Se possui um corta-relvas e não sabe ou tem dúvidas em como levar a cabo as tarefas de limpeza ou montagem de alguma das peças, então este artigo será provavelmente do seu interesse.
Neste artigo da categoria de dicas de jardinagem, vamos expor os passos ou técnicas chaves para a manutenção ideal de uma máquina de cortar a relva.

Como possivelmente saberá, a gama de corta-relvas Husqvarna é muito ampla e variada. Nesta categoria estão os Automowers® , os tratores, os riders, os lança-neves e os corta-relvas propriamente ditos, sendo a manutenção destes últimos o que vamos abordar.

Convém assinalar que algumas das tarefas de manutenção devem ser realizadas por um profissional, portanto, se o seu corta-relvas tem algum problema adicional ou requer algum tratamento especial, deve ir à oficina oficial mais perto de si.

Manutenção de um corta-relvas Husqvarna

Os corta-relvas Husqvarna caracterizam-se por ser máquinas eficientes, potentes e muito manobráveis, e como toda a gama, requerem cuidados especiais. Portanto, para o seu correto funcionamento e conservação, devem-se fazer diversas verificações e tarefas de manutenção, por exemplo, o equipamento de corte, o óleo, a bateria ou as velas, entre muitos outros elementos.

As tarefas de cuidado dos corta-relvas manuais são bastante diferentes da manutenção dos corta-relvas autopropulsados ou com velocidade variável, ou seja, a manutenção dos modelos Husqvarna 54 e 64 é muito pouco significativa quando comparada com a manutenção das outras máquinas. O que detalhamos de seguida relaciona-se com os outros modelos.

Generalidades da manutenção

Como mencionado anteriormente, o utilizador só pode levar a cabo as tarefas descritas neste artigo, já que as restantes devem ser realizadas por um profissional da oficina oficial da marca. Os trabalhos aqui mencionados devem ser efetuados com muito cuidado e prestando a máxima atenção. Se não forem realizados corretamente, a vida útil do corta-relvas pode diminuir drasticamente e o risco de incidentes pode aumentar.

Estes trabalhos de manutenção devem-se fazer com o motor desligado para evitar possíveis problemas de segurança que possam surgir. Por isso, recomenda-se retirar o cabo de ligação da vela para evitar o arranque acidental. Além disso, quando o corta-relvas estiver inclinado, o filtro de ar deve estar na posição mais alta.

Se precisa de substituir algum componente ou elemento da máquina, use sempre peças oficiais. Além do mais, verifique que os parafusos e as porcas estão bem apertados.

manutenção do equipamento de corte de um corta-relvas Husqvarna
Manutenção do equipamento de corte de um corta-relvas Husqvarna

Manutenção do equipamento de corte

As tarefas de manutenção do equipamento de corte centram-se em verificar possíveis danos ou gretas e em comprovar que a lâmina esteja bem afiada e equilibrada. É também recomendável que quando estiver a trabalhar com as lâminas que use umas luvas fortes para evitar ferimentos ou cortes nas mãos.

Quando as lâminas estiverem afiadas, deverá equilibra-las, uma operação realizada pelos profissionais das oficinas oficiais da Husqvarna.

Substitução e montagem das folhas de corte

Quando a folha estiver muito desgastada é necessário substitui-la por uma nova. Para tal, deve-se retirar a fixação da lâmina e extrai-la. Deve-se também verificar que o suporte e os parafusos estão em perfeitas condições.

Após substituir o elemento gasto, procede-se à montagem das folhas novas. Para que esta tarefa seja mais simples, no ficheiro .PDF da manutenção do equipamento de corte do corta-relvas poderá encontrar a informação e as instruções necessárias para uma montagem correta.

Limpeza externa da máquina e da caixa de velocidades

Como deve supor, o corta-relvas deve ser limpo para eliminar folhas, erva ou outros resíduos. Nunca se deve fazer uma limpeza a alta pressão ou verter água diretamente no motor.

