Polígala, um toque malva no seu jardim durante todo o ano
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Polígala, um toque malva no seu jardim durante todo o ano

A nossa ficha de plantas de hoje é sobre o mundo da polígala.

Existem umas 400 espécies diferentes dentro do género, que podemos encontrar em quase qualquer canto do planeta. Além disso, esta é só uma das que pertencem à família Polygalaceae, reconhecida por incluir plantas que produzem uma seiva leitosa.

A espécie de que vamos falar hoje é uma espécie de Polygala fácil de cultivar e manter, com floração durante quase todo o ano. A nossa protagonista é a Polygala myrtifolia. Vamos abordar as suas principais características e usos, como a cultivar, cuidar e todos os problemas que possam causar-lhe danos.

flores da polygala myrtifolia
Polygala myrtifolia: características e usos
Nome científico
Polygala myrtifolia L.
Nome comum
Polígala, polígala de folha de mirtílo
Divisão
Magnoliophyta
Classe
Magnoliopsida
Família
Polygalaceae
Género
Polygala
Origem
África do Sul

Polygala myrtifolia tem um nome interessante. em grego: poly significa “muito” e gala “leite”. Por outra parte, em latim myrti é “mirtilos” e folia traduz-se por “folhas”. Assim, já temos uma ideia de como é esta planta: tem uma seiva leitosa e as suas folhas são similares às dos mirtilos. mais a sua característica mais chamativa são as suas flores de cor malva ou roxa.

Este arbusto perene é originário da África do Sul, mas hoje em dia podemos encontrá-lo em especial no arquipélago da Madeira e preferivelmente em áreas com climas quentes. É uma planta muito resistente e de rápido crescimento, que se adapta a múltiplos tipos de jardins, tanto no interior como ao ar livre, ainda que sempre em zonas bastante luminosas. Além disso, tolera bem o vento e os solos salinos.

O tamanho da polígala oscila entre o 1,5 e os 3 metros. Tem um caule lenhoso e resistente, com muitas ramificações cobertas de folhas pequenas, ovaladas e de cor verde ou mesmo cinzenta. O seu porte pode ser modificado mediante uma poda adequada.

Esta planta floresce durante quase todo o ano.

A floração desta espécie mantêm-se durante muitos meses, especialmente em climas mediterrânicos, zonas quentes e pouco húmidas. As flores, em tons de violeta, lilás e malva, são muito chamativas mas não aromáticas. Aparecem em cachos no final dos caules e consistem em duas pétalas abertas que parecem uma borboleta.

flor da polygala myrtifolia
flor da polygala myrtifolia

Que usos podemos dar à polígala?

Polygala myrtifolia é muito utilizada em jardins como planta ornamental em maciços florais com outras espécies ou como exemplar isolado. A sua resistência torna-a perfeita para jardins costeiros e também se emprega como quebra-ventos em jardins novos. Ao tolerar solos secos é uma excelente opção se está a pensar em realizar jardinagem ao estilo Xeriscape.

Mas não é apenas uma planta ou arbusto ornamental. Na África do Sul, por exemplo, esta planta é muito apreciada como produto medicinal pelas suas propriedades antibacterianas e antimicóticas.

flor da polygala myrtifolia
flor da polygala myrtifolia

Cultivo, cuidados e possíveis problemas da Polygala myrtifolia

Esta espécie é de fácil cultivo e manutenção.

Cresce de forma silvestre em dunas e zonas rochosas, mas também em bosques e áreas próximas a ribeiros. Adapta-se bem a todo o tipo de terrenos, incluindo as zonas costeiras, mas necessita de solos bem drenados para mostrar o seu melhor aspeto e florescer durante todo o ano.

Polygala myrtifolia necessita de muita luminosidade. Pode cultivá-la em zonas de semi-sombra que variem com as estações, mas assegure-se de que recebe bastante luz solar.

Sendo uma planta de zonas quentes, sofre com as geadas e deve ser protegida de temperaturas baixas. Aguenta melhor a escassez de água. No entanto, se quer ve-la florescer durante todo o ano, faça uma rega frequente mas sem a encharcar.

A polígala não necessita de poda.

Contudo, é frequente podá-la para mudar e manter o seu porte, forma e tamanho. Para cultivar a polígala como uma pequena árvore, pode os ramos inferiores, deixando um só caule e recorte os ramos laterais para que cresça em altura. Quando quiser mantê-la como um arbusto mais baixo, deixa vários caules principais e poda os ramos salientes ou doentes.

Se está a pensar em cultivar a sua Polygala myrtifolia, as melhores opções são as sementes e as estacas. A melhor época é a primavera, especialmente em climas muito secos.

A polígala não costuma ser afetada por muitas pragas ou insetos. Os climas mais secos podem causar-lhe problemas com a cochonilha ou os pulgões, mas podem ser erradicados se estiver atento à sua aparição. Outros problemas frequentes são derivados de uma má drenagem do solo ou falta de fertilizante. O mais habitual é que a planta não floresça ou não tenha um aspeto saudável se estiver muito encharcada, se não recebe luz solar suficiente ou não tem um solo nutrido.

Agora já sabe tudo o que necessita para plantar a Polygala myrtifolia no seu jardim. Agora, é escolher o lugar!

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.