Manter um jardim em perfeitas condições não é nada fácil, toda a gente o sabe.

Cortar o relvado, escarificar, podar, transplantar, são alguns dos processos que se devem levar a cabo nos espaços verdes. Neste artigo, voltamos ao tema jardinagem, em que damos resposta a uma das perguntas mais habituais: como cortar o relvado do jardim?

Fazê-lo no período mais idóneo, com as ferramentas adequadas e de uma determinada forma, são alguns dos fatores-chave que determinam o objetivo de um relvado perfeito.

Portanto, e para ajudar a superar sem problemas este processo, vamos analisar os aspetos mais importantes e vamos oferecer-lhe um par de conselhos. Assim, poderá enfrentar o corte do relvado sem nenhum problema.

Trator corta-relva
Trator corta-relva de ejeção lateral

Cortar o relvado: aspetos a ter em conta

Uma das dúvidas mais frequentes ao realizar a manutenção e tratamento de um jardim, é o corte do mesmo.

Como cortar o relvado? A que intervalo de tempo devo cortar a relva? A que altura devo corta? São algumas das questões que qualquer pessoa que disponha de um espaço verde faz regularmente.

Se é uma destas pessoas, deve saber que aparar o relvado não é um processo que serve unicamente para melhorar a aparência do mesmo, também implica um melhoramento geral do jardim, das plantas que se encontram nele e da sua própria qualidade de vida.

Para conseguir um relvado bonito e são deve-se cortar no momento oportuno e da forma correta.

Fazê-lo de forma leviana, não serve de nada.

Por isso, vamos colocar à sua disposição os aspetos e fatores mais importantes que deve ter em conta ao cortar o relvado. Sobre isto, abordaremos a altura de corte, as ferramentas e o processo em si.

Quando cortar o relvado?

Uma das dúvidas que surge com maior frequência ao tratar um jardim, é o intervalo de tempo a que devemos realizar o corte do relvado.

Não podemos colocar uma data fixa.

A regularidade do corte depende das condições climatéricas existentes, da época do ano em que nos encontremos ou de, por exemplo, da variedade da relva do jardim.

Como norma geral, o relvado deve ser aparado com maior assiduidade no verão (uma vez por semana, aproximadamente). Durante a primavera e o outono, basta que se corte duas ou três vezes ao mês – será suficiente.

No inverno, a frequência de corte é baixa ou mesmo nula.

O melhor momento para levar a cabo este processo são as últimas horas do dia. Se o fizer durante esse tempo, poderá evitar as horas de maior calor.

Além disso, deve certificar-se de que o jardim não esteja molhado, caso contrário, o corte não será homogéneo.

controlar a altura de corte da relva
controlar a altura de corte da relva

A que altura se deve cortar o relvado?

A altura de corte é outro dos fatores mais importantes ao cortar o relvado.

A altura ideal é alta, ou dito de outra forma, entre 5 e 10 centímetros. Se corta a relva seguindo esta recomendação, vai permitir que a relva possa manter a biomassa e por conseguinte, continuar a crescer são e a bom ritmo.

Uma altura de corte baixa tem efeitos contrários, prejudicando além disso as ferramentas que usa (corta-relvas e plataforma de corte).

Mantenha o nível, sobretudo no verão – assim o seu relvado aguenta toda a estação.

Trator com escarificador
Trator com escarificador

As ferramentas adequadas e a forma de corte

O uso de determinadas ferramentas ou de outras, é determinante para conseguir um bom corte. Ao falar de ferramentas, estamo-nos a referir a, por exemplo, corta-relvas e aparadores de relva.

Para obter os melhores resultados, deve planificar com bastante cuidado a rota do corte, ou dito de outra forma, as zonas pelas quais vai passar, evitando sempre que seja possível, as viragens bruscas. Corte o relvado realizando círculos concêntricos, de fora para dentro.

Tente variar a direção de condução para prevenir a repetição do padrão de corte.

