Acer negundo, uma das árvores com maior capacidade de adaptação
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Acer negundo, uma das árvores com maior capacidade de adaptação

Nova ficha de plantas para terminar o mês.

A nosso protagonista de hoje é o acer negundo, um tipo de acer originário da América do Norte e que se usa maioritariamente como planta ornamental. Também conhecido como bordo negundo, acer americano ou bordo de folha de freixo, seguramente que já o viu mais do que uma vez, em avenidas ou passeios, decorando ambientes urbanos.

O seu crescimento rápido e facilidade de adaptação tornam-no uma espécie ótima para muitos jardins.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as características do acer negundo, como o cuidar, as suas necessidades e todos os usos que podemos dar-lhe.

acer negundo ou bordo negundo
Acer negundo: o que é e que características tem
Nome científico
Acer negundo L.
Nome comum
Acer negundo, bordo negundo, acer americano, acer de folha de freixo
Classe
Magnoliopsida
Família
Sapindaceae
Ordem
Sapindales
Género
Acer
Origem e distribuição
Originário dos climas temperados do norte e centro da América, a sua grande capacidade de adaptação fez-lo naturalizar em muitas zonas de outros territórios, da Austrália e Nova Zelândia à Europa. Chegou à Europa no século XVIII e podemos encontrá-lo em toda o Portugal continental, tanto cultivado como de forma silvestre.

Principais características do acer negundo

É uma árvore caducifólia que costuma crescer entre 10 e 15 metros, ainda que alguns exemplares chegam aos 20 metros.

Como outros tipos de acer ou bordos tem folhas opostas. No entanto, as folhaa deste acer são caducas, têm entre 3 e 7 folíolos oblongos ou ovalados, com margens irregularmente dentadas e que se estreitam no ápice, passando do verde, no verão a um amarelo característico no outono. A sua aparência é similar à do freixo, por isso também se conhece como “acer de folha de freixo”.

Sobre as suas flores….

acer negundo é uma espécie dioica, com flores unissexuais, esverdeadas, dispondo-se em pendente, surgem em março ou abril, antes do aparecimento da folha. Não têm pétalas. Na primavera, as flores dão uns frutos com muitas sementes que se dispõem em dissâmara (o fruto) provida de duas asas (formam um ângulo agudo) que facilitam a sua dispersão pelo vento.

Estas dissâmaras são muito chamativas, dado que permanecem na planta mesmo no inverno. Mas ao cair ao solo produzem muitos desperdícios, que temos que retirar se queremos um jardim bem cuidado.

Além disso, o Bordo Negundo é um sobrevivente.

Esta pequena árvore caracteriza-se pela sua resiliência, sobrevive e adapta-se facilmente ao meio em que se encontra.

Apesar de preferir climas temperados, pode aguentar períodos de seca e a exposição direta ao sol. Também é resistente ao frio e em ambientes húmidos pode mesmo converter-se em espécie invasora.

Portanto, já sabe, se decidir incluir um acer negundo no seu jardim, afaste-o de terrenos muito húmidos.

Cultivo e manutenção

Como já viu, o acer negundo é uma árvore que se reproduz normalmente por sementes. No entanto, podemos cultivá-lo de formas diferentes:

  • Sementes: a forma mais usada de reproduzir este tipo de acer. Deve-se ter em conta que tem uma letargia interna e é necessário uma estratificação antes da sementeira.
  • Transplante: grande resistência a este cultivo. Não se esqueça: necessita de solos frescos e os seus preferidos são os neutros, ainda que aguente os calcários.
  • Multiplicação por alporque ou estaca: para um efeito ótimo devemos usar ramos vigorosos e plantar no final da primavera. Mantenha o ar húmido.
  • Enxerto: o mais adequado é usar um enxerto de incrustação ou um enxerto folheado de incrustação.

Um dos principais cuidados de uma árvore é a poda.

No caso do acer negundo não é recomendável podar frequentemente. Os principais motivos são o aparecimento de fungos e insetos que apodrecem a planta.

Sempre que possa, leve a cabo podas suaves, dado que este tipo de acer perde muita seiva. A melhor época para realizar a poda é no final do inverno ou na primavera.

Se alguns ramos ficarem danificados, o melhor é eliminá-los realizando cortes limpos e sem dilaceração.

acer negundo ou bordo negundo
acer negundo ou bordo negundo

Usos mais frequentes

Principalmente o acer negundo é de uso ornamental, decorando jardins e zonas urbanas. Suporta muito bem ambientes adversos e a contaminação, por isso é frequente ser utilizado no alinhamento de passeios e avenidas.

A sua copa é frondosa e as folhas deste acer dão boa sombra, ainda que os seus frutos produzam muitos detritos.

Em zonas dos Estados Unidos da América, utiliza-se o bordo negundo para fazer xarope de acer, ainda que a sua qualidade é inferior ao produzido com outros tipos de acer.

Uma curiosidade: o acer negundo é o material das flautas de madeira mais antigas encontradas na América. Têm mais de 1500 anos – foram encontradas no que é hoje o estado do Arizona.

Interessante, não é?

folhas do acer-negundo
folhas do acer-negundo

Que problemas pode ter o acer negundo?

Há múltiplas causas pelas quais uma planta pode sofrer problemas ao longo da sua vida. Muitos deles devem-se às próprias características da espécie e outros por uma má manutenção ou falta de cuidados. O melhor é prevenir sempre, para evitar danos.

Os principais contratempos que pode sofrer o acer negundo.
Ainda que se trate de uma árvore com muita resistência ao clima, a sua madeira é resinosa e os seus ramos partem-se e apodrecem com facilidade.

É sensível a períodos de seca e com muito sol ou vento as folhas do bordo secam e murcham, ainda que recupere rapidamente.

Recordemos os problemas que lhe causa a poda

Ao deixar a sua madeira exposta, o acer negundo é muito suscetível de ser afetado pela cochonilha e outros insetos como os pulgões e a lagarta.

Outro dos problemas derivados da poda são os fungos. É muito difícil erradicá-los, portanto, esteja sempre alerta a qualquer sinal de aparecimento para poder combatê-los imediatamente.

¡Partilhe este artigo!

Árvores Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.