as motoenxadas ou os motocultivadores. Com estas ferramentas terminará o trabalho muito mais rapidamente e, claro, fará muito menos esforço.
Na Husqvarna temos neste momento dois modelos diferentes de motocultivador (TR430 e TR530) que permitem cultivar e lavrar grandes superfícies. São capazes de trabalhar com os terrenos mais complexos, compactos e densos.
O objetivo da escarificação é eliminar a camada de feltro que se acumula na superfície do jardim. Para que o seu relvado cresça adequadamente e com a suficiente qualidade, deve eliminar essa camada.
O feltro que cobre a terra não permite a penetração da água, a circulação de oxigénio/ar e não aumenta a biomassa que forma parte das plantas.
A escarificação do terreno tem os seguintes benefícios:
Como com a lavragem do terreno, a escarificação pode ser feita de forma manual, empregando para tal um ancinho (quando o jardim é pequeno) ou utilizar maquinaria especializada como os escarificadores.
Se tiver alguma dúvida a respeito deste processo, num dos nossos artigos anteriores explicamos detalhadamente esta tarefa de jardinagem.
A drenagem do terreno é um dos aspetos mais importantes ao preparar a terra para o relvado.
As plantas não toleram os encharcamentos de água, pelo que é imprescindível contar com um bom sistema que permita a livre circulação tanto da chuva como da água da rega.
Se o seu terreno tem uma boa drenagem, o relvado será mais denso, brilhante, terá mais nutrientes e não contrairá doenças. Será, por conseguinte, um relvado saudável.
Os métodos de drenagem mais habituais são:
A rega dependerá das suas preferências.
Se não lhe importa gastar o seu tempo a regar o terreno, não precisa de instalar nenhum sistema. uma mangueira é mais que suficiente.
No entanto, se pretende desfrutar do seu tempo livre, recomendamos-lhe que antes de plantar o relvado, instale um sistema de rega, por exemplo, de rega automática. É uma solução algo cara, mas que no futuro irá apreciar e agradecer.
Se o terreno que escolheu para plantar o seu relvado é arenoso e pobre, deve fornecer nutrientes extra, quer seja composto, turfa ou húmus (terriço).
Também deve adicionar estes substratos se o seu jardim é desnivelado. O aconselhável é que tenha uma espessura de terra vegetal de pelo menos 10 centímetros.
Agora que já preparou o terreno para plantar relvado, poderá começar com o seu cultivo.
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…