Conhece a apténia? Saiba tudo sobre esta planta rasteira.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

A nossa protagonista de hoje é uma planta ornamental, suculenta e com uma bela floração. De origem sul-africana, esta espécie é muito simples de cultivar e, além disso, é ideal para cobrir uma superfície.

Tem de tudo!

Conhecida cientificamente como Aptenia cordifolia, caracteriza-se por ser uma planta de crescimento rápido (horizontal) e pelo seu cultivo simples. Se está à procura de uma espécie que decore, seja resistente e com poucos requisitos, esta planta enquadra-se naquilo que procura.

Se continuar a ler, ficará a saber tudo sobre a Aptenia cordifolia. Ficará a saber o que é, quais são as suas características mais importantes, os cuidados de que necessita ao longo da sua vida ou que pragas e doenças a podem afetar.

Uma ficha completa que sem dúvida lhe ajudará com o seu cultivo e lhe dará inspiração ao plantar novas espécies no jardim.

Vamos lá!

Que é a Apténia?
Nome científico
Aptenia cordifolia
Nome comum
Apténia, Rosinha-do-sol
Classe
Magnoliopsida
Família
Aizoaceae
Género
Aptenia
Origem
África

Apténia é uma espécie de origem sul-africana pertencente à família das aizoáceas. Conhecida popularmente como Apténia ou Rosinha-do-Sol, é considerada uma planta rasteira, suculenta, muito resistente e de cultivo simples.

Ainda que sendo nativa da África meridional, esta espécie adaptou-se muito bem às condições climatéricas de numerosas regiões do planeta (sobretudo áreas tropicais).

Apténia é uma espécie de origem sul-africana pertencente à família das aizoáceas. Conhecida popularmente como Apténia ou Rosinha-do-Sol, é considerada uma planta rasteira, suculenta, muito resistente e de cultivo simples.

Ainda que sendo nativa da África meridional, esta espécie adaptou-se muito bem às condições climatéricas de numerosas regiões do planeta (sobretudo áreas tropicais).

Cuidados de que necessita a Apténia

Já o referimos antes, mas convém recordar, chegados a este ponto. A Apténia é uma espécie resistente que não necessita de grande manutenção para sobreviver.

Apenas requer atenção.

O que deve ter em conta para que a sua planta tenha um magnífico crescimento é o seguinte:

  • Localização e iluminação: se o que procura é que a apténia tenha mais flores, recomendamos-lhe que a cultive numa área com sol pleno. Também tolera uma plantação a semi sombra e é a planta ideal para as cidades, zonas urbanas e superfícies perto do mar, pois é muito resistente. Não suporta as geadas, mas sim alguns períodos de seca.
  • Substrato: a Apténia não é exigente no que se refere ao tipo de terreno em que é cultivada; o único que deve cumprir a terra que for usar é que drene bem a água da rega e da chuva. Pode colocá-la em vasos ou diretamente no jardim.
  • Regas: de acordo com o que referimos anteriormente, esta espécie tolera muito bem certos períodos de seca pelo que as regas devem ser moderadas no verão e menos frequentes no inverno (a cada 15 dias é suficiente). Recorde que não suporta alagamentos de água pelo que é melhor regar a menos do que a mais.
  • Não necessita nem de poda nem de adubos especiais.
  • Multiplica-se através de estacas e sementes.

Como vê, a Apténia não requer uma grande manutenção para crescer adequadamente. Basta que tenha em conta o que lhe fomos detalhando ao longo deste artigo será suficiente para obter uma planta bonita e vigorosa.

Apténia: Pragas e doenças

Quanto às pragas ou doenças que a podem afetar…

Trata-se de uma espécie resistente de a que só lhe deve preocupar o apodrecimento das raízes (devido ao ataque de fungos como consequência de um excesso de água) e a asfixia radicular (causado por um terreno que não drene bem a água da rega).

Quanto às pragas, tenha cuidado com o ataque dos pulgões e as cochonilhas.

Assim termina o nosso artigo. Esperamos que lhe sirva de ajuda ao cultivar uma apténia em casa.

Pulgão

¡Partilhe este artigo!

Fichas Rasteiras

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.