Araucária, conífera de grande longevidade e com muita história que contar
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Araucária, a conífera com muita historia que contar

Neste artigo, trazemos-lhe um género de árvores, em concreto coníferas, originário da Oceânia e da América meridional, de porte cónico e crescimento lento: a araucária.

Trata-se de uma árvore que atualmente encontra-se distribuída pelos jardins de todo o mundo. Chega a alcançar os 70 metros de altura quando as condições são as adequadas.

Usa-se principalmente para a ornamentação.

Se continuar a ler, irá ficar a conhecer tudo sobre a araucária – e com tudo, referimo-nos às suas características mais destacadas, às espécies mais importantes dentro do género, aos seus cuidados e necessidades ou às pragas que a podem atacar.

Vamos lá!

Pinheiro de Norfolk - Araucaria Heterophylla
Que é a araucária?
Nome científico
Araucaria
Nome comum
Araucária, araucária-colunar, araucária-de-norfolk, araucária-do-chile, pinheiro-do-paraná
Classe
Pinopsida
Família
Araucariaceae
Género
Araucaria
Origem
A este género não se lhe conhece uma origem enquanto tal, mas é considerado endémico da Austrália e da América do Sul (Chile, Argentina, etc.)

araucária é um género arbóreo de coníferas, endémico das ilhas de Norfolk (Austrália) e regiões da América meridional (Chile, Argentina, Uruguai e Brasil). Não se lhe conhece uma origem enquanto tal, sendo considerada originária destas zonas.

Na atualidade, distribui-se por todo o mundo.

De crescimento lento, as araucárias são capazes de alcançar os 70 metros de altura no seu habitat. Podem ser cultivadas tanto no exterior como em vasos interiores. Como tal, é uma árvore muito versátil.

Mas se há algo notável neste género, é a sua longevidade. A araucária é conhecida como um fóssil vivo, de facto, há provas de que existe desde o Mesozoico (ou seja, uns 251 milhões de anos).

Portanto, muito, muito tempo.

Quais são as suas características?

A araucária apresenta um porte cilíndrico ou colunar, com um tronco forte e ramos horizontais, separados entre si. Tal como mencionado anteriormente, chega a alcançar os 70 metros de altura, ainda que o habitual, quando se cultiva em casa, é deixá-la crescer até aos 20 ou 30 metros.

Dispõe de uma folhagem coriácea ou acicular e, dependendo da espécie, essas folhas podem ser lanceoladas e estreitas ou largas e planas.

É uma árvore dioica.

Geralmente, este género possui espécies masculinas ou femininas, ou seja, há cones masculinos e femininos separados, nunca juntos. No entanto, existem exceções, pois, existem algumas variedades monoicas.

Os masculinos têm um tamanho menor e uma forma cilíndrica, enquanto os femininos são maiores, arredondados e contêm um grande número de sementes. Estas sementes são muito parecidas às dos pinheiros, sendo conhecidas como pinhões.

Para que se usa a araucária?

O uso principal e mais importante é o ornamental. Pode-se cultivar tanto em zonas exteriores como o jardim ou em lugares interiores em vasos, pelo que oferece muitas possibilidades.

Graças ao seu crescimento lento, durará muitos anos e decorará a sua casa durante muito tempo.

Além disso, a sua madeira dura, branca e pesada, permitiu a sua utilização na construção de navios de grande porte e o fabrico de mastros maiores nos veleiros. Também se costuma usar em casas, caixões ou móveis.

As suas sementes são comestíveis e muito ricas em hidratos de carbono.

O género araucária abarca um grande número de espécies, umas mais populares que outras. De seguida, vamos mostrar-lhe as mais comuns.
As espécies mais comuns

Araucaria heterophylla, conhecida também como araucária-de-norfolk, é uma árvore do tipo conífera endémica da Ilha de Norfolk, na Austrália. Atualmente, distribuiu-se por todo o mundo devido principalmente ao seu valor ornamental.

No seu habitat, esta araucária chega a alcançar os 80 metros de altura.

