Nogueira, uma das espécies arbóreas mais cultivadas na Europa.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Tudo o que necessita saber sobre a nogueira

Voltamos com mais uma ficha de plantas cujo protagonista absoluto vai ser a nogueira.

Neste novo artigo do blogue afastamos-nos um pouco do habitual para lhe contar tudo sobre esta espécie arbórea tão difundida na Europa. Como deve saber, a nogueira produz um dos frutos mais populares: a noz.

Neste post vamos falar das características mais importantes da nogueira e quais são as condições de cultivo que se devem cumprir para que se possa desenvolver corretamente.

Vamos lá então.

Nogueira árvore
Nogueira: o que é e que características tem
Nome científico
Juglans regia
Nome comum
Nogueira, Nogueira europeia
Classe
Magnoliopsida
Família
Juglandaceae
Género
Juglans
Distribuição
A nogueira é uma espécie que se distribui pelo território europeu e pelo centro e sudoeste asiático.

Juglans regia, conhecido popularmente como nogueira, é uma espécie distribuída por uma grande quantidade de territórios, desde a Europa até ao sudoeste asiático. Como deve saber, esta espécie cultiva-se maioritariamente pela fruta que produz (a noz) e pela sua madeira (de grande qualidade).

Mas vamos por partes.

A nogueira é uma árvore de folhagem caducifólia, que pode chegar a alcançar uns 30 metros de altura (aproximadamente) e uns 2 a 3 metros de diâmetro. É uma espécie muito ramificada, com uma copa muito ampla que projeta uma sombra densa sob ela.

O seu tronco é robusto e de uma tonalidade esbranquiçada.

A nogueira tem uma folhagem de caráter caducifólio, ou seja, as suas folhas secam-se e caem quando chega o outono. Estas desenvolvem-se de forma alternada e são compostas, ovaladas, de margem inteira e tem um comprimento de aproximadamente 30 centímetros.

As folhas desta árvore brotam mais tarde que as de outras espécies. Aparecem na primavera, junto com as flores.

E como são as flores?

A nogueira tem floração masculina e feminina. As primeiras desenvolvem-se em amentilhos de cor amarelo-esverdeado, cilíndricos e distribuídos nos terminais dos rebentos do ano anterior. As femininas crescem individualmente ou em grupos de cinco.

Das flores femininas nascem os frutos.

Falando de frutos… se a nogueira é conhecida é pelas nozes. Estas são frutas que guardam no seu interior a semente.

Amadurecem entre agosto e outubro.

Um dado curioso a respeito da produção de frutos, é que a nogueira começa a desenvolver as nozes quando já tem uns anos de vida (por volta de 10 anos).

Qual é a importância da nogueira?

Como mencionado anteriormente, a nogueira é uma das árvores de fruto mais comuns na Europa. Uma das suas principais características e razão pela qual cultiva-se é a sua produção de nozes.

Na atualidade, esta espécie arbórea cultiva-se quase exclusivamente para a comercialização dos seus frutos, os quais são consumidos de diversas formas.

Mas esta não é a sua única aplicação.

A beleza, dureza e qualidade da sua madeira, convertem-na numa árvore muito apreciada na marcenaria. A sua madeira é resistente a fendas e pode ser polida ou lixada com grande facilidade.

Os seus usos mais habituais são o fabrico de pranchas, chapas finas, tábuas e revestimentos interiores.

E como muitas espécies que temos analisado neste blogue, à nogueira também se lhe atribuem uma grande quantidade de propriedades medicinais . Não existe prova científica que permita afirmar que estas propriedades são reais, no entanto, existe a crença desde há muitos anos.

Quais são os cuidados de que necessita a nogueira?

Cultivar uma planta não é uma tarefa que se deva fazer de forma ligeira e muito menos se é uma espécie como a deste artigo. As regas, a temperatura ou o substrato, são aspetos muito a ter em conta se se procura o crescimento ótimo.

Os cuidados básicos da nogueira são os seguintes:

  • Temperatura: ainda que não seja muito exigente quanto à temperatura, o que deve saber é que é bastante sensível às geadas tardias (as que se produzem na primavera ou no outono). Também não tolera a seca excessiva.
  • Solo: a nogueira adapta-se a quase qualquer tipo de solo, apenas deve ter com uma boa drenagem e ter um pH neutro. Uma das curiosidades a respeito do terreno, é que na base da árvore é raro que cresçam outras plantas, pois as folhas que já tenham caído não o permitem.
  • Regas: se pretende que a nogueira produza nozes de qualidade, deve regá-la de forma a que a terra esteja sempre húmida (nunca encharcada). O habitual é realizar uma rega gota a gota ou com mangueira.
  • Adubo: recomenda-se fornecer adubo orgânico de forma regular para assim estimular o crescimento da árvore e o desenvolvimento dos frutos.
  • Poda: no geral, faz-se uma poda de formação para controlar o tamanho e a forma da nogueira. Para tal, eliminam-se os ramos velhos, ou que se encontrem em mau estado. Além disso, também se pode realizar uma poda que estimule a frutificação.

Como vê, a nogueira é muito simples de manter. Basta ter em conta os aspetos mencionados e obterá uma árvore sã.

¡Partilhe este artigo!

Árvores Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.