Cultive alfenheiro no seu jardim, o arbusto perfumado de bagas negras.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Alfenheiro, sebe de bagas negras

Se nos tem estado a seguir ao longo deste tempo, sabe que muitos dos arbustos que temos analisado no blogue árvore do marmeleiro, são plantas cujo uso principal é decorativo.

Neste artigo, o protagonista será outro arbusto: o alfenheiro, também conhecido como alfeneiro, alfenasantantoninhas ou ligustro.

É a sebe por excelência das áreas urbanas. Esta espécie de porte arbustivo destaca-se pela sua aparência e a sua manutenção simples. Com folhas verdes muito parecidas às da oliveira, de carácter perene e com frutos muito ornamentais.

De seguida, vai ficar a saber como se cultiva o alfenheiro e que cuidados necessita.

Vamos lá!

frutos (bagas) do alfenheiro

Que é o alfenheiro?

Ainda que neste artigo nos vamos centrar em explicar-lhe como se planta o alfenheiro e quais são os cuidados de que necessita para crescer, antes, deve ficar a conhecer a que vai tratar

Como Dizemos sempre: “não se começa uma casa pelo telhado” e hoje vamos manter a tradição.

Dito isto, que é um alfenheiro?

Que é o alfenheiro?
Nome científico
Ligustrum
Nome comum
Alfenheiro, Alfeneiro, Alfena, Lingustro…
Classe
Magnoliopsida
Família
Olaceae
Género
Ligustrum
Origem
Europa e Ásia

alfenheiro, conhecido cientificamente como Ligustrum, é um arbusto da família Olaceae originário da Europa e da Ásia. Dentro do género, as espécies mais usadas são o Ligustrum vulgare, Ligustrumm ovalifolium e Ligustrum lucidum.

Neste artigo vamos-nos centrar na primeira (o alfenheiro comum).

Este arbusto desenvolve-se nos bosques húmidos de todo o mundo e costuma cultivar-se como sebe. A variedade lucidum, é a única das mencionadas que tem um porte mais arbóreo, pelo que se cultiva em solitário no jardim.

É uma planta de crescimento rápido e altura de até 2 a 3 metros.

As suas folhas, muito parecidas às da oliveira, são opostas, lanceoladas e de cor verde muito brilhante. As suas flores, ainda que pequenas, são extremamente decorativas. Brancas, gamopétalas (ou seja, de pétalas ‘coladas’), muito cheirosas e agrupadas em cachos terminais.

O alfenheiro floresce no final da primavera ou início do verão.

Quanto aos frutos… Tal como referido anteriormente, os frutos deste arbusto são muito ornamentais. Com uma tonalidade negra muito escura, têm forma de baga e o tamanho de uma ervilha.

Atenção! São muito tóxicos.

Usos do alfenheiro

O uso principal deste arbusto é o de ornamentar jardins. Atualmente, podem-se ver a decorar áreas residenciais e zonas urbanas, dado que resiste muito bem à contaminação ambiental.

Cultiva-se como sebe, já que aceita muito bem a poda.

Uma das variedades mais importantes do género, o Ligutrum lucidum, alcança alturas maiores pelo que se planta como árvore ornamental.

E não só isso, o alfenheiro pode-se cultivar como ‘bonsai’. Para realizar esta técnica, usa-se a espécie que temos estado a abordar, pois é mais simples controlar o seu crescimento.

Se pretende plantar alfenheiro como ‘bonsai’ e não sabe como o fazer, num dos nossos artigos anteriores pode consultar tudo sobre esta técnica.

Como se cultiva o alfenheiro?

O Ligustrum pode ser multiplicado por sementes ou por estacas; o momento ideal para levar a cabo ambos os processos é na primavera. De seguida, mostramos-lhe, passo a passo, como plantar o alfenheiro.

   CULTIVO DE SEMENTES
 1. Faça um buraco que tenha o dobro da profundidade do tamanho de uma semente.
 2.Coloque as sementes a uma distância entre si de 60 cm aproximadamente
 3. Cubra o buraco com terra e adubo.
 4. De seguida, regue diariamente com o cuidado de não alagar a terra nem tocar diretamente na semente.
   CULTIVO DE ESTACAS
 1. Corte uma estaca do alfenheiro. Use uma ferramenta afiada e limpa. Também pode comprar a estaca num centro de jardinagem.
 2.Faça um buraco de uns 10 cm de largura por 8 cm de profundidade (aproximadamente). Faça tantos buracos quantas as estacas que tiver.
 3. Plante as estacas deixando uma distância entre si de aproximadamente 60 cm (recorde que isto dependerá da espécie de alfenheiro, pois existem variedades que crescem muito mais que outras).
 4. Por último, cubra o buraco de adubo e terra. Espere uma semana antes de regar.

Como vê, plantar alfenheiro não é um processo demasiado complexo. Basta ter paciência e seguir os passos que lhe temos dado.

O alfenheiro é uma árvore resistente, de manutenção básica e muito rústica. As suas características e a sua localização urbana já nos dão uma pista de quais podem ser os seus requisitos e necessidades. Com um pouco de trabalho obterá uma planta de grande beleza.
Quais são os cuidados de que necessita?

A grande esquecida dos cuidados e um dos fatores que marcam a pauta de crescimento do alfenheiro e o seu êxito.

Quanto a isso, deverá ficar a saber que não tolera muito bem nem as geadas, nem o excesso de luz solar, pelo que o ideal é plantá-lo a semi sombra.

Além disso, deve ter em conta que é um arbusto que pode chegar a medir vários metros de altura, pelo que a zona de plantação não deve impedir o seu crescimento. Assegure-se de deixar espaço suficiente para que se possa desenvolver adequadamente.

Regas frequentes no verão (época de altas temperaturas) e moderadas no inverno. Ainda que tolere algum período de seca, trate de que o terreno não fique seco em excesso.

Mantenha a terra sempre húmida.

O alfenheiro deve ser adubado na primavera com um adubo natural leve, como, por exemplo, composto orgânico.

Quanto ao substrato, este arbusto pode ser plantado em quase qualquer tipo de solo. Adapta-se muito bem a qualquer tipo de terra, razão pela qual é tão popular. Prefere um terreno fresco, fértil, com uma boa drenagem.

O alfenheiro costuma-se cultivar como sebe, pelo que tolera uma poda de formação. Este processo deve ser efetuado 2 ou 3 vezes ao ano.

Além disso, pode levar a cabo uma poda de manutenção, ou seja, eliminar aquelas partes que não interessem ou que se encontrem em mau estado.

corta-sebes
Corta-sebes Husqvarna em ação

A única praga que lhe deve importar é a da lagarta. Este tipo de larva costuma localizar-se no interior dos ramos do alfenheiro para se alimentar do arbusto.

larva da alfena

larva da alfena

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.