O que necessita de saber sobre a prímula, a planta de inverno colorida
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Quer ter um jardim colorido? Plante a prímula

Nestes dias cinzentos de inverno, uma boa forma de encontrar alegria é nos jardins repletos de plantas coloridas. Ao contrário do que possa pensar por estar nesta época do ano, existem plantas de temporada cheias de cor e de flores.

É o caso da prímula.

Prímula ou primavera, a prímula é uma das espécies ideais para ser cultivada com o objetivo de formar maciços ou trepadeiras, em vasos para flores. Além disso, pode considerar-se uma planta de interior ou de exterior.

Serve para tudo!

Se pretende encher de vida e de cor os espaços mais aborrecidos, a Husqvarna recomenda que continue a ler, de forma a submergir-se no mundo da prímula.

O que é a prímula? Quais são as suas características?
Nome científico
Prímula
Nome comum
Prímula, Primavera
Classe
Magnoliopsida
Família
Primulaceae
Género
Prímula
Origem
Género de plantas originário da Ásia.

prímula, também conhecida como primavera, é um género de plantas da família das Primulaceae. Destaca-se por ter folhagem, ser de crescimento lento e pelas suas flores de cinco pétalas muito bonitas e de aroma agradável.

Atualmente, há prímulas vermelhas, cor-de-rosa, amarelas, brancas, etc. Dependendo da espécie, (o género abarca mais de 500), a tonalidade pode variar.

As espécies mais comuns e comercializadas são a Primula
obconica
 e a Primula acaulis. Mas em que é que se diferenciam estas duas variedades?

  • Prímula obconica: possui flores de cores chamativas e nascem dos caules localizados numa roseta basal. Dentro do género, é a melhor para plantar em divisões interiores.
  • Prímula acaulis: apresenta folhas mais grandes que a anterior e pode ser de mata baixa ou de mata alta. Também se denomina Primula vulgaris ou Barral. Pode cultivar-se tanto no interior como no exterior.

As características mais destacadas da prímula

As plantas que pertencem a este género tão colorido têm uma folhagem muito abundante. Como mencionado anteriormente, as suas folhas são perenes ou, dito de outro modo, mantêm-se verdes durante todo o ano, mesmo na época de seca.

Se quer que o seu jardim seja não só colorido, mas também verde, seja em que temporada for, a prímula pode ser a opção mais adequada.

A folhagem, além de perene, é rugosa e de cor verde amarelada.

Quanto às flores…

Desprendem um aroma suave, possuem cinco pétalas e podem ser de diversos tamanhos. Desenvolvem-se no final do inverno, daí que se considere uma planta de temporada (e que se denomine primavera).

As prímulas nascem a partir de sementes e têm um porte para o pequeno (no geral não superam os 40 centímetros).

O cultivo da prímula: Cuidados de que necessita esta planta

Como deve saber, antes de cultivar uma planta, quer seja no jardim ou num vaso no interior, deve-se saber quais são as suas necessidades e que cuidados vai requerer durante o seu desenvolvimento. Conhecer isto é determinante para o crescimento correto da espécie.

A prímula não é diferente.

De seguida, vamos mostrar-lhe quais são os aspetos que deve ter em conta ao plantá-la.

  • Localização:
    a prímula, seja a espécie que for, deve localizar-se numa zona fresca e luminosa evitando sempre o sol direto caso seja uma planta de interior. Se a conseguir localizá-la num lugar com estas características, irá conseguir uma floração mais duradoura e pausada.
  • Regas:
    as regas devem ser abundantes, mas deixando secar a terra entre cada rega. Assegure-se de que o substrato é capaz de drenar a água. Um excesso pode ter resultados catastróficos.
  • Deve-se manter o substrato sempre húmido (mas não encharcado).
  • Adubo: é recomendável adubá-la durante a época de floração, assim estimula-se o crescimento das flores e a duração das mesmas. Duas ou três vezes ao mês é mais que suficiente. Para tal, use fertilizante mineral. De todas as formas, recomendamos-lhe que vá a um centro de jardinagem especializado se tem alguma dúvida.
  • solo ideal para a prímula é fértil.
  • Multiplicam-se por sementes.

Como vê, a prímula é uma planta muito simples de cultivar, basta ter em conta uns par de fatores para conseguir um bom desenvolvimento da espécie.

Esperamos que este artigo lhe sirva de inspiração ao decorar o seu jardim.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.