Não sabe como cultivar crisântemos? Aqui encontra as respostas.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Crisântemos, as flores de grande simbolismo e cultivo simples

Pode uma planta converter-se no objetivo principal de toda uma comunidade? A resposta é um rotundo sim e melhor exemplo é dado pelos crisântemos.

O crisântemo, o Chrysanthemum é o género de flores mais popular no outono. Carregadas de significado cultural e um forte simbolismo, estas plantas convertem-se nas protagonistas absolutas desta estação do ano. Basta recordar os cemitérios decorados a 1 de novembro com flores de diversas cores – muitas destas plantas são os crisântemos.

Dada a importância que adquirem e devido à pressão que se sofre por conseguir a flor perfeita, em muitas ocasiões ficamos com dúvidas a respeito de aspetos e condições de cultivo.

Neste artigo de jardinagem vamos mostrar-lhe precisamente isso, ou seja, a cultivar esta planta. Portanto, se estiver a pensar em cultivar as suas próprias flores ou se não sabe como se tratam e cuidam, recomendamos-lhe que preste atenção aos conselhos que lhe vamos apresentar neste artigo.

Comecemos então.

Crisântemos

Crisântemos, o género de flores mais popular no outono

Antes de passar à “ação” e centrar-nos no cultivo e cuidados dos crisântemos, convém conhecer as características e os usos deste género de plantas, pois, ao fim e ao cabo, influem nos requisitos e nas necessidades de manutenção das plantações.

Que são os crisântemos e que características possuem?
Nome científico
Chrysanthemum
Nome comum
Crisântemo
Classe
Magnoliopsida
Família
Asteracea
Género
Chrysanthemum
Origem
Género de flores originário da Ásia (China) e do nordeste da Europa.

Os crisântemos são as plantas que constituem o género denominado cientificamente como Chrysanthemum.

Este abarca um amplo número de variedades, sendo algumas das mais comuns e comercializadas as seguintes: Chrysanthemum morifolium, Chrysanthemum maximum, Chrysanthemum carinatum e o Chrysanthemum indicum.

O crisântemo é uma erva perene que pode alcançar o metro e meio de altura. Destaca-se pelas suas flores aromáticas e os seus caules eretos e frondosos.

A suas folhas são simples, alternas, de cor verde-acinzentado, com um limbo lobulado, medindo aproximadamente entre os 4 e o 9 centímetros. Além disso, e como mencionado anteriormente, estas folhas mantêm-se verdes durante todo o ano, mesmo na época de seca (ou seja, o outono).

Mas se há algo que lhe deve importar é o momento da floração do crisântemo.

As primeiras flores aparecem com a chegada do outono. São perfumadas, podem ter uma ou duas camadas de pétalas – simples ou duplas – e as suas cores variam desde o clássico branco até, por exemplo, o rosa, o vermelho e mesmo a mistura de algumas delas (sendo bicolores).

O crisântemo é uma planta bastante simples de manter e muito resistente. Além disso, é uma espécie que enche de vida os lugares mais sombrios e as zonas do jardim mais monótonas.

Crisântemo
Os crisântemos são as plantas que constituem o género denominado cientificamente como Chrysanthemum. Este abarca um amplo número de variedades, sendo algumas das mais comuns e comercializadas as seguintes: Chrysanthemum morifolium, Chrysanthemum maximum, Chrysanthemum carinatum e o Chrysanthemum indicum. O crisântemo é uma erva perene que pode alcançar o metro e meio de altura. Destaca-se pelas suas flores aromáticas e os seus caules eretos e frondosos. A suas folhas são simples, alternas, de cor verde-acinzentado, com um limbo lobulado, medindo aproximadamente entre os 4 e o 9 centímetros. Além disso, e como mencionado anteriormente, estas folhas mantêm-se verdes durante todo o ano, mesmo na época de seca (ou seja, o outono). Mas se há algo que lhe deve importar é o momento da floração do crisântemo. As primeiras flores aparecem com a chegada do outono. São perfumadas, podem ter uma ou duas camadas de pétalas – simples ou duplas – e as suas cores variam desde o clássico branco até, por exemplo, o rosa, o vermelho e mesmo a mistura de algumas delas (sendo bicolores). O crisântemo é uma planta bastante simples de manter e muito resistente. Além disso, é uma espécie que enche de vida os lugares mais sombrios e as zonas do jardim mais monótonas. Crisântemo
Para que se usam os crisântemos?

