Novo post de com dicas de jardinagem! Vamos agora falar de uma das nossas máquinas e da manutenção de um dos seus componentes.

Neste novo artigo do blogue, analisaremos o processo de manutenção do equipamento de corte de um corta-sebes. Trataremos temas como a limpeza e a lubrificação das lâminas, e vamos centrar-nos na sua afiação.

Como haviamos detalhado num post anterior desta categoria , existem operações e processos que não podem e não devem ser levados a cabo em casa. Como no caso do corta-relvas, para afiar um corta-sebes deve-se ir à oficina especializada mais próxima para que um profissional se encarregue dele.

Vejamos agora os aspetos básicos da manutenção do equipamento de corte de um corta-sebes.

A manutenção de um corta-sebes Husqvarna: O seu equipamento de corte

Se tem um jardim com sebes e arbustos ou se é um profissional do setor, talvez já tenha utilizado um corta-sebes. Se é assim, saberá que, como todas as máquinas, requer e necessita de manutenção específica de acordo com as horas de uso.

Um dos componentes mais importantes de um corta-sebes é o seu equipamento de corte. Daí que nos pareceu importante e interessante analisar a manutenção deste elemento.

O estado das lâminas condiciona o resultado de corte e o funcionamento da máquina. Um equipamento de corte limpo, em boas condições e bem afiado tem como consequência direta um jardim saudável, bonito e com sebes vigorosas e bem cortadas.

afiar lamina corta-sebes
a lâmina de um corta-sebes Husqvarna

A manutenção das lâminas começa com uma boa lubrificação e limpieza e termina no afiamento. Este último, tal como mencionamos em ocasiões anteriores, deve ser efetuado por um profissional especializado de alguma das nossas oficinas oficiais.

Programa de manutenção do corta-sebes: As lâminas

Vamos começar por analisar o que é que se deve fazer de cada vez que se usa o corta-sebes (em relação ao seu equipamento de corte).

Antes de começar a usar a máquina, devem-se realizar uma série de verificações chave, tanto para a sua segurança como para que o corta-sebes funçãoe corretamente:

  • Assegure-se de que as lâminas estão intactas antes de começar a trabalhar no jardim. Estas não devem ter gretas nem outros danos que possam afetar o funcionamento da máquina. Caso seja necessário substitua-as.
  • Outro aspeto que se deve examinar é que a proteção do equipamento de corte não apresente qualquer dano ou deformações de algum tipo. No caso de se observar algum destes problemas, é melhor substituir essa proteção.

Após a conclusão dos exames necessários, é a vez da lubrificação e da limpeza do equipamento de corte. Ambos os processos serão analisados de seguida.

A lubrificação e a limpeza do equipamento de corte de um corta-sebes

corta-sebes: limpeza e lubrificação
corta-sebes: limpeza e lubrificação

A limpeza é outro dos fatores-chave no processo de manutenção de um corta-sebes e do seu equipamento de corte. As lâminas devem ser limpas com detergente especial de cada vez que a máquina for usada e mesmo antes de a usar. Quando os restos de resina e outros detritos desaparecerem, já saberá que fez um bom trabalho.

Também é aconselhável verificar que os bordos da lâmina não apresentam nenhum dano ou deformação e que estas se movem sem ficarem presas. Depois tem que retirar o botão do lubrificante da caixa de velocidades, introduzir a chave multifunções e girar-la para a frente e para trás. Lubrifique as lâminas com um lubrificante especial para corta-sebes Husqvarna quando tenha previsto manter a máquina armazenada durante um tempo prolongado ou quando detete que ficam presas.

afiar um corta-sebes: o processo chave que deve ser desempenhado por um profissional especializado

Afiar um corta-sebes não é uma tarefa simples. Este processo tão importante e delicado deve ser feito por um profissional especializado de alguma oficina oficial Husqvarna, pois é este o que tem as ferramentas necessárias e os conhecimentos para o fazer.

Tal como feito num dos nossos posts anteriores, vamos indicar os passos mais importantes que se devem realizar para afiar o equipamento de corte de um corta-sebes.

Para afiar um corta-sebes pode-se usar duas ferramentas diferentes, a lima ou a radial.

Lima: o processo é mais lento e laborioso. O ângulo de afiação deve ser o correto. Além disso, deve-se evitar que a lima aqueça e usar para tal uma que tenha o tamanho adequado para a dita operação.

Radial: Para este processo, a segurança aumenta. Não só se devem utilizar luvas, como também é recomendável o uso de óulos de proteção e vestuário adequado. O primeiro que faz o profissional é prender o corta-sebes a uma mesa com um torno de bancada e ajustar las lâminas à melhor postura, ou seja, na posição mais adequada e cómoda. Desligue a máquina e comece a afiar os dentes, um a um.

 

¡Partilhe este artigo!