Quer ter um jardim colorido e vistoso? Aprenda tudo sobre as tulipas.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Tulipas, uma planta para um jardim colorido e vistoso

Setembro, fim das férias, volta ao trabalho, à escola e às rotinas do dia a dia, um mês de adaptação. Se calhar até tem a chamada depressão pós-férias. É por isso, que lhe trazemos um post que seguramente vai-lhe agradar.

O protagonista deste artigo é um dos bolbos mais cultivados e uma das plantas favoritas de qualquer pessoa que pretenda ter um jardim colorido. Milhares de variedades e umas flores chamativas.

Tulipas.

Neste novo artigo do blogue vamos mostrar tudo sobre esta planta. Ficará a conhecer as suas características, os cuidados mais básicos e os problemas que pode ter que enfrentar em algum momento do seu desenvolvimento.

Vamos lá!

bolbos de tulipas
Tulipas: Que são e que características têm
Nome científico
Tulipa
Nome comum
Tulipa
Classe
Liliopsida
Família
Liliaceae
Género
Tulipa L.
Origem
Género de plantas originário da Ásia

As tulipas são um género de planta perene e bulbosa. Ainda que seja a espécie mais representativa da Holanda e apesar do que possamos pensar, esta vegetação é originária da Ásia.

Na atualidade existe um grande número de variedades, todas elas de uma grande beleza.

As tulipas são plantas herbáceas e caracterizam-se por se desenvolver a partir de um bolbo. Estes são truncados basalmente e no interior estão cobertos por uma espécie de pelos. Os seus caules são simples e deles crescem as folhas.

Devido à sua grande variedade e aos híbridos de tulipas que existem na atualidade, as folhas podem ser de diferentes formas (lineares, lanceoladas, etc). A folhagem mantém-se na planta durante todo o ano (sempre verde), daí que seja uma espécie perene.

Mas se esta planta se destaca por algo, é pelas suas flores.

Como bem sabe, as flores das tulipas são grandes e, sobretudo, coloridas. Podem ser simples ou duplas e as tonalidades variam desde o clássico branco a, por exemplo, o vermelho ou o azul. Tem pétalas arredondadas ou cónicas que tendem a fechar-se quando escurece.

As tulipas florescem na primavera ou 3 meses depois de semeados os bolbos. Além disso, é importante mencionar que se mantém em perfeitas condições durante pelo menos 3 semanas. Depois, começam a murchar.

Se pretende ter um jardim colorido e especial, as tulipas podem ser uma opção mais que válida.

Cultivo de tulipas: de que cuidados necessitam?

Antes de mais nada, deve saber que a manutenção da tulipa é muito básica. De facto, considera-se que o seu cultivo quase não tem dificuldades.

mas, ainda que esta espécie seja muito simples de cultivar, não está isenta de necessitar de que se regue, uma certa quantidade de luz solar ou uma localização concreta.

Dito isto, ao plantar tulipas no seu jardim, deve ter em conta o seguinte:

  • Regas: Necessitam de uma grande quantidade de água para se desenvolver em todo o seu esplendor, sobretudo na época de verão. mas atenção, não a encharque, pois, não toleram o excesso de água. Ficará a saber que a sua tulipa necessita que a regue quando o substrato estiver seco ou quando vir que as folhas/flores estão “sem vida”. Não molhe nem as folhas nem as flores.
  • Luz: as tulipas podem crescer com luz solar plena ou em lugares de semi sombra. Neste caso, entram em jogo as suas preferências de cultivo.
  • Localização: há espécies que se desenvolvem tanto em zonas exteriores como em divisões interiores. Antes de proceder ao seu cultivo, assegure-se de que variedade é a sua tulipa.
  • Temperaturas: ao contrário de outras plantas, as tulipas toleram muito bem o frio, de facto, até necessitam dele para florescer. Além disso, as temperaturas frias ajudam a eliminar as doenças/pragas que se desenvolvem por causa do calor e da humidade.
  • Solo: quando se planta em vaso, o substrato mais adequado é uma mistura que contenha areia, terra de folha e perlite. Geralmente, o solo deve estar solto, arejado, leve e muito bem drenado (tal como referido anteriormente, não tolera os encharcamentos).
  • Adubo: recomenda-se proporcionar-lhes adubo granulado pelo menos uma vez ao mês. Depois da floração também é recomendável fertiliza-las com um fertilizante específico para plantas de flor (diluir este fertilizante na água da rega).

Estes são os cuidados básicos de que necessitam as tulipas. Se tiver em conta o anterior, estamos quase seguros de que obterá umas plantas bonitas e saudáveis.

Problemas de que podem sofrer as tulipas

Muitas vezes, faça-se o que fizer, as tulipas podem ser atacadas por pragas e doenças. Além disso, um mau cultivo pode provocar que estas plantas acabem por murchar e morrer.

Os problemas mais habituais:

  1. Marachombas e caracóis: têm efeitos no crescimento das tulipas, de facto, impedem-no. Alimentam-se das folhas e das flores. Aparecem em lugares húmidos e após as chuvas, pelo que há que ter especial cuidado quando se dão estas condições.
  2. Nematódos: são vermes que atacam os bolbos e podem ter consequências muito graves. As tulipas afetadas começam a apodrecer no caule e a sofrer inchaços nas folhas.
  3. Botrytis tulipae: é uma das doenças mais habituais. Ataca todos os órgãos da planta e começa por deformar as folhas, impedir o crescimento dos rebentos e produzir manchas nas flores. Reproduz-se a grande velocidade em condições de elevada humidade e altas temperaturas.
  4. Mau cultivo: um excesso de calor pode provocar o murchar das tulipas e a falta de água pode produzir que se formem as folhas antes que as raízes (aborto dos botões florais).

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.