Se tiver em conta os conselhos anteriores, conseguirá que a relva tenha um melhor aspeto, pois as folhas ficam niveladas e os restos de relvado dispersam-se de forma mais homogénea.

No caso de usar um aparador de relva, deve regular o corte a uma altura concreta. Assim evitará estragar o relvado caso o corte em demasia.

Em zonas complexas, é melhor aparar primeiro em redor dos obstáculos.

Em resumo, são estes os passos básicos para fazer um corte perfeito do relvado:

Verifique o seu corta-relva

Assegure-se de que a lâmina está afiada. Regra geral, a lâmina precisa de ser afiada após 8 a 12 horas de uso. No caso das máquinas de aparar relva a gasolina, verifique o nível do combustível e do óleo. Evite reabastecer o cortador no relvado – quase de certeza que algum combustível vai parar à relva, matando-a e prejudicando o solo. Também é boa ideia limpar o trem do corta-relva, caso não tenha sido limpo no final da última utilização. Costumam forma-se camadas de relva em cima e em redor da lâmina de corte.
Verifique o relvado

Verifique o relvado

Remova ramos, pedras, brinquedos, mangueiras e outros materiais típicos dos relvados. Verifique o nível de humidade e a altura da relva nas áreas não niveladas. A relva nem sempre cresce de forma uniforme em todas as partes do relvado.

Apare / corte no momento ideal

No início do final da tarde, após o calor do dia e antes que o orvalho chegue é a melhor altura para cortar a relva. Ao início da manhã, o orvalho ainda deve estar muito presente, o que leva a entupir o corta-relva. Evite os dias muito húmidos – vai acabar por passar muito tempo a limpar o cortador.
Se não choveu na última semana e não há previsão de chuva nos próximos dias, não corte a relva. Se cortar, deixe a altura de corte bem alta. A relva alta é a melhor proteção contra a seca. E se o seu corta-relva faz muito ruído, tenha consideração pelos vizinhos.

Ajuste a altura de corte

Cada espécie de relva tem a sua altura ideal para o melhor desempenho do relvado. A grama das Bermudas, a agróstis, o gramão, podem ser cortadas por menos de 3 centímetros; quase todas as outras espécies, 5 centímetros. Deve também variar a altura de corte consoante a altura do ano. Quando a relva está a crescer, na primavera, a altura de corte deve ser menor. Durante o verão, mais alta, devido ao calor e à diminuição do ritmo de crescimento. Antes do início do inverno, convém cortar com cerca de 5 cm de altura.

Varie a direção de corte

Varie a direção de corte de cada vez que o fizer: de forma paralela, perpendicular ou diagonal. Desta forma, obtém um corte uniforme durante toda a temporada e evita a formação de trilhos pelos pneus do corta-relva. É aconselhável começar por aparar o perímetro do relvado antes de escolher uma faixa de corte, para ter espaço para virar sem calcar algum canteiro ou outra área plantada do jardim. Evite cortar em círculos. É ineficiente: vai gastar mais tempo, gasolina ou bateria. Para além de que pode não ficar bem quando terminar de cortar.

Sobreposição

Use o trilho do pneu como linha, sobreponha por 5 cm quando cortar na direção oposta. Levante as rodas dianteiras do corta-relva quando fizer inversão de marcha no final de cada passagem. Evite levantar as rodas traseiras enquanto a lâmina estiver a operar. Isso pode levar a ser atingido por paus, pedras e aparas de relva.

Sempre para a frente

Embora não seja uma regra de cumprimento crítico, em especial com máquinas corta-relvas, a lâmina de corte está pensada para fazer mulching, para ensacar ou descarregar as aparas mais eficientemente se o corta-relva estiver a avançar. Os corta-relva manuais nem sequer cortam a relva se forem empurrados para trás. A principal razão é de segurança – a lâmina de corte pode chegar aos seus pés.

