A influência da Lua na jardinagem - Loja Husqvarna
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

A influência da Lua na jardinagem

jardinagem e a Lua, dois termos que à priori não têm nada a ver um com o outro, mas que se se estudam em profundidade podemos ter como conclusão que existe uma relação direta entre ambos. Já na Antiguidade se observava que as fases Luares influem na agricultura – é o tema deste articulo.

Desde há muitos anos, os agricultores viram como as fases da Lua afetavam os seus cultivos. De uma forma ou de outra, este satélite influí na produção da colheita, seja estimulando ou atrasando a germinação ou melhorando a qualidade dos produtos ecológicos, por exemplo.

Apesar de não existir um estudo científico que o prove, para os agricultores e jardineiros as fases da Lua são uma espécie de “manual de instruções” para a plantação dos seus cultivos.

A seguir desenvolvemos cada uma das distintas fases, fazendo especial finca pé nas melhores formas para aproveitar a influência da Lua.

Lua cheia
A força gravitacional da Lua influi de forma direta nas diversas colheitas. A seiva das plantas, a fotossíntese ou a germinação das sementes são algumas das fases de desenvolvimento das plantações que se vêem afetadas por este astro. Para conhecer os efeitos da Lua na agricultura, vamos analizar as 4 fases lunares: lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante. Para conhecer os efeitos da Lua na agricultura, vamos analizar as 4 fases lunares: lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante.
As diversas fases da Lua e a sua influência no cultivo

A fase lunar correspondente à Lua nova acontece quando é impossível de ver à vista desarmada o satélite, já que se encontra oculto atrás do resplendor do Sol. Como consequência, durante esta etapa os seus raios diminuem consideravelmente.

E como afeta as plantações?

Observou-se que quando há lua nova as raízes e as folhas das plantas crescem muito lentamente. Trata-se portanto de um período de crescimento nulo ou pequeno, tratando-se acima de tudo de um ciclo de repouso no qual as plantas se podem adaptar facilmente ao meio sem sofrer nennhum transtorno ou dano.

Os melhores trabalhos para aproveitar o cultivo durante esta fase lunar

Durante esta fase a Lua está afastada da Terra, a seiva das plantas concentra-se nas suas raízes e há uma grande disponibilidade de água no solo. Como consequência e para aproveîtar o repouso no desenvolvimento da plantação, as tarefas que se podem realizar são as seguintes:

– Lavoura de amontoua, ou seja, cubrir com terra certas plantas, como o aipo ou o cardo.

– Adubar a plantação.

– Eliminar as ervas daninhas.

– Eliminar as folhas murchas.

– É o momento ideal para semear prados e relvados, árvores de folha redonda e vegetais de raíz como as cenouras ou o nabo.

Durante este período a Lua vai-se aproximando da Terra e vai aumentando a pressão sobre ela. A Lua caracteriza-se pela sua forma, um círculo ‘partido’ justamente pela metade. A aparição do astro no horizonte ocorre ao meio-dia, o zénite às 6 da tarde e o ocaso à meia-noite.

O efeito nas plantações

Na fase lunar do quarto crescente, a seiva das plantas começa a subir desde as raízes até à parte superior. A luz lunar vai aumentando, tal como o crescimento da plantação.
No solo produzem-se grandes movimentos de água pelo que as sementes poderão absorver-la mais rapidamente e assim germinar no tempo previsto.

As tarefas propícias nesta etapa

Esta fase é ideal para favorecer sobretudo o desenvolvimento das plantas mas também para:

– Podar as árvores doentes.

– Podar as árvores de fruto para assim aumentar o seu rendimento.

– Cultivar terrenos que sejam arenosos.

– Plantar flores e vegetais de folha como a alface, a acelga ou o espinafre.

– Realizar enxertos.

– Recomenda-se evitar regar as plantas de flor.

Lua cheia ocorre quando a concavidade da parte luminosa deste satélite pode ser vista na totalidade, formando um círculo completo. O ‘nascer’ da desta fase lunar ocorre por volta das 6 da tarde, o zénite ocorre por volta da meia-noite e o ocaso por volta das 6 da manhã. Esta fase marca exatamente a metade do mês lunar.

Influência na agricultura

Nesta etapa, aumentam os raios lunares. Como consequência, as folhas das plantas desenvolvem-se rapidamente, no entanto, nas raízes o crescimento é lento.

A vegetação conta com uma maior quantidad e movimento interno da água e da seiva. Esta última encuentra-se especialmente concentrada na folhagem e é por isso que o desenvolvimento das brácteas é mais acelerado.

Trabalhos de cultivo

Dado que durante a fase de Lua cheia a seiva das plantas se concentra na folhagem e há uma grande disponibilidade de água, as atividades recomendadas de agricultura são as seguintes:

– Trasplante: Se o trasplante se realizar neste período, as plantas tenderão a crescer rápido e a produzir um maior volume de folhas.

– Propagação vegetativa: Se se usam estacas para a propagação da vegetação, recomenda-se não as cortar nesta etapa lunar. Porquê? Porque tratando-se de um período de grande disponibilidade líquida, as hormonas incluidas na água e que são fundamentais para o enraizamento deverão estar muito diluidas e portanto a emissão das raizes não será estimulada de melhor forma. Para além disso, os líquidos sairiam e a planta poderia desidratar-se.

 Colher frutos e legumes de folha (alfaces, espinafres, etc.)

O quarto minguante é uma fase lunar exatamente igual ao quarto crescente mas com características contrárias. Durante este período a Lua começa a diminuir a sua visibilidade. Ocorre antes da Lua nova e depois da Lua cheia; tem forma de semicírculo, neste caso decrescente.

Dura aproximadamente 13 dias, sendo possível observar a Lua durante as horas da manhã já que alcança o zénite às 6 da manhã. O ocaso é às 12 horas (meio-sia, portanto).

Efeitos desta fase no cultivo

Durante este período a luz lunar diminui à medida que passam os dias. A seiva das plantas começa a deslocar-se para as raízes, concentrando-se nelas e tendo como resultado um crescimento lento da folhagem.

É a etapa de menos desenvolvimento da colheita e tal como sucede na fase da lua nova, é um dos melhores momentos para que as plantas se adaptem ao meio sem sofrer nenhum trastorno.

Trabalhos recomendados durante o quarto minguante

A diminuição da luz, os movimentos da seiva e o lento crescimento da folhagem, fazen que durante esta etapa os melhores trabalhos de jardinagem sejam os seguintes:

– Semear hortaliças de raiz, como por exemplo o nabo ou a cenoura.

– Eliminar as folhas murchas.

– Regar por debaixo das plantas de flor e pulverizar as de folhagem verde.

– É a melhor fase para realizar trasplantes.

– Adubar o solo da plantação.

– Plantar árvores de folha larga.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem técnicas de cultivo

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.