Reparações básicas de motor
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Reparações básicas de motor

Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado, bem ventilado, bem iluminado e bem equipado. Uma bancada de trabalho robusta, um torno ou prensa, um íman, um compressor de ar ou bomba de bicicleta e vassoura podem ser extremamente úteis durante as reparações.

Pode fazer com que, por exemplo, o motor de uma motosserra se destaque da madeira serrada, permitindo que este seja removido do suporte do equipamento, mas um corta-relva ou um motor de um trator de jardim que ainda esteja montado é geralmente acessível. Ora o acesso é melhorado quando se posicionan o motor num pedaço grande de papelão ou lona. Dessa forma, qualquer peça que caia terá mais hipóteses de ser encontrada rapidamente, e essa área de trabalho pode ser mantida mais facilmente limpa do que um piso de garagem ou de um caminho.

Tirar fotos antes de cada etapa da desmontagem fornecerá um registo ‘vivido’ do que está onde. Talvez não precise de consultar as imagens, mas, se o fizer, elas serão de enorme valor.

Sacos com fechos de correr são ótimos “guardadores” de peças, especialmente quando são rotulados com os nomes das peças e / ou sistemas removidos.

Também é útil uma prancha velha com alguns pregos martelados apenas o suficiente para servirem de ganchos para anilhas, porcas, vedações, juntas, etc. Se eles forem colocados nos pregos pela ordem de remoção do motor, o reverso do processo será bem mais óbvio e fácil.

Por fim, nunca subestime o valor de manter limpa a área de reparação de pequenos motores. Cuidado para não descartar inadvertidamente peças (ou pistas na forma de pedaços quebrados), soprar / varrer periodicamente os detritos, livrar-se de despedícios gordurosos e limpar detritos endurecidos de relva e terra. Assim o trabalho será bem-sucedido e terá maior produtividade devido à organização.

O nosso primeiro projeto de reparação de “aquecimento” envolve o hábito sábio/inteligente de manter o motor limpo e fresco.

Remoção de detritos

Relva e outros detritos dificilmente podem parecer um problema crítico de reparação para o seu motor de 2 ou 4 tempos. Porém, uma vez acumulada entre as peças do motor, pode causar uma perda temporária de energia ou até danos permanentes no motor.

Os detritos sob a carcaça do ventilador ou nas alhetas de refrigeração na cabeça do cilindro podem fazer o motor funcionar muito quente. O sobre aquecimento prolongado pode causar o aperto de um pistão no seu cilindro.

Os detritos também podem fazer com que as ligações do regulador fiquem presas ou impeçam o ar de atingir a lâmina do regulador num regulador pneumático, resultando na dificuldade em controlar a velocidade do motor.

Inspecione o alojamento do ventilador e área da panela de escape pela presença de detritos cada vez que usar o motor. Se a tela sobre o alojamento do ventilador estiver entupida, é uma boa indicação de que os detritos também se acumularam em baixo. Remova a carcaça do ventilador para uma inspeção e limpeza mais completas no final de cada temporada de uso e com mais frequência se operar o equipamento em relva alta ou molhada.

Como procurar por detritos

  1. Comece desconectando o cabo da vela e prendendo-o longe da vela. Retire a carcaça da ventoinha de plástico. Se a caixa for metálica, precisará remover um conjunto de parafusos ou porcas. Em alguns modelos, a remoção dos parafusos requer uma chave de fenda ou em forma de estrela. Um conjunto completo de tamanhos comuns está disponível na maioria das lojas de ferramentas. Limpe as alhetas de refrigeração, o interior da carcaça do ventoinha e as alhetas do volante, usando uma pequena escova de cerdas.
  2. Raspe os detritos com cuidado, usando uma escova de cerdas duras ou uma espátula. Tome cuidado para não danificar a carcaça ou o volante.
  3. Para afrouxar o entranhado e agarrado, aplique um solvente leve, como querosene, na escova. Cuidado ao borrifar produtos como o líquido de arranque ou o limpador do carburador em qualquer parte em que a remoção de tinta não é desejada. Lixo e detritos na tela de corte do volante do motor podem diminuir a capacidade deste se refrigerar. Limpe a tela completamente com uma escova.
  4. Remova todos os detritos manualmente ou com a faca, a ponta da chave de fenda e a escova. Evite usar ar comprimido aqui, para não forçar detritos para as peças do motor menos acessíveis. Remova todos os detritos das conexões do regulador, incluindo a palheta pneumática, se equipado. Em seguida, verifique se as ligações estão a mover-se livremente, usando um solvente leve para afrouxar a sujidade e os resíduos restantes.
  5. Verifique se há detritos ao redor do conjunto do travão. Verifique se o cabo do travão e a articulação se movem livremente.
  6. Volte a colocar no sítio a carcaça da ventoinha e volte a colocar a vela de ignição.

¡Partilhe este artigo!

Geral Máquinas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.