Medronho, o arbusto de flores bonitas e frutos coloridos - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Medronho, o arbusto de flores bonitas e frutos coloridos

Mais um artigo em que para falar-vos acerca de uma espécie vegetal. Hoje, vamos-nos centrar nas características, usos e cuidados de um arbusto que deve conhecer: o medronho.

Esta pequena árvore goza de grande interesse ornamental devido principalmente às suas flores e aos seus frutos. É uma espécie muito a ter em conta se pretende ter um jardim verde durante todo o ano e colorido no outono e no inverno.

fruto do arbutus unedo
Medronho: Que é e que características tem
Nome científico
Arbustus unedo
Nome comum
Medronho
Divisão
Magnoliophyta
Classe
Magnoliopsida
Família
Ericaceae
Género
Arbutus
Origem
O medronho é um arbusto originário da área mediterrânica do continente europeu. Atualmente, dada a sua facilidade de adaptação, distribuiu-se por um grande número de países (África, Península Ibérica, França, Irlanda, Ucrânia, México, Cuba, América Central e parte da América do Sul).

medronho, conhecido cientificamente como Arbutus unedo, é uma espécie de arbusto que chega a alcançar, de forma excecional, os 7 metros (sendo o normal os 4 ou 5 metros). Esta pequena árvore caracteriza-se por apresentar um tronco avermelhado coberto de “escamas” acinzentadas.

O medronho tem uma folhagem de folha persistente (ou seja, perenifólia), portanto, as suas folhas mantêm-se nos ramos durante todo o ano, mesmo na época de seca (outono e inverno).

Se procura uma espécie que decore com um verde bonito o seu jardim, o Arbutus unedo é uma opção a ter muito em conta. As folhas são verdes brilhantes na parte da frente e verde embaciado no avesso da folha. Geralmente, têm formato oval (elípticas ou lanceoladas).

Quanto às flores.

O medronho desenvolve umas flores brancas com tons cor-de-rosa, em forma de campânula, pequenas e de uma grande beleza. Floresce no outono. Estas flores crescem em ramalhetes suspensos, o que as torna ainda mais bonitas.

Têm frutos?

Sim. O medronho possui uns frutos (bagas) que no início têm uma tonalidade amarelo-alaranjada e depois tornam-se vermelhos quando alcançam a maturidade. Talvez não saiba, mas os frutos demoram até um ano em amadurecer, daí que muitas vezes se consiga ter flores e bagas em simultâneo.

Com o medronho poderá dispor de um jardim sempre verde, colorido durante o outono e o inverno e com uns frutos bonitos que também servem para decorar. É ou não é uma espécie interessante?

Para que se usa o medronho

Tal como mencionado anteriormente, o medronho é perfeito para decorar. Esta bonita espécie goza de um grande interesse ornamental, tanto para jardins privados como para espaços verdes públicos.

É um arbusto com que pode decorar o seu pequeno jardim durante todo o ano. A sua folhagem perene e as suas bonitas flores e frutos de proporcionarão um leque de cores que vão agradar a todos.

Mas não se usa só para decorar!

os frutos costumam empregar-se em confeitaria e para obter certos licores. São comestíveis (ainda que não sejam muito ricos) e possuem propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e diuréticas.

Além disso, com as folhas do medronho podem-se fazer infusões.

Mas atenção, todos e cada um dos seus usos (à exceção da decoração) devem ser realizados com especial cuidado. Ainda que se trate de uma planta natural, um consumo excessivo pode ter efeitos negativos, por isso, antes de fazer alguma coisa, consulte um profissional.

medronho
medronho

Manutenção do medronho: quais são os cuidados de que necessita?

O medronho é muito simples de cuidar!

O que deve saber sobre este arbusto é o seguinte:

  • Luz: requer muita luz natural para se desenvolver em todo o seu esplendor. Deve ser cultivado a pleno sol durante todo o ano, à exceção da época de mais calor, tempo em que se deve protegê-lo dos raios solares diretos.
  • Rega: no início do seu crescimento, necessita de ser regado com mais frequência e de forma mais abundante. À medida que se vai desenvolvendo, requer menos regularidade e menos quantidade de água. De facto, o medronho pode sobreviver durante alguns períodos de seca.
  • Adubo: outro aspeto importante da sua manutenção é o adubo. Deve-se usar um adubo orgânico de qualidade, sobretudo na época de maior crescimento.
  • Poda: ainda que se possa podar para dar-lhe forma e eliminar as partes mortas ou secas, é um processo complexo devido à grande quantidade de flores e frutos que desenvolve. Se decidiu levar a cabo esta ação, tente fazê-la após a época das geadas.
  • Substrato: requer um solo solto, brando, arenoso e não calcário. Também é importante que tenha uma boa drenagem.
  • Transplante: não tolera muito bem os transplantes, pelo que é mais recomendável plantá-lo num jardim que num vaso.
  • Multiplicação: multiplica-se por sementes ou por estacas.

É, pois, simples cuidar um medronho. Basta que tenh em conta o mencionado anteriormente — conseguirá um arbusto saudável. E como referimos sempre, se tem dúvidas, vá a um centro de jardinagem especializado.

folhas verdes do medronho
folhas verdes do medronho

Problemas que o medronho pode ter que enfrentar

O medronho é bastante resistente às pragas, no entanto, não o é tanto com certas doenças. O que nos deve preocupar são os fungos.

Estes microrganismos podem afetar o medronho da seguinte forma:

  • Folhas: quando o seu Arbutus unedo está infetado com fungos, aparecem nas folhas umas manchas pequenas. A solução é retirar as partes afetadas, pois não há um remédio 100% eficaz.
  • Solo: os fungos também podem atacar as raízes, provocando o seu apodrecimento. Se uma raiz está morta, as folhas também podem ver-se afetadas e por conseguinte todo o arbusto. Esta doença aparece devido a uma má drenagem do solo, pelo que deve verificar a humidade do terreno.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.