malvas
Nova ficha sobre plantas no blogue oficial da Husqvarna! Hoje, publicamos um novo artigo em que a protagonista absoluta será a malva.
Este género de plantas é formado por numerosas espécies, sendo todas elas de uma grande beleza. As malvas destacam-se pelas suas folhas em forma de coração e pelas suas flores de numerosas tonalidades.
Além disso, estas plantas são muito importantes para o tratamento de diversas doenças. Talvez não saiba, mas as malvas apresentam numerosas propriedades benéficas para a saúde das pessoas e para tratar numerosas condições de saúde.
Tudo isto e muito mais poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
flor de malva
As malvas são plantas perenes que se mantêm verdes durante todo o ano. Podem chegar a medir um metro de altura, pelo que são consideradas ervas. Apresentam uma base lenhosa, com caules eretos.
As folhas são inteiras, em forma de coração e com 5 a 7 lóbulos pouco pronunciados. As flores costumam desenvolver-se de forma solitária (ocasionalmente fazem-no reunidas em cachos laterais).
As malvas florescem no verão.
As flores variam de cor de acordo com a espécie que seja. Por exemplo, há variedades que são cor-de-rosa, outras são amarelas e outras são brancas. O que não se altera de uma espécie para a outra é a quantidade de pétalas que apresenta.
Todas as malvas possuem 5 pétalas na corola.
Os frutos destas plantas são esquizocarpo (uma espécie de fruto seco) e têm a forma dos cachos secundários da mandarina / tangelineira. São indehiscentes, lisos ou rugosos. O fruto da malva está maduro quando observar que muda de tonalidade e se torna de cor mais acastanhado.
O fruto da malva é indispensável quando se pretende identificar de que espécie se trata.
malva
A malva não é uma mera planta decorativa que só serve para ornamentar um jardim ou um espaço verde. Pelo contrário.
Talvez não o saiba, mas as espécies que fazem parte deste género vegetal apresentam diferentes propriedades que se consideram benéficas para a saúde humana. Isto deve-se aos seus princípios ativos, que são:
As malvas têm propriedades anti-inflamatórias, laxantes, cicatrizantes, calmantes, digestivas e expetorantes. Como vê, as aplicações são muitas e variadas, pois servem para tratar numerosas doenças. Destacamos os seguintes usos:
Esta planta também tem aplicações culinárias. Já na antiguidade se empregava na elaboração de diferentes pratos, em que se misturavam com outros vegetais alimentícios. Atualmente, as flores comem-se em saladas e as folhas como se fossem uma verdura.
As malvas são plantas pouco exigentes quanto ao seu cultivo. São as espécies ideais para os utilizadores com pouca mão para a jardinagem, pois não necessitam de demasiados cuidados. Ainda que seja um género vegetal muito agradecido, as variedades em que se subdivide não estão isentas de alguma manutenção e uns certos cuidados.
As condicionantes da plantação das malvas são as seguintes:
Como se constata, as malvas são muito simples de cultivar. A sua manutenção é não é demasiada e os cuidados são básicos.
malva em flor
Faça o que fizer, em muitas ocasiões, as suas plantas acabarão por adoecer (leve ou gravemente), e as malvas são espécies que podem ver-se afetadas pelo ataque de diversos fungos ou organismos.
Os mais habituais são os seguintes:
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…