Escrevemos mais uma vez sobre o apaixonante mundo da jardinagem. Desta vez, vamos-nos centrar num dos aspetos mais importantes: tratar o relvado.

Como tal, neste novo artigo vamos analisar um dos processos de manutenção e tratamento de jardins mais significativo, a escarificação do relvado.

Talvez já tenha ouvido falar de escarificar. Talvez lhe tenham surgido certas dúvidas quanto à forma de efetuar estas tarefas. Ou se calhar, é a primeira vez que que lê acerca deste tema.

Se é assim, nada melhor que ler este post.

Nele, vamos explicar não só o que é escarificar ou que é um escarificador, também vamos apontar as vantagens que levar a cabo este processo acarreta e quais são os passos a seguir para escarificar o relvado.

De certeza que quando termine a leitura poderá pôr mãos à obra.

Começamos?

relva
relva

Escarificar o relvado: Em que consiste este processo e qual é o seu objetivo

Manter o jardim em boas condições é o objetivo principal de qualquer proprietário.

Há certas épocas do ano em que as tarefas relacionadas com o tratamento de um espaço verde aumentam consideravelmente. A primavera, é o período em que se realizam os processos necessários para que o jardim esteja impecável.

Escarificar é uma dessas tarefas.

Talvez nunca tenha ouvido falar de escarificação ou de escarificador de relvado. No entanto, é uma das tarefas mais importantes caso se pretenda conseguir uma relva verde, densa e de grande qualidade.

O que é escarificar?

 

  • A escarificação é a técnica que consiste em eliminar a manta morta que se produz no jardim. Expliquemos em maior pormenor:
  • Como deve saber, quando as plantas e folhas mortas caem, acumulam-se no solo. A falta de microorganismos que as possam decompor provoca que se forme uma camada quase impossível de penetrar debaixo da erva superficial.
  • Essa camada é denominada manta morta.
  • Este pode crescer demasiado, e nesse momento que se deve fazer algo, pois, caso não se faça nada, a permeabilidade da água piora, as raízes ficam mais perto da superfície e a troca de oxigénio diminui.
  • Aqui entra o processo que estamos a abordar, a escarificação.

 

Qual é o objetivo da escarificação?

 

  • Como já mencionado, o que se procura com a escarificação é a eliminação da manta morta que se acumula na superfície do relvado.
  • Quando se escarifica, procura-se conseguir melhorar a qualidade do relvado, ou seja, que a água penetre na terra, que aumente o intercâmbio de oxigénio e que aumente a biomassa das partes das plantas que se encontram debaixo da superfície.
  • Se escarifica regularmente, poderá conseguir manter uma camada de manta morta fina, o que ocasiona uma menor quantidade de restos de plantas e, portanto, um jardim mais vistoso, bonito e mais verde.

 

Vantagens de escarificar

 

  • Escarificar o relvado trás os seguintes beneficios:

 

A relva torna-se muito mais densa e competitiva.
– O intercâmbio de oxigênio e nutrientes melhora consideravelmente.
– A água pode passar sem problemas a superfície e chegar às raízes, tanto do relvado, como das plantas.
– Poderá conseguir um relvado com menos ervas daninhas.
– Diminui o risco de doenças.
Cresce a biomassa da raiz e estas desenvolvem-se a maior profundidade.
– Como vê, muitas vantagens e, ainda que seja um trabalho moroso, merece a pena.

Como é que pode escarificar?

  • Como quase todos os processos relacionados com a manutenção e tratamento do relvado, escarificar também se pode levar a cabo de forma manual ou usando uma máquina.
  • De forma manual: quando se opta por trabalhar com um escarificador manual, o trabalho realiza-se com um raspador de erva que raspa a superfície da terra. Esta ferramenta pode ser encontrada em qualquer centro especializado.
    Recomenda-se o seu uso nos jardins pequenos, dado que converte a escarificação numa técnica mais laboriosa.
  • Com uma máquina: um escarificador é uma máquina que tem um rolo com varas verticais. Encarrega-se de romper a manta morta de uma forma muito mais simples (e menos cansativa) que a anterior.

 

  • Use a ferramenta que usar, deverá recolher os restos. Se não o fizer, o trabalho não terá resultados.

 

Como escarificar o relvado? Passos a seguir no processo

A técnica de escarificação do relvado implica o processo denominado adubagem.

Desta forma, antes de da explicação dos passos que deve seguir, vamos conhecer o que é a adubagem do relvado.

Adubar é essencial assim que que se tenha levado a cabo a escarificação. É uma mistura de material arenoso, turfa ou terriço. O objetivo deste tratamento é mudar de forma gradual a composição da terra e sobretudo, nivelar a zona.

vassoura de metal de recolha de folhas mortas
vassoura de metal de recolha de folhas mortas

Explicada esta técnica, passemos ao verdadeiramente importante, ou seja, os passos que deverá seguir para escarificar o relvado:

  1. Escolha o material que vai usar na tarefa de eliminar a manta morta. Como mencionado, pode utilizar um ancinho manual ou uma máquina escarificadora. A escolha determinará a sua carga de trabalho e a duração do mesmo.
  2. Comece a escarificar a relva. Faça-o por frações e até que termine toda a superfície verde.
  3. Assim que que tenha passado a máquina ou o ancinho por todo o jardim, use uma forquilha para retirar os restos orgânicos do relvado morto que tenha levantado ao escarificar.
  4. Depois de terminados os passos anteriores, proceda à adubagem. Prepare a mistura de areia, turfa ou terriço para nivelar o terreno e melhorar a qualidade do solo.
  5. Depois de adubado, volte a passar a forquilha. Objetivo? Penetrar a superfície com o ancinho.
  6. Como última tarefa, deves regar a superfície escarificada para reativar o crescimento da relva.

Ainda que seja um processo muito simples, para escarificar o relvado devem-se cumprir as seguintes condições:

  • A terra deve estar húmida.
  • O escarificador deve ser passado de forma cruzada, ou dito de outro modo, deve seguir troços perpendiculares para evitar esquecer alguma zona.

A nossa explicação termina aqui. Esperamos que seja útil, agora, ou no futuro.

Se ainda tem dúvidas, deixamos um vídeo da nossa embaixadora, Monique Briones. Nele, poderá encontrar a explicação perfeita do que é escarificar.

¡Partilhe este artigo!