Conhece o ficus ginseng? Descubra tudo sobre esta pequena árvore.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Ficus ginseng, a pequena grande árvore

Este novo post vai ser seguramente do seu agrado. O protagonista é uma árvore que, ainda que muito pequena, tem um grande potencial.

Ficus ginseng.

Esta espécie, conhecida cientificamente como ficus microcarpa, destaca-se pelo seu tamanho e pelas suas raízes aéreas.Neste artigo vamos mostrar-lhe como se planta e de que cuidados necessita.

Começamos?

Que é o Ficus ginseng?
Nome científico
Ficus microcarpa
Nome comum
Figueira de Bengala
Classe
Magnoliopsida
Família
Moraceae
Género
Ficus
Origem
Planta asiática

Ficus provém do latim “figo”, daí que o Ficus ginseng se encontre dentro da família da figueira. O outro termo, “ginseng“, provém do termo japonês “ninjin” o qual se traduz como “cenoura”.

Mas porquê cenoura?

ficus ginseng, como as cenouras, apresenta raízes em forma de nabo e engrossam devido à acumulação de substâncias.

Armazenam nutrientes e líquidos.

Mas o elemento distintivo destas raízes é porque se encontram à superfície. O ficus ginseng possui raízes aéreas, daí a sua aparência tão bonita.

Pode alcançar um metro de altura, ainda que o habitual é cultivá-lo como bonsai. O crescimento é lento e, como média geral, deve ser replantado a cada 18 meses (ano e meio).

É uma planta perene com folhas de um verde intenso e brilhante.

ficus ginseng é uma árvore ornamental normalmente utilizado em jardins urbanos e decoração interior.

O ficus ginseng, como todas as plantas analisadas no blogue, necessitará de certos cuidados para se desenvolver corretamente.
Cuidados do Ficus Ginseng

O ficus ginseng pode ser plantado diretamente na terra do jardim ou fazê-lo no interior, usando para tal um vaso.

  • No exterior: é uma planta que resiste às mudanças de temperatura, ainda que se recomende evitar a luz solar direta. deve colocá-la numa zona afastada de correntes de ar. Para evitar a luz direta do sol, plante numa zona com sombra.
  • No interior: adapta-se a condições de luz interior e não requer grandes cuidados. Ainda que no interior não se desenvolvam as suas flores características, ao contrário do exterior, que floresce nos meses de abril a junho. Deve ser colocado num lugar com a maior quantidade de luz possível, por exemplo, perto de uma janela.

A terra deve estar moderadamente húmida, por isso, no verão, a rega deve ser constante (2 vezes por semana).

É recomendável pulverizar as folhas do ficus ginseng para as manter verdes e vistosas. O melhor é pulverizar, ainda que também se possa optar por desintegrar água na copa (de forma a que as suas folhas fiquem bem empapadas e adicionando menos água na base).

Evite que a base das raízes aéreas se encontre húmida, pois podem aparecer pragas ou apodrecer.

Deve-se realizar entre finais da primavera ou em meados do verão. Ainda que no inverno se possa realizar alguma poda para evitar a propagação de alguma praga.

Quando se realiza a poda, o ficus ginseng segrega uma substância que é um cicatrizante natural que ajuda na recuperação após este processo.

A adubagem deve ser feita com certa frequência, pelo menos uma vez ao mês desde o início da primavera até à chegada do outono.

Recomenda-se utilizar adubo universal ou orgânico.

Se a terra é fértil não é necessário melhorar a sua condição com composto, mas se não é fértil é recomendável encher o buraco com substrato onde se for plantar.

O melhor é aplicar um adubo para plantas verdes para ajudar a crescer com vigor.

transplante é igual à criação de um bonsai. Se não sabe fazê-lo, pode consultar este nosso artigo anterior.

Como se faz?

  • Primeiro, extrai-se a árvore do vaso e desfazemo-nos de toda a terra velha que possa trazer. Desenrola-se o conjunto de raízes e corta-se as mais grossas, mortas ou mal direcionadas.
  • tempo de exposição das raízes deve ser o mínimo possível.
  • vaso utilizado deve ser proporcional ao tamanho do ficus; à medida que a planta for crescendo, é necessário mudar o vaso.

Para realizar o transplante no contentor que selecionamos devemos seguir estes passos:

  1. Primeiro devemos cobrir a base com argila como modo de drenagem.
  2. Enchemos com substrato o interior, adicionando um adubo em duas fases, uma de ação imediata e outra de ação prolongada no tempo. O substrato a utilizar deve ser um substrato específico para plantas verdes.
  3. Após o transplante, efetuaremos a rega da planta.

transplante deve ser feito todos os anos em árvores jovens e a cada dois anos nas mais adultas. Recomenda-se transplantar de vez em quando para assegurar que o substrato onde se encontra é nutritivo.

As pragas costumam aparecer nas raízes aéreas quando estão demasiado encharcadas. As duas mais comuns no ficus são cochonilhas e nematódeos:

  • Cochonilha: são parasitas que afetam o interior da planta, provocando que o ficus microcarpa perca as suas folhas. Além disso, esta praga pode causar o desenvolvimento de fungos e, por conseguinte, a morte da planta.
  • Nematódeos: são vermes de tamanho microscópico que se situam nas raízes e podem causar a morte da planta.

Assim termina o artigo de hoje.

Esperamos que lhe seja de grande utilidade para conhecer um pouco mais estas pequenas árvores que podem decorar o seu lar.

¡Partilhe este artigo!

Fichas Plantas de interior

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.