Manter um jardim em perfeitas condições não é nada fácil, toda a gente o sabe.
Cortar o relvado, escarificar, podar, transplantar, são alguns dos processos que se devem levar a cabo nos espaços verdes. Neste artigo, voltamos ao tema jardinagem, em que damos resposta a uma das perguntas mais habituais: como cortar o relvado do jardim?
Fazê-lo no período mais idóneo, com as ferramentas adequadas e de uma determinada forma, são alguns dos fatores-chave que determinam o objetivo de um relvado perfeito.
Portanto, e para ajudar a superar sem problemas este processo, vamos analisar os aspetos mais importantes e vamos oferecer-lhe um par de conselhos. Assim, poderá enfrentar o corte do relvado sem nenhum problema.
Trator corta-relva de ejeção lateral
Uma das dúvidas mais frequentes ao realizar a manutenção e tratamento de um jardim, é o corte do mesmo.
Como cortar o relvado? A que intervalo de tempo devo cortar a relva? A que altura devo corta? São algumas das questões que qualquer pessoa que disponha de um espaço verde faz regularmente.
Se é uma destas pessoas, deve saber que aparar o relvado não é um processo que serve unicamente para melhorar a aparência do mesmo, também implica um melhoramento geral do jardim, das plantas que se encontram nele e da sua própria qualidade de vida.
Para conseguir um relvado bonito e são deve-se cortar no momento oportuno e da forma correta.
Fazê-lo de forma leviana, não serve de nada.
Por isso, vamos colocar à sua disposição os aspetos e fatores mais importantes que deve ter em conta ao cortar o relvado. Sobre isto, abordaremos a altura de corte, as ferramentas e o processo em si.
Uma das dúvidas que surge com maior frequência ao tratar um jardim, é o intervalo de tempo a que devemos realizar o corte do relvado.
Não podemos colocar uma data fixa.
A regularidade do corte depende das condições climatéricas existentes, da época do ano em que nos encontremos ou de, por exemplo, da variedade da relva do jardim.
Como norma geral, o relvado deve ser aparado com maior assiduidade no verão (uma vez por semana, aproximadamente). Durante a primavera e o outono, basta que se corte duas ou três vezes ao mês – será suficiente.
No inverno, a frequência de corte é baixa ou mesmo nula.
O melhor momento para levar a cabo este processo são as últimas horas do dia. Se o fizer durante esse tempo, poderá evitar as horas de maior calor.
Além disso, deve certificar-se de que o jardim não esteja molhado, caso contrário, o corte não será homogéneo.
controlar a altura de corte da relva
A altura de corte é outro dos fatores mais importantes ao cortar o relvado.
A altura ideal é alta, ou dito de outra forma, entre 5 e 10 centímetros. Se corta a relva seguindo esta recomendação, vai permitir que a relva possa manter a biomassa e por conseguinte, continuar a crescer são e a bom ritmo.
Uma altura de corte baixa tem efeitos contrários, prejudicando além disso as ferramentas que usa (corta-relvas e plataforma de corte).
Mantenha o nível, sobretudo no verão – assim o seu relvado aguenta toda a estação.
Trator com escarificador
O uso de determinadas ferramentas ou de outras, é determinante para conseguir um bom corte. Ao falar de ferramentas, estamo-nos a referir a, por exemplo, corta-relvas e aparadores de relva.
Para obter os melhores resultados, deve planificar com bastante cuidado a rota do corte, ou dito de outra forma, as zonas pelas quais vai passar, evitando sempre que seja possível, as viragens bruscas. Corte o relvado realizando círculos concêntricos, de fora para dentro.
Tente variar a direção de condução para prevenir a repetição do padrão de corte.
Se tiver em conta os conselhos anteriores, conseguirá que a relva tenha um melhor aspeto, pois as folhas ficam niveladas e os restos de relvado dispersam-se de forma mais homogénea.
No caso de usar um aparador de relva, deve regular o corte a uma altura concreta. Assim evitará estragar o relvado caso o corte em demasia.
Em zonas complexas, é melhor aparar primeiro em redor dos obstáculos.
Se ainda tem dúvidas em como cortar o relvado ou se tem questões sobre algum ponto do processo, pode vê-lo em ação no tutorial em vídeo publicado de seguida.
Nele, a nossa embaixadora Monique Briones, explica a melhor forma de segar e manter bonito o nosso jardim.
Cortar o relvado de um jardim pode ser uma tarefa morosa e aborrecida, para além de esgotante. Por isso, a Husqvarna desenvolveu várias máquinas que são perfeitas para desempenhar os trabalhos de manutenção e tratamento de um espaço verde. Com estes produtos poderá desfrutar do seu tempo livre e, além disso, já não terá que se esforçar tanto.
Corta-relva LC247s
Trata-se de um corta-relvas de uso ocasional concebido para jardins particulares de tamanho médio. Equipado com um recolhedor traseiro, com transmissão autopropulsada e com um chassi que evita a corrosão da cobertura. E neste momento está em promoção!
Automower 105
Com o nosso Automower® 105 já não precisa de cortar a relva do jardim. Este robô corta-relva é totalmente autónomo, sendo desenhado para trabalhar em relvados de até 600 m² e com encostas de até 25%.
Roçadora 128R
E por último, a nossa roçadora 128R para eliminar o matagal de qualquer jardim de tamanho pequeno. Com esta máquina obterá acabamentos profissionais e de grande qualidade.
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…