Existe uma crença popular de que o bonsai é um árvore difícil de cuidar e, sobretudo, de manter são e vigoroso. Mas isto não é assim. Cuidar de uma destas pequenas árvores não é uma ciência impossível, basta seguir algumas diretrizes básicas e cumprir com alguns aspetos chave.

Cultivar um bonsai é todo um arte. Estas pequenas espécies vegetais formam parte da decoração interior das casas, e trazem elegância e cor à divisão da onde se encontram. Os cuidados básicos passam pela rega, o adubo, a poda ou o transplante.

Neste artigo vamos analisar a melhor forma de cuidar um bonsai e vamos detalhar quais são as diretrizes a seguir para conseguir um ótimo desenvolvimento do mesmo. Por tanto, se está com curiosidade, convidamos-lhe a continuar a ler.

bonsai, a técnica de cultivo de árvores e plantas

Antes de começar a analisar os cuidados necessários para que um bonsai cresça de forma correta, parece-nos interessante descrever de maneira detalhada o que é e em que consiste esta técnica.

Bonsai
Bonsai

A palavra “bonsai” ter origem chinesa bon= bandeja e sai=cultivar e consiste na arte de cultivar árvores e plantas em pequenos vasos. Reduz-se o tamanho das espécies vegetais plantadas mediante técnicas como a poda ou o transplante.

Os resultados desta técnica são essas pequenas árvores, de formas impossíveis e de porte elegante que podemos encontrar em divisões interiores ou em jardins exteriores.

Para muitas pessoas, cuidar e cultivar um bonsai é uma efetiva técnica de relaxação e uma boa maneira de evadir-se dos problemas ou do stress do trabalho e a cidade.

Os cuidados necessários de um bonsai: as diretrizes e os aspetos chave

Tal e como mencionado anteriormente, o cultivo de um bonsai pode parecer uma missão impossível e uma técnica complexa, mas isto dista muito da realidade. Se se seguem os passos e se cumprem as diretrizes, o seu pequena árvore crescerá sã, vigorosa e com um porte elegante.

Tomar conta desta reduzida espécie vegetal está relacionado com a rega, a poda ou o transplante da planta. Se tem interesse cultivar um bonsai mas não sabe como fazê-lo, recomendamos que analise detalhadamente os aspetos que abordamos a seguir.

A rega de um bonsai, uma das partes mais importantes no cultivo do bonsai

bonsai
bonsai

Regar um bonsai é uma das partes mais importantes, senão a mais determinante, no cultivo destas pequenas árvores. A rega e a quantidade de água dependem do tipo de espécie que seja o bonsai, a localização do mesmo ou a época do ano.

Quando e como devemos regar estas plantas? Esta operação tem que ser levada a cabo quando se observa que a árvore necessita de água, ou seja, quando se nota que o substrato está seco. Deve-se regar, de maneira abundante, até que o terreno fique completamente molhado e até que a água saia pela drenagem. Para tal, recomenda-se usar um regador com orifícios finos. Este tipo de utensílio evitará deslocar a terra e causar danos às folhas da planta. Deve-se regar desde cima ao princípio, e depois fazê-lo a fundo, tal como referimos anteriormente. É também aconselhável pulverizar a planta de vez em quando, pois, as que se situam no interior das casas estão privadas do orvalho da manhã e acumulam muita poeira.

A localização, outro aspeto chave para o desenvolvimento do bonsai

O lugar onde colocar o bonsai é de grande importância para que a árvore cresça de forma ótima. Antes de colocar o vaso, devemos ter claro se a espécie de bonsai é exterior ou se se pode desenvolver da mesma maneira no interior.

Um bonsai não é mais do que uma árvore pequena e, tal como as suas irmãs maiores, necessita de muita luz solar (ainda que não direta), ar, chuva (por isso se recomenda pulverizar-lo de vez em quando) e humidade:

  • Para as variedades que podem crescer no interior, é recomendável coloca-las perto de janelas amplas e bem iluminadas, em espaços frescos, longe de aparelhos que emitam calor.
  • Aos bonsais de exterior localize-os em terraços, varandas ou jardins que cumpram os requisitos de luz, ar ou chuva já mencionados. Deve-se notar que em tempos de calor intenso, geada ou frio extremo, devemos protegê-los e resguardá-los.

Adubar um bonsai

O bonsai, como todas as plantas, necessita de nutrientes para poder sobreviver. Estando plantados em pequenos vasos, o adubo é um aspeto sumamente importante para conseguir que a pequena árvore cresça.

Quando se deve adubar? Deve-se adubar nas épocas de maior crescimento, ou dito de outro modo, na primavera e no final do verão (nunca no inverno nem com calor extremo). Deve-se adubar em pequenas quantidades mas de maneira frequente.

Existem dois tipos de adubo, o líquido (que se dissolve na água da rega) ou sólido (coloca-se em cima da terra do vaso).

A poda, a técnica que dá forma ao bonsai

Com a poda podemos dar a forma que queiramos ao nosso bonsai. Esta consiste em cortar os ramos que consideremos inúteis ou que estejam defeituosos com o objetivo de controlar o tamanho, o crescimento e de fortalecer a árvore.

Não existe uma época perfeita para poda, pois esta dependerá do tipo de espécie que seja. Regra geral, recomenda-se cortar os pequenos ramos no início da primavera.

Da mesma forma, também é aconselhável realizar a pinçagem do bonsai, ou dito de outro modo, aumentar a densidade das folhas e reduzir o seu tamanho podando para tal os rebentos, e o aramar. Com esta última técnica corrige-se a inclinação dos ramos colocando um arame nos ramos e no tronco, sem apertar demasiado para não deixar marcas na casca.

bonsai
bonsai

Transplantar um bonsai

Como muitas plantas, o bonsai também necessita ser trasplantado em algum momento da sua vida. Quando as suas raízes crescem até ocupar a totalidade do vaso, quando a terra se vai desgastando ou quando notar que a água não penetra com a mesma facilidade, é o momento de transferir a árvore para outro recipiente.

Para que o transplante seja um êxito, devem ser seguidos estes passos:

  1. Preparar o vaso, as ferramentas e a terra.
  2. Levantar o bonsai do vaso, retirar a terra velha.
  3. Aparar uma parte das raízes (cerca de um terço).
  4. Plantar a árvore num novo vaso, com terra nova (recomendamos que consulte um profissional para saber qual é o melhor substrato para a espécie que pretende transplantar). Introduza as raízes com cuidado, sirva-se da ajuda de, por exemplo, uma pequena vara e evite a formação de bolsas de ar.
  5. Regue bem até que a água saia limpa pepla drenagem (os orifícios na parte inferior do recipiente).

Como vê, o cuidado de um bonsai não é uma tarefa tão complexa se se observam uma série de diretrizes e se levam a cabo uma série de ações específicas.

Esperamos que este artigo ajude a tirar dúvidas e o incentive a plantar e cuidar de uma destas pequenas árvores.

 

¡Partilhe este artigo!