Conhece o antúrio? Aqui fica a saber tudo sobre esta planta.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Conheça o antúrio, uma das plantas de interior mais populares

Voltamos com uma planta que seguramente lhe lhe vai agradar. Nesta nova ficha, o protagonista de hoje, é uma espécie de interior que desenvolve umas flores muito “especiais”, o que a torna perfeita para decorar.

Antúrio.

É um género de plantas originário das áreas tropicais da América e um dos mais usados na ornamentação interior. Destaca-se pelas suas folhas verdes brilhantes e pelas suas “flores”.

Neste artigo vai ficar a conhecer todas as características do antúrio, as condições de cultivo, os cuidados de que necessita e os problemas que pode ter que enfrentar nalgum momento do seu desenvolvimento.

Comecemos!

Canteiro com antúrios
Nome científico
Anthurium
Nome comum
Anturio
Classe
Liliopsida
Família
Araceae
Género
Antúrio
Origem
Género de plantas nativo da América.

antúrio é um género de plantas de interior muito usado em decoração. Abarca um amplo número de espécies, sendo as mais comuns o Anthurium Scherzerianum, o Anthurium crystallinum e o Anthurium andreanum.

Dada a variedade de antúrios existentes, não é de estranhar que algumas das características sejam tão diferentes entre eles. Neste artigo, vamos-nos centrar em descrever as particularidades da espécie mais comum em ornamentação, o Antúrio vermelho ou seja, o (Anthurium andreanum).

Este destaca-se por duas razões: as suas folhas e as suas “flores”.

antúrio é uma espécie de caráter trepador ou rasteiro, herbácea e perene. Apresenta umas elegantes folhas de tamanho grande e de cor verde muito intenso. São grossas, ovais, geralmente em forma de coração e desenvolvem-se de forma alterna.

Quanto às flores…

O antúrio não tem flores “comuns”, dispõe antes de espatas ou o que é o mesmo, folhas modificadas de cor vermelha e de aspeto parafinado. Sobre a base destas folhas desenvolve-se a inflorescência (espadice).

Os espadices do Anthurium andreanum são de cor branca ou amarela, sendo de várias tonalidades diferentes noutras espécies (vermelhas, púrpuras, brancas ou pretas).

As flores podem chegar a sobreviver durante dois meses.

Esta é uma das razões porque é uma das plantas mais usadas em decoração interior. É a fonte de muitas possibilidades e estamos seguros de que com o antúrio não se vai arrepender, antes pelo contrário.

Ao contrário de muitas das espécies que temos estado a abordar no blogue, o antúrio não é uma planta de interior fácil de cultivar. É bastante exigente em alguns aspetos da sua manutenção e cuidados. Além disso, requer umas certas condições de cultivo para se desenvolver corretamente. Com esta planta deverá ter especial cuidado na humidade ambiental, na luz que recebe e nas regas. Por se tratar de uma espécie de origem tropical, necessitará condições “extremas”. De seguida, explicamos-lhe quais são estas condições de cultivo mencionadas acima e quais são os cuidados de que necessitará o antúrio vermelho.
Cultivar o antúrio: Cuidados e aspetos mais importantes

Dado que é uma planta de interior muito decorativa, o antúrio deve estar situado numa zona ampla e visível, que mostre todo o seu esplendor.

A melhor localização.

Situá-lo numa janela, numa escada e mesmo na entrada da casa. Recorde-se, não o deve colocar completamente no exterior.

 

Antúrios

antúrio requer uma boa quantidade de água, mas sem exageros. A terra deve estar sempre húmida, mas não tolera encharcamentos.

Ao plantar esta planta num vaso, recomendamos colocar sob o recipiente um “base do vaso” com seixos. À medida que o antúrio vai necessitando de água, encha essa base do vaso e esperar a que a água se evapore (o que humedeça o ar).

Quando evaporar, volte a encher.

Durante a época de mais calor deve-se aumentar a periodicidade das regas. Além disso, há que pulverizá-lo com água morna para evitar que as folhas amareleçam.

Anthurium Crassinervium
Anthurium Crassinervium

A luz é outro dos aspetos mais importantes ao cultivar o antúrio em casa.

Como boa planta de interior que é, necessita de luz solar, mas nunca direta, pois as folhas podem sofrer queimaduras. O mais recomendado é colocar o antúrio perto de uma janela e protegê-lo com uma cortina.

Quanto à temperatura, esta planta não tolera mudanças bruscas. No verão, desenvolve-se muito bem com temperaturas de 23 a 25⁰C. No entanto, no inverno não deve baixar dos 15⁰C.

Para um correto crescimento da planta, o substrato deve ser rico em vitaminas e minerais. O normal é plantá-lo num solo composto por musgo de turfa triturado, terra com urze e areia.

Também aceita substrato universal.

antúrio deve ser adubado com fertilizantes específicos para plantas com flor, desde primavera até ao outono.

Uma boa forma de estimular a floração é fornecer adubo específico para o processo de floração de uma planta. Assim conseguirá um incremento das flores novas e um aumento do tamanho das mesmas.

Dilua este adubo na água da rega.

Geralmente, o antúrio não se poda. o que poderá fazer é retirar as folhas em mau estado para evitar o aparecimento de doenças ou pragas.

Usa para tal uma ferramenta limpa e desinfetada.

Que problemas pode ter de enfrentar o antúrio?

Chegamos à secção mais temida pelos jardineiros mais experientes ou pelos que não o são tanto: as doenças, pragas ou problemas associados a um mau cultivo.

No que se deve fixa ao plantar esta planta em casa é no seguinte:

  • As correntes de ar ou uma má rega (excessiva ou escassa) pode provocar que as folhas se tornem amarelas. Por isso, observe bem o estado de humidade do terreno e se a planta está protegida das correntes de ar.
  • Um adubo escasso pode ter como consequência que o antúrio não floresça ou que, se o faz, as flores não se abram. Portanto, ante esta dúvida, o melhor é perguntar num centro de jardinagem como se deve adubar.
  • cochonilha, já várias vezes mencionada neste blogue, provoca o aparecimento de manchas no avesso das folhas.
  • Os pulgões é outra das pragas mais habituais no antúrio.

¡Partilhe este artigo!

Fichas Plantas de interior

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.