A plataforma de corte deve ser lavada com a máquina de pernas para o ar e com o depósito de gasolina vazio (no caso dos corta-relvas que funcionam com carburante). Além disso, deve-se verificar o mecanismo e o cordão de arranque.

Para levar a cabo a limpeza da caixa de velocidades deve fechar a escotilha de manutenção e limpar os restos de folhas e relva (neste caso sim, pode-se usar água).

Controlo e substituição do óleo

A verificação do nível de óleo do corta-relvas deve-se realizar numa superfície plana e com a vara de medição do grau de enchimento do tampão. Este tampão deve ser totalmente enroscado para que a verificação seja correta.

Uma vez ao ano deve-se proceder à substituição do óleo. Para tal recomendamos esvaziar o depósito de combustível, retirar o tampão mencionado anteriormente e colocar um recipiente para recolher o óleo. Depois, deve inclinar o motor, esvazia-lo pelo tubo de enchimento e enchê-lo cm o óleo novo.

Manutenção da bateria

A bateria é de lítio e deve ser ativada antes de ser usada pela primeira vez. Para além disso, só deve ser montada no motor quando se for trabalhar com a máquina. Para a colocar deve coloca-la no carregador e esperar que o indicador verde se acenda. Passados 10 segundos está pronta para ser colocada.

verificação da bateria de um corta-relvas Husqvarna
Verificação da bateria de um corta-relvas Husqvarna

Quando esta bateria se descarrega, é necessário carrega-la durante 60 minutos (que é o tempo que demora a completar esta operação). Os indicadores luminosos mostrarão o estado atual da mesma. Por exemplo, quando a luz está vermelha quer dizer que a bateria está a carregar e quando está a luz vermelha a piscar significa que está demasiado quente. Se o indicador está verde significa que está completamente carregada e se está verde mas a piscar, indica que está danificada e que deve ser substituída.

Vela de ignição

A manutenção da vela é muito concreta:

—Se o corta-relvas tem baixa potência, um arranque complicado ou se o “ralenti” é irregular, deve verificar o estado da vela antes de proceder a outras ações.

—Limpar (caso esteja suja) e verificar que a separação entre os elétrodos é de 0,7 mm.

—Substitui-la caso seja necessário.

Filtro de ar

Para a limpeza do filtro de ar do corta-relvas deve desmontar o chassi do filtro, retira-lo e atira-lo contra uma superfície plana. Quando a máquina é usada durante muito tempo, o filtro não vai ficar totalmente limpo, portanto, aconselhamos a substitui-lo a intervalos regulares.

Programa de manutenção

As tarefas de manutenção não têm que ser efetuadas diariamente ou semanalmente. Cada uma das ações e cada um dos elementos que compõem a máquina têm um intervalo particular dependendo de fatores como o uso ou a velocidade de utilização.

Antes do arranque: Antes de por a funcionar o corta-relvas deve-se realizar uma inspeção geral que inclua a verificação dos parafusos e das porcas, uma limpeza externa, a revisão do nível do óleo e do equipamento de corte, o controlo e ajustamento da correia de transmissão e da forquilha do travão do motor, e se tiver, verificar a alavanca de embraiagem das lâminas.

Manutenção semanal da vela, do silenciador e do sistema amortecedor de vibrações (caso exista).

Manutenção mensal: Uma vez ao mês, deve verificar o filtro de ar e o sistema de combustível.

— A maioria das tarefas incluídas na manutenção anual da máquina deverão ser realizadas por um profissional da oficina oficial da marca. Estas tarefas são, por exemplo, a limpeza debaixo das placas das rodas e debaixo da proteção da correia ou a afinação do pino seletor da caixa de velocidades. Outras, como, por exemplo, a revisão do filtro de ar ou a substituição do óleo, podem ser realizadas por si.

¡Partilhe este artigo!