Os crisântemos são plantas que se adaptam muito bem ao cultivo em estufas pelo que é possível ter flores durante todo o ano.

Os “modernos” são mais decorativos que os silvestres, devido às flores.

Permitem a sua plantação em vasos, daí que sejam tão apreciados na ornamentação de divisões interiores, assim como de pátios ou varandas. Os crisântemos encherão de vida e de cor os lugares onde os cultivar.

Além disso, é uma das flores cortadas mais usadas na elaboração de ramos.

As flores de algumas espécies de Chrysantemum utilizam-se como bebida já que em alguns lugares da Ásia, se fervem para criar o denominado “chá de crisântemo”. Este serve como remédio para, por exemplo, a gripe.

Além disso, as folhas de alguns crisântemos usam-se como verduras.

As sementes dos crisântemos contêm um composto que se usa como inseticida. Estamos a falar da piretrina.

A piretrina ataca o sistema nervoso dos insetos e em muitas ocasiões, inibem-nos de picar. Uma boa forma de evitar que lhe pique, por exemplo, um mosquito é ter presente um crisântemo.

Simbologia do crisântemo

Os crisântemos não são meras plantas decorativas.

Em Espanha, por exemplo, estão muito associados com o Dia de Todos os Santos, pois nos cemitérios do todo o país, o dia 1 de novembro (ou mesmo dias antes) depositam-se milhares de ramos elaborados com estas plantas tão coloridas. Trata-se, ao fim e ao cabo, de uma oferenda floral.

Noutros lugares do mundo, como os Estados Unidos da América, a flor do Chrysanthemum é considerada um símbolo de energia positiva. Para os chineses, são sinónimo de sabedoria, noutros países, de honestidade e no Japão é a flor nacional.

Entremos agora nos aspetos mais complexos do crisântemo: como cuidar desta planta. Antes de começar a assustar-se, deve saber que estas plantas são muito simples de cultivar, pois não requerem cuidados específicos ou complexos. São pouco exigentes e além disso são muito resistentes. Se tiver em conta o que vamos detalhar de seguida, seguramente que não terá problema ao plantá-los. Plante-o na primavera, pois é em finais do verão (princípio do outono) quando irão começar a florescer. Se o fizer nessa época, o crisântemo estará suficientemente arraigado para resistir à passagem do outono e do inverno.
Manutenção do crisântemo

Como com todas as espécies vegetais, os crisântemos devem ser plantados numa zona concreta para se desenvolverem em todo o seu esplendor.

Esta planta permite o seu cultivo tanto em vaso como diretamente no jardim.

O único requisito é que deve receber suficiente luz solar para crescer (se puder ser, é melhor que a receba de forma indireta, assim evitará que murche ou que as suas folhas se queimem). Além disso, dado que se trata de uma planta de exterior propiamente dita, não tolera as correntes de ar nem o calor excessivo.

O melhor lugar para a plantar são as varandas ou os terraços.

A quantidade de água que for fornecida aos crisântemos também é muito importante, pois de acordo com essa quantidade, a planta crescerá de uma forma ou outra.

Como conselho geral, recomendamos regar somente no período da manhã antes de que apareça o sol. Não suporta os encharcamentos, pelo que é melhor regar sempre que observar que o terreno está seco. É melhor regar a menos que a mais.

Regar 2 ou 3 vezes por semana deve ser suficiente.

Ainda assim, como seria de esperar, nas temporadas de mais calor deve-se aumentar a quantidade de água, no entanto, quando faz mais frio deve-se diminuir a frequência.

Evite molhar a folhagem, pois podem aparecer doenças como o míldio.

Até que ocorra a primeira floração, aconselha-se adubar uma vez ao mês. Recorde: florescem no outono.

Adube de forma regular, usando para tal um adubo especial para plantas de flor. Caso não disponha deste, também pode usar adubo orgânico.

Use o que usar, deve ler com atenção as indicações das embalagens e em caso de dúvida recomendamos que fale com um profissional ou uma loja especializada.

Os crisântemos devem-se podar para que no futuro continue a produzir flores.

Pode após a floração e para tal, corte os ramos deixando uns 4 centímetros. Também pode eliminar as folhas que estejam murchas ou em mau estado.

Como pode verificar, a manutenção dos crisântemos é muito simples. Qualquer pessoa, ainda que não seja especialista em jardinagem, pode cultivar estas belas plantas. Em caso de dúvida e como sempre aconselhamos, é melhor perguntar a um especialista na matéria.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.