Voltamos com um novo post dedicado às máquinas e ferramentas profissionais da Husqvarna.

Nesta ocasião, o nosso esforço centra-se em explicar um dos processos mais significativos e vitais quando se trabalha com uma motosserra Husqvarna. Se é principiante nesta área, este novo artigo de ajuda deve-lhe ser bastante útil.

Quando se emprega uma motosserra, o primeiro que se deve fazer é arrancá-la. Se é a primeira vez que usa uma destas máquinas, é neste momento que começam a surgir as primeiras dúvidas.

Como arrancar a motosserra? Que fazer para que a máquina funcione? Que medidas adotar? São alguns exemplos das questões que surgem ao abordar o trabalho.

Portanto, e para solucionar estas questões, vamos detalhar os aspetos que se devem ter em conta ao arrancar uma motosserra e os passos a seguir para o fazer de forma adequada.

Começamos?

Trabalhar com uma motosserra Husqvarna: Como a arrancar.

Pode parecer um processo básico, muito simples e que o sabemos fazer, mas arrancar uma motosserra é um procedimento que requer seguir uns determinados passos para fazê-lo de forma adequada e, sobretudo, de maneira segura.

arrancar motosserra
arrancar motosserra

Eficiência e segurança, estas são as chaves.

O seu trabalho no jardim ou na floresta deve começar da melhor maneira possível. Por isso, a forma como se arranque a máquina é decisivo.

Os passos prévios ao arranque: Medidas de segurança

Como talvez já saiba, quando está no espaço de trabalho, deve atuar de acordo com as regras de segurança. Para evitar riscos desnecessários, o primeiro que tem que fazer é transportar a motosserra de forma adequada.

A máquina deve ser transportada com a lâmina / barra para trás e com o resguardo posto.

A segurança pessoal é o mais importante, por isso, se cumprir com estas duas recomendações, evitará sofrer alguma lesão ou ferimento em caso de queda ou acidente.

Outro dos aspetos mais importantes antes de arrancar a motosserra é ativar o travão de corrente. É indiferente se se arranca a frio ou em quente (abordamos este tema mais à frente), este travão deve ser acionado sempre.

A roupa também deve ser a adequada.

A roupa e outros elementos de segurança, como, por exemplo, as luvas, o capacete ou os óculos devem ser considerados. Para trabalhar de forma adequada, deve-se usar a indumentária recomendada.

Como arrancar uma motosserra: passos a seguir

Tal como mencionamos anteriormente, existem duas formas de arrancar uma motosserra Husqvarna: a frio e a quente.

Independentemente da forma em que se arranque, o travão de corrente deverá estar sempre ativado.

A seguir, vamos explicar os passos a seguir ao arrancar a máquina, distinguindo entre ambos os arranques.

Assim, ficará claro o que fazer e o que não fazer.

Arranque a frio

Para arrancar uma motosserra a frio, o primeiro que deve fazer é colocá-la no solo sobre uma superfície plana ou entre as pernas. Deverá assegurar-se de que a barra / lâmina não tem nós, ramos ou materiais similares que sejam propensos a ficar presos à corrente quando se pretenda arrancar.

Assim que que estiver colocada corretamente e com o travão de corrente ativado, deve seguir os seguintes passos:

  1. Em alguns modelos, deverá pressionar o comando do descompressor e depois acionar o estrangulador (existem modelos em que os que os botões de ligado e desligado e o do estrangulador são diferentes).
  2. Acione o STARTER (botão de ligado passa à posição ON).
  3. Se a motosserra está equipada com uma bomba de combustível ou de purga de ar, tem que oprimir a bolha algumas vezes até que o carburante seja visível.
  4. Dependendo da cilindrada e do peso da máquina, deve escolher a postura de arranque que seja melhor. Pode optar por a colocar no solo para o primeiro arranque em frio (coloque o pé na pega traseira, agarre fortemente a pega dianteira com a mão esquerda) ou entre as pernas (coloque-a entre as coxas e agarre a pega dianteira).
  5. assim que a máquina estiver na posição correta, deve puxar o cordão de arranque até que o motor faça uma explosão. Nesse momento, empurre o estrangulador e puxe novamente o cordão até que a máquina arranque de forma definitiva.
  6. Acelere para que o motor funcione no ‘ralenti’ e, de seguida, liberte o travão de corrente.

O arranque a quente

Arrancar a motosserra a quente, faz-se da mesma forma que a frio, mas sem necessidade de usar o estrangulador.

Siga as instruções indicadas no ponto anterior, mas omita aqueles pontos em que falamos do estrangulador. Se lhe é difícil arrancar o motor, recomendamos que use a função de semi-aceleração.

Arranque de motosserra Husqvarna
Arranque de motosserra Husqvarna

Para ativar esta função, puxe primeiro ao máximo o estrangulador e volte-o a empurrar para dentro.

E já está, é simples arrancar uma motosserra Husqvarna.

Se depois de ler todo o artigo, continua com dúvidas, o seguinte no vídeo poderá encontrar a explicação perfeita, elaborada pelo nosso embaixador, Tino Meis.

Em breve, mais dicas!

¡Partilhe este artigo!