Aproveite as aparas de relva para fazer uma camada protetora do solo

Use o saco de recolha para o primeiro corte e quando (ou se) os dentes-de-leão as lançarem sementes e finalmente quando as folhas caírem no outono. Nos outros cortes, permita que as aparas se mantenham no relvado para reciclar os nutrientes. As aparas de relva são dos melhores fertilizantes de relvados. Se o relvado é alto e grosso e as aparas parecem ser demasiado grossas, talvez precise de usar um ancinho nalgumas áreas do relvado — quer para espalhar as aparas pelo relvado, quer para as juntar e usar as aparas para fazer composto. amontoados densos de aparas deixados no relvado podem sufocar a relva viva que está por baixo.

Não sobre compense

Depois de estar bastante tempo sem aparar a relva, não a tente cortar para o nível ótimo logo de imediato. A regra é nunca corte mais de um terço da altura da planta num único dia. Se mantém o seu relvado com 8 cm de altura, mas, entretanto, esta cresceu até aos 15 ou 20 centímetros, primeiro corte para 12 centímetros e depois sim avance para os 8 cm de altura. Isto é importante: muitas espécies de relva sofrem bastante quando se corta em demasia de uma só vez.

Evite desrelvar

Ainda pior que cortar em demasia a relva de uma só vez é cortar a relve quase até ao nível do solo. O desrelvamento ocorre normalmente nas redondezas da orla do relvado, onde as rodas do corta-relva escorregam em sulcos ou quando de está a usar um corta-relva com assento (trator, rider, grau de viragem zero…) com uma plataforma de corte muito grande e largo, ou através do uso de um aparador de relva.
Para evitar o desrelvamento, atente nas áreas irregulares ou com relva baixa. E não use o aparador de relva demasiado perto do solo.

Manter-se vigilante

Uma boa razão para aparar o relvado é estar atento a ervas daninhas e infestações de insetos.
É também boa ideia manter um calendário com a indicação das datas de corte, de quando aparou os bordos, de quando mudou o óleo, afiou a lâmina, aplicou fertilizantes ou pesticidas. Aponte também as datas em que viu insetos ou doenças – assim estará mais preparado para lidar com elas no ano seguinte.

Manutenção das ferramentas

Quanto terminar de cortar a relva, trate de limpar o corta-relva e claro, siga as instruções do fabricante quanto a substituição de filtros, à qualidade dos óleos e gasolinas.

Se ainda tem dúvidas em como cortar o relvado ou se tem questões sobre algum ponto do processo, pode vê-lo em ação no tutorial em vídeo publicado de seguida.

Nele, a nossa embaixadora Monique Briones, explica a melhor forma de segar e manter bonito o nosso jardim.

Que máquinas são ideais para cortar o relvado de um jardim?

Cortar o relvado de um jardim pode ser uma tarefa morosa e aborrecida, para além de esgotante. Por isso, a Husqvarna desenvolveu várias máquinas que são perfeitas para desempenhar os trabalhos de manutenção e tratamento de um espaço verde. Com estes produtos poderá desfrutar do seu tempo livre e, além disso, já não terá que se esforçar tanto.

Corta-relvas LC247S

 

Corta-relva LC247s
Corta-relva LC247s

 

Trata-se de um corta-relvas de uso ocasional concebido para jardins particulares de tamanho médio. Equipado com um recolhedor traseiro, com transmissão autopropulsada e com um chassi que evita a corrosão da cobertura. E neste momento está em promoção!

Comprar

Automower® 105

 

 

Automower 105
Automower 105

 

Com o nosso Automower® 105 já não precisa de cortar a relva do jardim. Este robô corta-relva é totalmente autónomo, sendo desenhado para trabalhar em relvados de até 600 m² e com encostas de até 25%.

Comprar

Roçadora 333 R Mark II

 

 

333 rmark II
333R Mark II

E por último, a nossa roçadora 333R Mark II para eliminar o matagal de qualquer jardim de tamanho pequeno. Com esta máquina obterá acabamentos profissionais e de grande qualidade.

Comprar

 

¡Partilhe este artigo!