copa do pinheiro-manso
Voltamos com uma ficha que seguramente lhe vai agradar, sobretudo se gosta de árvores e tudo o relacionado com elas. Hoje, o nosso protagonista é o pinheiro-manso.
Conífera da costa mediterrânica, destaca-se pela sua produção de pinhas e pinhões e pela sua variedade de aplicações, desde a comercialização dos seus frutos até à utilização da madeira.
Neste artigo vamos mostrar-lhe o que é o pinheiro-manso, quais são as suas características mais importantes, para que se usa e os cuidados de que necessita para crescer adequadamente.
Vamos lá então!
Nome científico | Pinus pineo |
Nome comum | Pinheiro-manso, Pinheiro-manso |
Classe | Pinopsida |
Familia | Pinaceae |
Género | Pinus |
Espécie | Pinus pinea L. |
Origem | Zonas mediterrânicas |
Distribuição | Europa do Sul e Ásia Ocidental (costa mediterrânica) |
O Pinus pineo, conhecido também como pinheiro-manso, é uma espécie de porte arbóreo que se destaca pela sua produção de pinhas. Esta árvore, originária da região mediterrânica, pertence à família Pinaceae e ao género Pinus.
O pinheiro-manso é uma espécie heliófila, muito resistente, capaz de se adaptar a solos pobres e temperaturas elevadas. Na atualidade, distribui-se pela costa mediterrânica, desde o Sul da Europa até à Ásia Ocidental, sendo nesta última pouco abundante.
Ainda que seja de crescimento lento, tem uma vida muito longa.
Esta árvore cresce em bosques de azinheiras, sobreiros e pinheiros resinosos. Além disso, também pode chegar a formar espaços “puros”, ou seja, áreas em que só habitam pinheiros-mansos.
Desenvolve-se tanto em zonas ao nível do mar como em altitudes de mil metros.
O pinheiro-manso é uma espécie de porte arbóreo capaz de crescer até aos 50 metros de altura de forma excecional, sendo o habitual chegar até aos 20 metros. Pertence ao grupo das coníferas e a sua copa e tronco vão mudando à medida que cresce.
Quando é uma árvore jovem tem formas arredondadas, no entanto, à medida que os anos passam, transforma-se e aparece um tronco grosso e uma copa redonda. Finalmente, na etapa mais adulta, desenvolve uma copa tão larga que parece um guarda-sol.
A sua casca é grossa, avermelhada e tem fissuras.
O pinheiro-manso possui uma folhagem perenifólia formada por folhas aciculares, em grupos de duas, de cor verde brilhante e muito rígidas. As flores, masculinas e femininas, crescem na mesma árvore (trata-se de uma espécie monoica).
Quanto aos frutos…
Como referimos anteriormente, o pinheiro-manso destaca-se pela sua produção de frutos. São conhecidos como pinhas. Com forma ovalada, de até 15 cm de comprimento, escamas achatadas e com duas sementes no interior.
Estas sementes carnosas e muito saborosas são denominadas pinhões.
Como poderá supor, esta espécie é usada na produção de pinhões. Atualmente, Espanha é o primeiro produtor a nível mundial destas sementes.
Outra das suas aplicações mais comuns está relacionada com a sua madeira. É muito leve e flexível pelo que é muito usada em carpintaria e na construção marítima. Além disso, também se utiliza para elaborar carvão vegetal e para a obtenção de resina.
Mas não nos esqueçamos da ornamentação!
Uma das características mais importantes do pinheiro-manso é a sua aparência. A sua copa com forma de guarda-sol oferece muita sombra, o que o levou a formar parte dos jardins da costa mediterrânica.
Um uso mais residual radica nos exemplares mais pequenos, árvores que se usam como bonsais.
Chegamos à parte do artigo que mais preocupa qualquer pessoa: a manutenção. Se se enquadra dentro deste grupo, não se preocupe, o pinheiro-manso é resistente e tem uma manutenção básica.
Tudo o que deve saber quanto aos seus cuidados e plantação (caso tenha decido cultivar esta espécie no jardim) é o que lhe vamos explicar de seguida.
Dito isto, tenha em conta:
Como pode constatar, o pinheiro-manso não é uma espécie complexa no que se refere a cuidados e manutenção. Basta que cumpra o elencado nesta secção e “quase” sem nenhuma dúvida, obterá uma grande árvore.
E dizemos “quase” pelo que lhe vamos explicar de seguida.
Ocorre muitas vezes que, apesar de satisfazer todas as suas necessidades e exigências, o pinheiro-manso tenha algum problema, ou seja, o aparecimento de alguma doença ou o ataque de alguma praga.
Por isso, preste especial atenção a:
Assim termina o nosso artigo de hoje. Esperamos que lhe sirva de inspiração e de ajuda quando pretender plantar o pinheiro-manso.
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…