Aprenda com ajuda da Husqvarna a preparar o terreno antes do relvado.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Uma das tarefas de jardinagem mais populares na época primaveril é a plantação de relvado novo, mas, antes do semear deve-se preparar o terreno.

A primavera está quase aí, mas é sabido em muitas regiões, a meteorologia é a ideal para realizar muitos trabalhos de jardinagem, entre os que se encontra este acondicionamento do terreno.

Neste artigo vamos mostrar quais são as tarefas mais importantes para preparar o relvado.

Ao acondicionar o terreno é primordial eliminar as ervas daninhas, lavrar e escarificar a terra, realizar uma drenagem correta e instalar um bom sistema de rega.

Vamos explicar-lhe tudo isto a seguir.

Como preparar o terreno para o relvado

escarificar
escarificar

Muitas vezes esquecemo-nos de que a plantação do relvado não pode ser feita sem planeamento – ou seja, requer e necessita que se levem a cabo tarefas prévias.

Para que o seu relvado cresça de forma adequada,o terreno de plantação deve ser preparado corretamente.

A primeira coisa a fazer é conhecer o solo em que vai trabalhar e com isto referimo-nos ao seguinte:

  • Drenagem: se decidiu semear o relvado usando sementes, um terreno com má drenagem pode provocar a morte dessas sementes. Assegure-se de que a terra consegue drenar a água da rega e a chuva.
  • O pH determina a qualidade do relvado pelo que é muito importante saber se o lugar que escolheu para ser cultivado tem o pH correto.
  • Terra vegetal: é possível que o terreno necessite de terra vegetal para conseguir os centímetros adequados para que a plantação prospere.
  • Nutrientes: também é habitual que a terra seja pobre em nutrientes pelo que, se não se faz um fornecimento extra, o relvado pode-se desenvolver mal ou simplesmente não o fazer de todo. Pode usar composto para obter esses nutrientes.

Assim que souber como é o terreno, é a altura de passar à ação.

As ervas daninhas são o inimigo

corta-relvas manual
corta-relvas manual

Pode deixar esta tarefa para mais à frente, mas se as eliminar antes de plantar o relvado terá menos problemas no futuro.

Retirar as ervas daninhas é um dos processos mais importantes ao preparar o relvado. Esta vegetação é o inimigo número um do seu cultivo, pois vão competir com a relva pelos nutrientes, a água e a humidade.

Regue frequentemente o terreno para que germinem e assim poder usar um herbicida para as eliminar por completo. Se o terreno é pequeno pode arrancá-las manualmente com o uso de luvas ou de uma pá de jardineiro.

 

arar
arar

Escarificar o terreno

Outro dos processos mais habituais ao de preparar o relvado é descompactar a terra.Quando se rompe a superfície do terreno, está-se a possibilitar a circulação do ar, da humidade e dos nutrientes.

Uma tarefa positiva e benéfica para o seu relvado.

Este processo é primordial se o seu terreno é argiloso ou tem ervas daninhas.Com o lavrar da terra está a favorecer a atividade do solo, ou seja, a sobrevivência dos organismos, a transferência da água e da humidade que requer o seu relvado para crescer.

Como se faz?

Aproveite que a terra está totalmente seca para a lavrar. Esta tarefa realiza-se a uns 20 a 30 centímetros de profundidade (no mínimo) e pode ser feita todas as vezes que se quiser, pois, o objetivo é obter a maior descompactação possível.

Pode fazê-lo de forma manual ou empregar maquinaria especializada como as motoenxadas ou os motocultivadores. Com estas ferramentas terminará o trabalho muito mais rapidamente e, claro, fará muito menos esforço.

Na Husqvarna temos neste momento um modelo de motocultivador (TR348) que permite cultivar e lavrar grandes superfícies. São capazes de trabalhar com os terrenos mais complexos, compactos e densos.

pá a semear
pá a semear

Escarificar a terra

O objetivo da escarificação é eliminar a camada de feltro que se acumula na superfície do jardim. Para que o seu relvado cresça adequadamente e com a suficiente qualidade, deve eliminar essa camada.

O feltro que cobre a terra não permite a penetração da água, a circulação de oxigénio/ar e não aumenta a biomassa que forma parte das plantas.

A escarificação do terreno tem os seguintes benefícios:

  • O relvado torna-se mais denso e forte.
  • O intercâmbio de oxigénio aumenta.
  • A água da rega e da chuva passa sem problemas a superfície e a erva crescerá corretamente.
  • As ervas daninhas não germinam e, se o fizerem, serão menos abundantes.
  • Aumenta a biomassa das plantas.

Como com a lavragem do terreno, a escarificação pode ser feita de forma manual, empregando para tal um ancinho (quando o jardim é pequeno) ou utilizar maquinaria especializada como os escarificadores.

Se tiver alguma dúvida a respeito deste processo, num dos nossos artigos anteriores explicamos detalhadamente esta tarefa de jardinagem.

Planificar a drenagem

A drenagem do terreno é um dos aspetos mais importantes ao preparar a terra para o relvado.

As plantas não toleram os encharcamentos de água, pelo que é imprescindível contar com um bom sistema que permita a livre circulação tanto da chuva como da água da rega.

Se o seu terreno tem uma boa drenagem, o relvado será mais denso, brilhante, terá mais nutrientes e não contrairá doenças. Será, por conseguinte, um relvado saudável.

Os métodos de drenagem mais habituais são:

  1. Eliminar vários centímetros de solo e usar em seu lugar areia.
  2. Instalar um sistema de circulação de água, como, por exemplo, tubagens subterrâneas.
  3. Evitar os desníveis de terra que possam levar à acumulação de água nalgum canto ou lugar.

Sistema de rega

A rega dependerá das suas preferências.

Se não lhe importa gastar o seu tempo a regar o terreno, não precisa de instalar nenhum sistema. uma mangueira é mais que suficiente.

No entanto, se pretende desfrutar do seu tempo livre, recomendamos-lhe que antes de plantar o relvado, instale um sistema de rega, por exemplo, de rega automática. É uma solução algo cara, mas que no futuro irá apreciar e agradecer.

relvado
relvado

O substrato

Se o terreno que escolheu para plantar o seu relvado é arenoso e pobre, deve fornecer nutrientes extra, quer seja composto, turfa ou húmus (terriço).

Também deve adicionar estes substratos se o seu jardim é desnivelado. O aconselhável é que tenha uma espessura de terra vegetal de pelo menos 10 centímetros.

Agora que já preparou o terreno para plantar relvado, poderá começar com o seu cultivo.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem relva e relvado

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.