Jacarandá, a árvore de origem sul americana que levará cor ao seu jardim
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Apaixone-se pelo jacarandá, a árvore de folhas acinzentadas e floração roxa

Voltamos com um novo artigo para falar sobre um tipo de árvores muito especial. Neste caso, trata-se de uma das espécies introduzidas na cidade de Lisboa no século XIX.

A protagonista de hoje é o jacarandá.

Este género de árvores, que possui umas 50 espécies, pertence à família das bignoniáceas. Portanto, atendendo às suas origens americanas, não nos deve estranhar que se adapte muito bem ao clima quente e / ou temperado.

Em Portugal, podemos contemplar esta espécie nas zonas urbanas do sul do país. De facto, é habitual ver árvores jacarandá em diversas zonas de Lisboa, por exemplo.

O que mais chama a atenção desta planta com madeira de cor rosada, é a sua copa malva, a qual floresce na primavera.

Quer saber mais?

Neste novo artigo vamos-lhe falar sobre o que é o jacarandá, quais são as suas origens, as suas principais características e as condições que requer para o seu cultivo.

Se gosta da flora arbórea e pretende dar cor ao seu jardim, neste post encontrará muita informação que lhe pode ser útil.

Sabia por exemplo, que o seu nome tem origem indígena? “jacarandá” é um vocábulo da língua tupí (yakara’nda).

Começamos?

Jacarandá

Jacarandá, conhecido também como jacaranda-caroba, é um género de árvores de porte médio e crescimento rápido. Entre as espécies mais conhecidas, destaca-se o Jacaranda mimosifolia.

No geral, a sua estatura máxima não ultrapassa os 15 metros.

Aqui tem a sua ficha técnica.

Qué é o jacaranda?
Nome científico
Jacaranda
Nome comum
Jacaranda
Classe
Magnoliopsida
Família
Bignoniacease
Género
Jacaranda
Origem
Espécie nativa de florestas de folha caduca tropical a subtropical, em planaltos (do sul do México ao norte da Argentina)

Para conhecer as suas origens, temos de viajar para as regiões da América intertropical, como Paraguai, Brasil ou Argentina.

Quais são as suas características mais importantes?

Quanto ao seu aspeto, a sua principal característica distintiva pode ser encontrada na sua copa, a qual, além de seguir um contorno arredondado, emite uma chamativa floração de cor violeta.

Esta é a razão pela qual muitos jardineiros optam por cultivar este género como peça ornamental do seu jardim e relvado.

Devido à sua procedência, esta árvore adapta-se especialmente bem a zonas que se encontrem próximas da costa.

No obstante, não tolera correntes de ar fortes. Além disso, é necessário que esteja completamente exposta ao sol.

Também cresce bem em ambientes urbanos.

De facto, se dermos um passeio por Lisboa, é muito provável que o jacarandá nos acompanhe com a sua bela floração violeta.

Foi introduzida na cidade por Félix de Avelar Brotero, então diretor do Jardim Botânico da Ajuda, nos inícios do século XIX.

Em Lisboa, encontra-a nas avenidas de Dom Carlos I, da Torre de Belém, do Restelo, das Descobertas, no início da Alameda Edgar Cardoso (do Marquês para cima), Avenida 5 de Outubro e na zona do Campo Pequeno.

Que podemos dizer acerca das suas folhas?

Como muitas outras plantas nativas de climas tropicais, a espécie Jacaranda mimosifolia é uma árvore caducifólia. No entanto, este género é especial, pois as suas folhas são na realidade perenes, de cor verde acinzentado e muito parecidas às de um feto.

Porque dizemos que o jacarandá é uma árvore caduca?

Quando as temperaturas baixam, converte-se numa árvore de folha caduca como mecanismo de defesa face ao frio.

Quanto às flores…

Entramos no principal traço característico desta espécie. A flor do jacarandá tem uma vistosa cor lilás azulado.

