Temos um novo post pensado para os profissionais — ou para os que não o são tanto – proprietários de uma motosserra Husqvarna.
Neste novo artigo do blogue vamos procurar dar resposta a uma das perguntas mais comuns entre os motosserristas, e que, se é um utilizador habitual destas máquinas, talvez lhe diga algo: Como posso fazer a manutenção de uma motosserra?
As operações de limpeza, verificação do travão de corrente ou a manutenção das velas de ignição e silenciadores, podem ser complexas para uma pessoa que não nunca as tenha efetuado. De facto, muitas delas não se podem fazer em casa, pois, podem acarretar riscos pessoais significativos. A melhor solução e conselho? Quando se têm dúvidas sobre algum dos componentes da máquina, deve-se ir à oficina oficial para que sejam os mecânicos autorizados a encarregar-se da operação.
De seguida vamos desenvolver as tarefas e aspetos básicos que se devem ter em conta ao efetuar a manutenção de uma motosserra.
Fatores como a limpeza do equipamento de corte, o controlo dos elementos de segurança e verificações, como por exemplo do botão de paragem, são vitais para se conseguir que a motosserra possa cumprir com os serviços para os que foi concebida e para que possa trabalhar sem qualquer problema.
As operações de verificação, limpeza ou afiação de uma motosserra devem-se realizar com muito cuidado e prestando sempre atenção ao que se está a fazer.
Voltamos a reiterar: para todos os trabalhos de mecânica e reparação da máquina, é necessária formação especial. Existem tarefas que um utilizador não pode desempenhar sem conhecimento específico delas, portanto, o melhor é deslocar-se a uma oficina autorizada, ou seja, um revendedor oficial. E quais são essas operações? As que não aparecem neste artigo ou as que, por algum motivo, é impossível ser levada a cabo de maneira satisfatória.
Antes de realizar a manutenção da motosserra, deve desligar o motor e retirar o cabo de arranque.
O controlo e manutenção dos elementos de segurança de uma motosserra, passa por verificar componentes como por exemplo o travão de corrente, a proteção da mão direita, o botão de paragem ou o sistema amortecedor de vibrações.
De seguida, desenvolvem-se estas operações para cada uma das peças que fazem parte do equipamento de segurança.
Para este componente deve-se realizar as seguintes verificações:
— Controlo do desgaste do cabo do travão: limpar o travão de corrente e o tambor da embraiagem de resíduos como o serrim, a resina ou a sujidade. Além disso, temos que controlar que o ponto mais desgastado do cabo do travão tenha um mínimo de 0,6 mm de grossura.
— Controlo da proteção contra recuos: verificar que esta proteção está intacta, sem danos ou defeitos visíveis, que se move com facilidade e que está firmemente ancorada.
— Controlo da função de inércia: verificar que o travão de corrente ativa-se por inércia. Para tal, colocar (com o motor parado) a motosserra sobre um toco ou outro objeto estável. Depois, soltar a pega dianteira e deixar cair a máquina pelo seu próprio peso.
— Controlo do efeito de travagem: acelerar ao máximo a motosserra e ativar o travão para verificar que se detem de forma correta.
Esta tarefa consiste em verificar que a cremalheira do acelerador volta à sua posição de partida quando se aperta. Para tal, bloqueie o acelerador na posição de ralentí e aperte a cremalheira.
Adicionalmente, comprove que tanto a cremalheira como o acelerador se movem com facilidade.
— Verificar que o captor da corrente está intacto e que está firmemente montado no corpo da motosserra.
— Verificar que a proteção não apresenta danos, defeitos e gretas.
A manutenção do sistema amortecedor das vibrações da motosserra consiste em verificar que estes elementos não estão gretados ou deformados. Além disso, deve-se verificar que estejam bem ancorados entre a parte do motor e as pegas.
Quanto ao botão de paragem, deve-se arrancar o motor e verificar que se pare quando se move o botão para a posição de stop.
O silenciador da motosserra deve estar totalmente intacto, pois não se deve usar a máquina se este estiver defeituoso ou danificado.
Para verificar o seu estado, faça o seguinte:
— Afrouxe os parafusos de ajuste
— Pressione a tampa do silenciador
— Afrouxe os parafusos e as porcas e puxe-o para fora. Verifique se está em boas condições, sem fendas e sem danos visíveis.
As operações de manutenção do mecanismo de arranque de uma motosserra consistem em substituir o cordão de arranque partido ou desgastado, substituir a mola de retorno se estiver partida e retesar-la, de forma a ter tensão de novo.
programa manutençãoo motosserra
Todas estas tarefas devem ser desempenhadas com a proteção adequada, ou seja, com óculos e luvas.
O filtro de ar deve ser limpo regularmente, para tirar a sujidade e pó, evitando assim falhas no carburador, problemas de arranque, redução da potência do motor ou un consumo excessivo de combustível.
Para uma limpeza profunda deve-se usar água saponácea .
O estado da vela de ignição pode ser afetado por uma má mistura de óleo no combustível ou um filtro de ir sujo. Estes fatores provocam revestimentos nos eletrodos que podem ocasionar perturbações do funcionamento e dificuldades de arranque.
Deve verifica-la quando observar que a potência da motosserra é baixa, quando é complicado arranca-la ou quando o ralentí é irregular.
A vela de ignição deve ser substituída após um mês de funcionamento aproximadamente.
As motosserras possuem um sistema que mantém a temperatura de funcionamiento o mais baixo possível. O sistema refrigerante deve ser limpo para evitar que a máquina sobreaqueça e que, como consequência, o cilindro e o pistão avariem.
A limpeza consiste em passar uma escova uma vez por semana.
Na seguinte tabela encontra uma lista com os pontos de manutenção que têm de ser efetuados numa motosserra Husqvarna. Muitos deles já foram mencionados anteriormente, mas com esta tabela pode vê-los de maneira mais simplificada e simples.
[table “2” not found /]
Se ainda não ficou esclarecido como levar a cabo a manutenção de algum dos componentes mencionados, ou se não está seguro de como se limpa algum deles, de seguida temos um vídeo explicativo deste tema. Nele, o nosso embaixador Tino Meis, analisa a regulação e a limpeza básica da motosserra Husqvarna.
E pronto, as tarefas de manutenção das motosserras Husqvarna estão conluídas.
Se tiver alguma dúvida sobre algum dos componentes mencionados ou se não sabe como fazer a limpeza ou as verificações, dirija-se ao distribuidor mais próximo.
Manter em perfeito estado uma máquina Husqvarna é fundamental não só para obter um trabalho de qualidade, também para uma maior segurança pessoal. A seguir, encontra três produtos que são importantes para o correto funcionamento de uma motosserra.
O elemento fundamental para que a motosserra arranque. Esta deve ser mudada quando se observe que está partida ou desgastada.
Luvas concebidas para trabalhar com motosserras. É o acessório perfeito para proteção contra possíveis cortes.
Quando tiver que substituir a corrente e a barra da sua motosserra Husqvarna, este kit pode ser a solução. É constituído por uma barra laminada com ponteira e duas correntes.
É tudo quanto à manutenção de uma motosserra Husqvarna.
Se tem alguma dúvida sobre algum dos componentes mencionados ou se não sabe como realizar a limpeza ou as verificações, contacte o seu distribuidor mais perto de si.
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…