Cabeça de corte de uma roçadora: Que tipos existem e como se montam.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Cabeça de corte de uma roçadora Husqvarna: Tipos e manipulação

Hoje trazemos mais um artigo pensado para os utilizadores das nossas roçadoras.

Se já trabalhou com uma roçadora Husqvarna é muito provável que o que lhe vamos contar seja já bem conhecido. Mas, se não é o caso, recomendamos-lhe que preste atenção a cada um dos conselhos e recomendações que vamos apontar ao longo deste artigo.

Neste post mostramos o que é uma cabeça de corte, que tipos existem e como se coloca e se retira.

O que é uma cabeça de corte de uma roçadora e para que se usa?

Como deve saber, as roçadoras são máquinas que se usam para desmatar e aparar a relva do jardim. Têm a finalidade de garantir um trabalho de qualidade e um alto rendimento sem importar a complexidade do espaço.

As roçadoras Husqvarna possuem acessórios de grande qualidade para que a desmatação não só tenha resultados eficientes, também para que a sua segurança e a de quem o rodeia não se veja comprometida.

Ao desmatar/cortar, as nossas roçadoras podem ser equipadas com lâminas para relva, discos de serra ou cabeças de corte.

Hoje vamos-nos centrar nestes últimos.

Um cabeça de corte (trimmy), é um elemento de corte dotado de entrada para um fio de nylon (náilon). Quando a roçadora está a funcionar, o fio é o encarregado de realizar a tarefa de desmatamento/corte.

Trocar a lâmina de relva numa roçadeira

Existem vários de tipos de cabeças de corte, sendo os mais habituais:

  • cabeça de corte manual: quando o fio se gasta ou parte, deve parar a roçadora para poder recarregar a cabeça de corte. Esta operação é feita de forma manual, ou seja, tem que se aceder ao trimmy, desbloquear o carretel, retirar o nylon, bloquear o carretel e voltar ao trabalho.
  • cabeça de corte semiautomática: neste caso, quando se tem que recarregar o fio, basta dar-lhe uma pancada da base da cabeça de corte contra o solo para que o nylon se liberte. Com este trimmy não se interrompe o trabalho.
  • Tricut: é uma cabeça especial, que em vez de usar nylon possui lâminas plásticas. Faz a mesma função que uma cabeça de corte normal (trimmy). Este tipo de acessório só é compatível com algumas máquinas.

De acordo com o modelo da sua roçadora, poderá acoplar um tipo de cabeça de corte.

Manipulação da cabeça de corte da roçadora

O primeiro que deve saber é que operar com o equipamento de corte de uma máquina é perigoso, pois podem-se produzir cortes e acidentes. Por isso, antes de fazer o que quer que seja, tenha em conta o seguinte:

  • O fio de corte deve estar enrolado firmemente.
  • Devem-se usar as cabeças de corte recomendadas para cada máquina. O mesmo sucede com os fios. Caso tenha dúvidas, consulte um dos nossos revendedores.
  • comprimento do fio é outro fator importante, pois. quanto mais comprido for, mais potência requer.
  • Vista-se para a ocasião. Use luvas com proteção anticorte para evitar acidentes. Além disso, recomendamos o uso de óculos de proteção.

Montagem/Desmontagem da cabeça de corte

Ao usar uma cabeça de corte para desmatar e aparar a relva do seu jardim, deve acoplar a proteção adequada para a sua roçadora. Não se pode usar uma cabeça sem a proteção recomendada.

Que tem que fazer para montar a cabeça de corte?
Os passos a seguir são os seguintes:

  1. Engate a proteção da roçadora ao fixador do tubo e fixe-a com o parafuso correspondente.
  2. Coloque a peça de arrasto no eixo de saída.
  3. Gire o eixo da folha até que os orifícios da peça de arrasto e da caixa de engrenagens coincidam.
  4. Introduza por esse orifício o passador de segurança para assim bloquear o eixo.
  5. Aperte os parafusos na cabeça de corte no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Como se desmonta a cabeça de corte? A resposta é muito simples: na ordem inversa à montagem.

Como recarregar o fio

Os passos a seguir para recarregar o fio da cabeça de corte são:

  1. Se a sua roçadora opera com uma bateria em vez de com carburante, assegure-se de a extrair antes de começar. Desligue o motor da sua máquina (seja ela qual for).
  2. Extraia o trimmy.
  3. Empregue o fio compatível com a cabeça de corte e com a sua roçadora. Quando já saber o nylon que vai a usar, guie-se pelas flechas que aparecem no carretel para o enrolar.
  4. O fio que sobrar, introduza-o nos ilhós do trimmy.

E já está.

É portanto bastante simples recarregar o fio, mas, se ainda assim tiver dúvidas, num dos artigos anteriores do blogue encontra uma explicação mais detalhada e um vídeo tutorial. Além disso, de seguida, deixamos-lhe um vídeo em que se explica como fazer este processo num aparador de relva da Husqvarna.

Roçadoras Husqvarna: combinam potência e durabilidade extrema com leveza. Pensadas para aparar e roçar as superfícies mais complexas de forma cómoda, segura e rápida. Roçadoras com arranque simples, ‘design’ robusto, vibrações mínimas e grande versatilidade. Máquinas para trabalhos duros e terrenos com muito matagal.

ver mais Roçadoras

¡Partilhe este artigo!

Máquinas roçadoras

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.