A sua floração, de grande beleza, ocorre na primavera. Chegado o momento, la copa cobre-se de diversos conjuntos de flores tubulares. Por este motivo, é uma das árvores mais desejadas no que se refere à decoração de jardins.

É algo digno de se presenciar.

Não em vão, as suas flores têm servido como inspiração a diversos escritores e outros artistas.

Geralmente, esta floração dura até ao verão. Pode dar-se o caso de que se produza uma segunda eclosão floral no outono, sempre que as condições sejam propícias.

Quanto aos seus frutos…

Surgem em simultâneo com o florescimento da árvore. Manifestam-se como umas pequenas vagens redondas de cor castanha com a superfície lisa. Medem até 6 centímetros.

Quanto amadurecem, abrem-se para deixar passar diversas sementes com forma de coração e pequenas membranas, como se de asas se tratassem.

Têm um aspeto parecido às castanholas.

Quais são os usos do jacarandá?

Como mencionamos anteriormente, esta árvore é ideal para uso ornamental, graças à sua impressionante floração. Mas adornar o jardim não é a única utilidade que lhe pode oferecer esta árvore.

Estamos ante uma espécie muito versátil!

Sem ir mais longe, as suas folhas e frutos foram aplicados na medicina como elementos para cicatrizar chagas e pequenas feridas.

A sua madeira de cor creme, além de ser muito compacta, resistente e duradoura, desprende um aroma agradável que serviu a esta árvore para ganhar um lugar no mundo da laminação para carpintaria e a marcenaria.

Como pode constatar, o jacarandá é muito mais que uma copa bonita.

Cuidar Jacarandás

Para terminar o artigo, vamos dar-lhe uma série de diretrizes sobre como cuidar esta árvore.

É certo que o jacarandá é uma árvore com grande resistência, mas para que cresça sã e que possa desfrutar da sua floração elegante , terá que conhecer as técnicas de cultivo que precisa esta maravilha da botânica.

Deixamos alguns conselhos para cuidar o Jacaranda mimosifolia:

  • Como mencionado, pode viver em zonas situadas a poucos metros acima do nível do mar. Mas recorde que não lhe beneficia em nada as grandes correntes de vento.
  • Para enfrentar as épocas mais frias do ano, um bom remédio que pode aplicar é uma dose de sulfato de potássio duas vezes ao ano. Este tratamento é especialmente recomendado quando a espécie é ainda jovem, pois ajuda a endurecer a madeira.
  • O terreno não deve estar excessivamente encharcado, dado que atrasaria a capacidade da árvore para absorver os nutrientes do solo. Também não se esqueça de que a árvore deve receber luz em todos os momentos.
  • Convém adubar a árvore durante o bom tempo, ou seja, durante a (primavera e o verão). É recomendável aplicar adubos minerais específicos.
  • Em relação à poda, não se pode dizer que seja um assunto fácil e simples. Principalmente, deverá eliminar os ramos verticais, que são os que mais prejudicam o seu aspeto. Tenha em mente que a forma da copa deve recordar um guarda-chuva aberto. Para se desfazer dos ramos mais grandes, pode utilizar uma serra de poda. Se o exemplar é jovem, deverá podá-lo com mais frequência.
  • Não podemos esquecer a rega, pois no caso desta árvore, é uma tarefa que requer certa regularidade. No verão, convém regá-la a cada três dias, enquanto que no resto do ano basta uma dose semanal.
  • Uma vez mais, esteja preparado para possíveis ataques de pragas e fungos. e de novo, os pulgões aparecem como principais candidatos a devorar as suas folhas e flores. Seguramente que se recorda dos nossos artigos anteriores, portanto, já sabe: prepare o inseticida.

Assim termina este nosso artigo. Esperamos que lhe sirva para conhecer um pouco mais da árvore com flores de cor roxa e, se pretende cultivá-la, saber que tem que ter em conta para que cresça no seu máximo esplendor.

¡Partilhe este artigo!

Árvores Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.