Aprenda com a Husqvarna como realizar a manutenção do seu rider.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Rider visto de cima

Para obter um serviço de qualidade e, sobretudo, um trabalho seguro, é fundamental uma boa manutenção da máquina. Ao trabalhar com equipamentos como os nossos, estes devem estar em perfeito estado. É aqui onde você entra. Muitas das tarefas de manutenção devem ser feitas num distribuidor oficial, mas outras podem ser realizadas em casa. Neste artigo vamos explicar-lhe como se realiza a manutenção de um rider Husqvarna. Detalharemos tarefas como a limpeza, o ajuste de cabos, a mudança do filtro de ar ou a verificação dos pneus. Como referimos sempre: em caso de dúvida recomendamos-lhe que consulte um profissional.
Manutenção de um rider Husqvarna

Quando termina a temporada da jardinagem, é o momento de efetuar a manutenção do rider, assim, quando a primavera e o verão regressarem, teremos a máquina pronta a começar a operar.

Antes de fazer o que quer que seja, deve estacionar o rider numa superfície nivelada e desligar o motor. Retire a chave de contacto para evitar que se possa ligar acidentalmente.

Além disso, ative o travão de estacionamento, desacople a unidade de corte e desconecte os cabos de ligação das velas.

vestuário de proteção da Husqvarna

E não se esqueça da roupa!

Para as tarefas de manutenção, deve equipar-se com a proteção adequada. Use luvas protetoras, óculos, botas e vestuário homologado.

Ainda que se deva limpar após cada uso para evitar que os restos de relva sequem, é nesta época que se deve fazer uma limpeza mais a fundo e completa.

Pode usar uma mangueira de água desde que não dirija o jato de água para os componentes elétricos, chumaceiras, o motor ou o sistema de escape. Se o seu rider tem restos de óleo, use um desengordurante a frio.

Após terminar, arranque o motor e faça funcionar o equipamento de corte, assim eliminam-se os restos de água que possam ainda estar na superfície.

Não use jatos de água a alta pressão nem vapor.

cabos de direção

Com o passar do tempo, é muito provável que os cabos que controlam a direção do rider se tenham estirado, o que pode modificar o ajustamento da direção.
Para controlar e ajustar a direção, deve fazer o seguinte:

  1. Desmonte a chapa do bastidor, retirando para tal os dois parafusos e levantando a tampa pela parte traseira.
  2. Depois da desmontar, verifique a tensão dos cabos. Pressione-os um contra o outro. Caso se comprimam entre si de maneira a que a distância entre eles se reduz a metade, saberá que estão corretamente esticados.
  3. Caso seja necessário, também pode esticá-los apertando as porcas de regulação (encontram-se uma de cada lado da coroa da direção). Não os estique em demasia.
  4. Retire os parafusos das proteções da correia e dos protetores laterais.
  5. Segure o cabo para evitar que não fique torcido (pode usar uma chave inglesa). Se só é torcido de um lado, pode mudar a direção do volante.
  6. Após efetuar o ajustamento de acordo com o ponto 2, verifique como está esticado.
  7. Coloque os parafusos das proteções das correias e dos protetores laterais.
cabos de direção

Outra das tarefas de manutenção é verificar que o travão de estacionamento do rider está ajustado corretamente.

Para tal, coloque o rider numa encosta ligeira com o travão ativado e o desacoplamento extraído. Se o rider se mover, deve ajustar o travão:

  1. Afrouxe as porcas de segurança.
  2. Estique o cabo com o parafuso de ajuste até que se tenha eliminado todo o jogo no cabo.
  3. Aperte as porcas de segurança.
  4. Volte a verificar se o rider se move ou não na encosta.

Em muitas ocasiões, o motor do seu rider pode não responder adequadamente à aceleração, produzir fumo negro ou não alcançar as rotações máximas. Quando isto sucede, temos que ajustar o cabo do acelerador.

Este processo faz-se da seguinte forma:

  1. Retire o parafuso de fixação que se encontra na cobertura exterior do cabo. Mova o acelerador para a posição de estrangulamento máxima.
  2. Puxe a cobertura exterior do cabo o máximo que puder para a direita e aperte de novo o parafuso de fixação ou imobilização.
  3. Volte a colocar o acelerador na posição de aceleração máxima e verifique que o dispositivo de estrangulação já não está ativado.

cabo do acelerador

Tal como sucede com o filtro de ar, o filtro de combustível deve ser mudado a cada 100 horas de trabalho (sensivelmente uma vez por temporada). Para o fazer, proceda da seguinte forma:

  1. Abra o capô e afaste as abraçadeiras da mangueira do filtro. Use para tal alicates.
  2. Solte o filtro dos extremos da mangueira.
  3. Pressione o novo filtro para o interior dos extremos da mangueira e se for necessário pode aplicar uma solução saponácea nos extremos, para facilitar a montagem.
  4. Empurre as abraçadeiras da mangueira de volta para o filtro.

A pressão dos pneus deve ser controlada regularmente.

Se os pneus estão mal nivelados, a relva não é cortada uniformemente, pelo que, para obter o melhor desempenho e rendimento e evitar danos na máquina, controle a sua pressão.

Se o motor do seu rider tem pouca potência ou funciona irregularmente, é muito provável que o problema esteja no filtro de ar (obturação). Portanto, é muito importante substituir o filtro de ar regularmente e limpá-lo.

Para mudar este componente, deve proceder da seguinte forma:

  1. Levante o capô .
  2. Solte as alavancas de fecho que seguram a cobertura do filtro e desmonte-o.
  3. Retire o cartucho do filtro contido na caixa.
  4. Retire o pré-filtro de espuma situado ao redor do cartucho e limpe-o com um detergente suave.
  5. Seque-o minuciosamente.
  6. Volte a montar o pré-filtro.
  7. Deslize o filtro na mangueira de ar.
  8. Ponha de novo o cartucho.
  9. Monte a tampa do filtro de ar.

O equipamento de corte do rider é outro dos componentes que devem ser controlados não apenas no final da temporada, como também durante todo o ano.

As lâminas devem estar intactas e bem afiadas para que o rider possa cumprir com os objetivos de corte desejados. Verifique que os parafusos de fixação estão apertados, afie as lâminas, equilibre-as e se estiverem em mau estado, substitua-as.

Todo o relacionado com o equipamento de corte de um rider Husqvarna pode encontrar num dos nossos artigos anteriores.

Os riders Husqvarna permitem chegar a lugares que até agora não eram possíveis e tudo graças ao seu ‘design’ compacto e à sua plataforma de corte localizada na parte dianteira. A gama de riders da Husqvarna possui modelos especialmente concebidos para uso residencial e profissional, e permitem diversas opções de corte.

ver mais Riders

¡Partilhe este artigo!

Máquinas tratores corta-relva

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.