Saiba tudo sobre os jacintos, as plantas bolbosas de bonitas flores.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Jacintos, plantas de floração constante

Tem um jardim sem interesse? Quer dar-lhe um toque de cor ao seu lar? Quer trazer o cheiro da primavera ao interior da sua casa? Se a resposta é sim, a planta a escolher é o jacinto.

Neste novo artigo do blogue oficial da Husqvarna vamos pormenorizar tudo o que deve saber sobre este tipo de planta bolbosa que pode plantar tanto em interior e exterior.

O que caracteriza a este tipo de planta é que a sua floração é constante, independentemente da estação do ano.

Neste artigo vamos falar sobre as características mais importantes desta florcomo a deve cuidar e as condições ideais para o seu cultivo. Além disso, ficará a conhecer os problemas que pode enfrentar durante o seu desenvolvimento.

Vamos lá!

Jacinto - flores
Que são os jacintos? Quais são as suas características?
Nome científico
Hyacinthus spp.
Nome comum
Jacinto
Classe
Liliopsida
Família
Asparagaceae
Género
Hyacinthus
Origem
Balcãs e Ásia Menor.

Os jacintos são plantas bolbosas de folhagem perene. Ser bolboso significa que se desenvolvem a partir de bolbos, ou seja, órgãos subterrâneos que funcionam como reservas de nutrientes.

Originários de zonas do Mediterrâneo oriental (Balcãs e Ásia menor), estas plantas podem-se cultivar tanto no interior de casa como em diretamente no jardim. São versáteis e belos!

Os jacintos podem desenvolver-se até os 25 cm de altura.

As suas folhas, tal como mencionado anteriormente, são perenes (sempre verdes). Além disso, são basais, carnosas, retas e encontram-se numa roseta. São de cor verde e podem chegar a ser mais altas que a própria planta (35 cm).

Quanto às flores…

As verdadeiras protagonistas dos jacintos são as flores. As suas inflorescências aparecem na primavera, têm forma de espiga e estão formadas por flores com 6 pétalas, de várias tonalidades diferentes (brancas, rosa, azul, lilás, etc).

Desprendem um perfume agradável.

Se lhe proporcionam condições propícias de cultivo, a maioria dos jacintos poda florescer durante todo o ano, independentemente da estação ou da época.

Como plantar jacintos?

Tal como referido anteriormente, os jacintos são plantas que se podem cultivar tanto no exterior (diretamente no jardim) como no interior de casa.

Dependendo da localização que escolher, o cultivo varia. De seguida vamos explicar-lhe, passo a passo, como se plantam

jacintos.

 CULTIVO NO JARDIM
 1. Escolha um bolbo que veja que tem bom aspeto. Quanto melhor aparência tiver, mais nutrientes terá no seu interior.
 2. Após escolhido, faça uns buracos de 10 a 12 cm de profundidade no terreno e coloque cada um dos bolbos a uma distância uns dos outros de aproximadamente 10 cm. Ao plantar os bolbos, deixe que os ápices (a parte superior) fique na superfície.
 3. Tape o buraco com uma mistura que contenha terra e adubo e compacte o terreno com as mãos. Trate de não deixar nenhuma bolsa de ar na terra e evite aprisionar demasiado, pois, as raízes devem ter liberdade para crescer.
 4. Regue ligeiramente a zona .
 CULTIVO EM VASO
 1. Para cultivar jacintos em vaso, deve-os plantar num leito de terra de 3 ou 4 cm.
 2.  Coloque os bolbos muito juntos entre si, pois, obterá um efeito mais compacto e mais colorido quando a planta florescer. Depois, cubra os buracos deixando a parte superior do bolbo (ápice) ao ar.
 3. De seguida, coloque o vaso num lugar fresco, relativamente húmido e escuro.
 4. Quando as folhas começarem a crescer, move a vaso para um lugar luminoso (com pelo menos 5 horas de luz por dia) e fresco. A localização ideal é perto de uma janela, mas não deixe que a luz lhe chegue de forma direta, dado que não a tolera.
5. Passados uns dias, poderá colocá-los na zona definitiva onde pretende localizá-los.

 

E… quando se devem plantar os jacintos? A melhor época de cultivo é o outono.

Os jacintos são plantas de manutenção simples que apenas requerem certos cuidados da sua parte. Vai ver que todas as suas necessidades são muito básicas.
Como cuidar dos jacintos

Muitas vezes esquecemo-nos de que a localização é um dos fatores mais importantes ao cultivar uma planta. Um mau lugar de plantação é nefasto para os jacintos.

Dito isto, a zona de cultivo ideal para esta vegetação é uma área fresca e a semi sombra. Não tolera os excessos de luz, pelo que tenha isto em conta ao plantar.

No caso do adubo, este será diferente dependendo da localização em que se encontrem os seus jacintos, ou seja, interior ou exterior.

Quando as plantas estiverem num vaso interior, o melhor é usar um adubo líquido diluído na água da rega ou um adubo granulado. Use o que usar, deve ser específico para espécies bolbosas.

Fertilize com este adubo a cada 10 dias durante os primeiros 4 meses de crescimento.

Pelo contrário, se os seus jacintos estão no jardim, recomendamos-lhe aplicar um adubo natural, como, por exemplo, composto orgânico.

Os jacintos não toleram os excessos de água pelo que é melhor regar a menos que a mais. Regue apenas quando for necessário, ou seja, quando observar que a terra está seca.

Geralmente, duas vezes por semana será suficiente. No verão, aumente as regas, mas atenção, só se o substrato estiver seco.

É muito importante que cumpra de forma estrita com as regas, pois, um excesso pode ser muito prejudicial para a planta. Pode morrer!

Os jacintos do jardim podem-se podar após o final da floração. Este processo estimulará a floração do ano seguinte.

Pode retirar as partes que veja em mau estado, como, por exemplo, folhas secas ou flores murchas.

Um mau cultivo pode supor o aparecimento de doenças, como, por exemplo, os fungos. Além disso, os jacintos também podem ver-se atacados por diversas pragas.

  • Quando a rega é excessiva, corremos o risco de que apareçam diversos fungos que podem causar o apodrecimento das raízes e, por conseguinte, a morte da planta. Ao mínimo sintoma, devemos ser rápidos e atuar o antes possível para evitar que se estenda. Uma forma de os eliminar é pulverizar os jacintos com um fungicida específico.
  • Vermes: produzem manchas de cor castanha nas folhas. Em caso de ataque, deve-se eliminar os bolbos que se encontrem afetados, caso contrário, o jacinto debilita-se e morre.

larva

Assim termina o nosso artigo. Esperamos que lhe seja útil a responder às dúvidas que pudesse ter a respeito dos jacintos e que lhe tenha servido de inspiração.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.