Decore o seu jardim com a fotínia, um belo arbusto de folhas vermelhas.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Gosta de jardinagem? Procura ter um jardim colorido? É fã de árvores e arbustos? Então este artigo é-lhe dedicado.

Neste novo artigo do blogue da Husqvarna, analisamos um dos arbustos mais comuns na decoração de jardins, a fotínia. Este género, que abarca uma ampla variedade de espécies destaca-se pela sua resistência e pela sua facilidade de cultivo.

A variedade mais comum é a Photinia x fraseri, conhecida comercialmente como Red Robin.

Este híbrido deve o seu nome às suas bonitas folhas vermelhas. É um dos arbustos mais cultivados em todo o mundo e isto não se deve unicamente à sua aparência, também se fica a dever à sua grande facilidade de cultivo.

A floração ocorre na primavera.

Se está a pensar em decorar o seu jardim e não sabe que planta usar, talvez deva ter em conta a fotínia. De seguida, ficará a saber tudo o que deve saber deste género tão especial.

Que é a fotínia?
Nome científico
Photinia, Photinia x fraseri
Nome comum
Fotínia
Classe
Magnoliopsida
Família
Rosaceae
Género
Photinia
Origem
Ásia (Japão, Indonésia, Tailândia, Vietname).

Photinia, conhecida popularmente como simplesmente “fotínia”, é um género de plantas que abarca um grande número de espécies de árvores e arbustos pequenos.Possui variedades de folha perene e de folha caduca.

Além disso, a este género também pertencem híbridos como a Photinia x fraseri, a Photinia Redstart o a Photinia PaletteA variedade mais comum da fotínia é a x fraseri, pelo que a vamos analisar em profundidade.

Crescem as regiões onde as temperaturas são temperadas.

O seu habitat original fica nas zonas da Ásia tropical, como por exemplo o Japão, Índia, Sul da China, Indonésia, Tailândia e Filipinas. Alguns especialistas também incluem neste género espécies originárias do norte da América.

Quais são as suas características?

Photinia x fraseri é um híbrido da Photinia Glabra Serrulata. Caracteriza-se por apresentar um porte arbustivo capaz de alcançar os 3 metros de altura, de crescimento rápido e grande resistência.

Esta fotínia tem folhagem perene.

As folhas são alongadas, de aproximadamente 10 centímetros, consistentes e muito brilhantes. Apresentam uma cor diferente de acordo com a estação do ano, daí que seja um arbusto tão especial, decorativo e cultivado.

As folhas são o que dão nome a esta espécie de fotínia, pois têm uma bela cor vermelha quando brotam.

Este arbusto floresce na primavera e desenvolve umas pequenas flores brancas agrupadas em ramalhetes de 10.

Quanto aos seus usos…

Como mencionado anteriormente, a fotínia costuma-se usar como elemento decorativo do jardim. Na atualidade, é um dos arbustos mais cultivados do mundo pelo que não é raro ver uma destas plantas como uma grande e colorida sebe.

O cultivo da fotínia: cuidados e requisitos

fotínia, como todas as espécies vegetais, requer algumas características específicas de plantação para que o seu desenvolvimento seja ótimo. Ainda que esta planta seja de muito fácil cultivo, não está isenta de necessitar uma série de condições climatéricas, de rega ou de poda, para sobreviver e crescer adequadamente.

De seguida, analisamos, de forma detalhada, todos os cuidados de que necessita este arbusto.

A sua origem já nos dá pistas de alguns dos seus requisitos, como por exemplo, as temperaturas que necessita para crescer.

Dado que a fotínia é uma planta nativa das zonas temperadas da ásia, não é estranho que não suporte as temperaturas elevadas de certas regiões ou o frio extremo. Suporta algumas geadas, pelo que muitas vezes cresce em diversas altitudes.

O ideal é plantar este arbusto em lugares em que a temperatura média ronde como mínimo os 10⁰ C e como máximo os 18⁰ C.

É uma espécie que pode ser cultivada tanto em pleno sol como em áreas em que a sombra a resguarde em alguns momentos do dia.

Além disso, assinale-se que, ainda que sobreviva sob estas condições de lu<, a localização que escolher vai depender de se está ou não protegida do vento, um fenómeno atmosférico que não tolera.

fotínia não é exigente com o tipo de solo em que for plantada, sendo que prefere terrenos drenados, férteis e ricos em nutrientes.

E, ainda que o terreno cumpra com este requisito, recomenda-se administrar-lhe de vez em quando algum adubo orgânico mineral para conseguir que o arbusto cresça melhor e de forma mais vigorosa.

Como é habitual, a rega depende das condições climatéricas e de outros aspetos, como o terreno em que está plantado ou a localização do arbusto nesse jardim e a própria localização do terreno.

Como norma geral, a fotínia não necessita de regas abundantes e frequentes.

Por exemplo, se é verão e se o arbusto está plantado na terra do jardim, basta com regar duas a três vezes por semana. No entanto, se está num vaso, as regas deverão ter um menor espaçamento.

No inverno, no entanto, os regas diminuem consideravelmente.

A poda depende da forma que foi plantada: para formar sebes ou não.

Quando a resposta é sim, ou seja, se decidiu cultivar a fotínia em forma de sebe, uma poda de manutenção não lhe faz mal nenhum. É no inverno que se podem levar a cabo podas mais severas.

Além disso, é importante que saiba que se pretende manter a cor avermelhada das folhas deve podá-la com maior regularidade. Porquê? Porque são os rebentos recém-saídos os que apresentam esta pigmentação.

A fotínia é um arbusto muito resistente que consegue evitar muitas das doenças ou pragas que afetam outras espécies vegetais. No entanto, ainda que seja uma variedade forte, também se pode ver afetada por fungos, uns organismos que provocam danos nas suas folhas.

Os fungos são a doença mais comum na fotínia.

Este causam uma mancha foliar que se não se atalha a tempo pode deformar a planta e, por conseguinte, matá-la. As manchas apresentam, em princípio, uma cor vermelha-escura e estas acabam por se tornarem cinzentas quando a infeção começa a agravar-se.

A doença pode propagar-se desde as folhas até aos ramos e aparece em épocas de humidade excessiva (na primavera ou no inverno). A solução? Tratar a planta com fungicidas sistémicos.

As máquinas ideais para trabalhar na manutenção da fotínia

Um dos cuidados mais importantes dos mencionados anteriormente é a poda. Como saberá, para podar um arbusto e dar-lhe forma de sebe, nem qualquer ferramenta, máquina ou produto serve. Existem algumas máquinas que foram concebidas para facilitar estas tarefas, tornando-a muito mais segura.

De seguida vamos a dar-lhe 2 exemplos delas:

Corta-sebes 122HD45

É o corta-sebes ideal para as tarefas ocasionais de manutenção e cuidado de jardins. Com esta máquina de arranque simples, poderá podar a sua fotínia de uma forma muito mais rápida, segura e simples.

Corta-sebes 122HD45 
Corta-sebes 122HD45

Comprar

Conjunto corta-sebes 115iHD45

Em alternativa, este kit, que inclui um corta-sebes 115iHD45, a bateria e o carregador. Com esta máquina poderá realizar as tarefas de poda da fotínia com uma grande facilidade e com maior rapidez. Leve, sem emissões de gases contaminantes e de manuseamento simples.

corta-sebes 115iHD45 
corta-sebes 115iHD45

Comprar

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.