Pinheiro de Norfolk - Araucaria Heterophylla

A sua característica principal e maior atrativo, é a simetria dos seus ramos. Do seu tronco reto crescem ramos quase horizontais (ligeiramente oblíquos), em grupos de cinco, formando pisos regulares.

A sua casca ou ritidoma é cinzenta clara, áspera e ligeiramente estriada. A sua folhagem é formada por folhas geralmente escamadas, de tamanho e forma diversa. É uma árvore dioica.

Araucária originária do Chile, conhecida popularmente como araucária-do-chile, ou pinheiro chileno.

De desenvolvimento lento, é uma espécie mais pequena que a anterior, podendo alcançar no seu habitat os 50 metros de altura. O seu tronco é reto, cilíndrico e grosso. Os seus ramos começam a crescer a vários metros do solo.

Araucária do Chile

A sua folhagem é perenifólia e está formada por acículas duras, de cor verde-escuro. Como na espécie anterior, a Araucaria araucana é dioica.

Esta variedade emprega-se principalmente para decorar jardins, no setor da alimentação (as suas sementes -pinhões – são comestíveis e têm um alto valor nutricional) e em medicina (‘tratamentos’ tradicionais para úlceras e dores de cabeça).

Além disso, é uma espécie em destaque na cultura americana.

Originária da Nova Caledónia (ilha da Oceânia), a Araucária columnaris ou araucária-colunar caracteriza-se por ter uma forma cónica muito estreita. Alcança os 60 metros de altura se as condições são as adequadas.

Os seus ramos crescem horizontalmente quando a árvore é jovem, formando pisos de 4 a 7 ramos. As suas folhas são muito finas (parecem punções) e as suas pinhas têm 12 centímetros de diâmetro. É uma espécie dioica.

Usa-se em carpintaria e decoração.

Araucária colunar

De que cuidados necessita a araucária?

A araucária é um género de árvores resistentes, de grande longevidade. A sua longevidade dá-nos uma ideia da pouca manutenção de que necessitam, mas, apesar disso, convém mimá-las um pouco.

Caso se tenha decidido por uma destas árvores para plantar no seu jardim, deve ficar a conhecer o que necessita para crescer adequadamente.

Os cuidados básicos da araucária são:
Localização:
ainda que seja verdade que tolera a plantação em vaso no interior de um edifício, prefere estar localizada no exterior, em pleno sol (ou pelo menos, semi sombra). É de crescimento lento, no entanto, pode chegar a alcançar alturas consideráveis, pelo que deve planificar muito bem o lugar de cultivo.
Luz:
a araucária necessita de zonas luminosas para crescer em todo o seu esplendor. Também se pode desenvolver em semi sombra.
Temperaturas:
existem variedades que toleram temperaturas abaixo de zero (Araucária araucana) e um excesso de calor pode prejudicá-las, pelo que devemos manter o terreno sempre húmido. Além disso, o ar seco pode danificar os ramos, pelo que no verão recomendamos-lhe pulverizá-las e refrescá-las.
Solo:
não é exigente quanto ao substrato, mas o ideal é plantar a araucária num solo ligeiramente ácido. A terra em que for cultivada deve drenar muito bem a água.
Rega:
no verão aumente as regas (a cada 3 ou 4 dias) e no inverno reduza-os (uma vez por semana será suficiente). Não regue em demasia, pois um excesso de água pode ser fatal: a araucária não tolera os alagamentos, pelo que recomendamos-lhe regá-la quando observar que o terreno está seco.
Adubação:
adube a árvore durante a primavera e o verão. Faça-o com adubos orgânicos (compostagem) ou químicos (neste caso, consulte um especialista).

Como pode constatar, a araucária não é demasiado exigente quanto ao seu cultivo. Basta que a mime um pouco e que tenha paciência.

Pragas

Esta árvore é bastante resistente pelo que não costuma ser afetada por pragas ou doenças. Mas atenção, isto não significa que de vez em quando não possa encontrar alguma peste.

A que deve ter em conta é a cochonilha.

Esta praga alimenta-se das folhas e dos frutos da árvore, podendo também causar o aparicimento do fungo fumagina. Num dos nossos artigos anteriores, pode consultar que praga é esta e como a combater.

¡Partilhe este artigo!

Árvores Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.