Se gosta de plantas e se, além disso, realiza tarefas de jardinagem, estamos seguros de que o que vamos abordar neste artigo vai-lhe ser bastante útil.
Hoje, o tema em que nos vamos centrar é o que é a turfa. Sabe do que se trata?
Neste post vamos mostrar-lhe que tipos de turfa existem, como se forma e para que se usa. Quando terminar, já poderá usar estes conhecimentos no seu jardim.
charneca
Que é a turfa?
Turfa, uma das palavras mais usadas em jardinagem, é um material orgânico constituído por elementos procedentes da decomposição de vegetais.
Este material é de cor castanha (escura ou clara, dependendo do tipo) e é muito rico em carvão. A sua natureza depende das condições ambientais presentes na sua formação.
Usa-se principalmente em jardinagem formando parte do substrato. Relacionado com isto, as suas características principais são as seguintes:
- Porosidade: a turfa tem uma alta porosidade que permite a circulação do ar e a correta drenagem da água por parte das raízes da planta. Este material é ideal para as espécies que não toleram alagamentos.
- Permutador catiónico: o seu pH é variável e costuma-se encontrar entre 3 e 4 quando se trata da turfa loira e entre 7 e 8 quando é turfa negra (já vamos falar dos tipos de turfa mais à frente).
- Retenção da água: é um elemento capaz de conseguir a retenção da humidade, por isso usa-se em conjunto com outros compostos (perlite) para evitar os excessos e os temidos encharcamentos ou alagamentos.
- Nutrientes: tem poucos nutrientes, daí que seja muito habitual adubar com frequência para suprir a falta destas substâncias.
turfeira
Como se forma a turfa?
A turfa é um material formado por espécies vegetais decompostas. A formação desta “substância” é o primeiro passo pelo que a vegetação se transforma em carvão mineral (tal como mencionado antes, a turfa é muito rica em carvão).
Trata-se de um processo lento.
Nas bacias em que se forma (terra turfosa) e na parte mais superficial destas, é onde os resíduos vegetais, através da decomposição anaeróbica, lenhina e celulose, se transformam em turfa.
De acordo com o grau de decomposição e a zona, a turfa é de um tipo ou de outro.
fardos de turfa
Tipos de turfa
Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de turfa, diferenciadas entre si pelas suas particularidades:
Turfa loira
Também chamada turfa alta, é a que se desenvolve nas regiões com climas suaves, onde as precipitações são abundantes, as temperaturas são suaves e nas que a radiação solar escasseia.
Nestes lugares desenvolvem-se espécies pouco exigentes, difíceis de decompor pelo que a estrutura principal da vegetação que forma a turfa fica praticamente inalterada.
Como consequência, a terra é pobre e o pH é baixo.
Turfa negra
A turfa negra, denominada assim pela cor escura que tem a vegetação que se decompôs quase por completo, desenvolve-se em zonas baixas, ricas em bases.
Ao contrário da anterior, o seu pH é alto e é a mais adequada para cultivar praticamente todo o tipo de plantas. Pode-se dizer que é quase um “substrato universal”.
turfa
Para que se usa a turfa?
Nesta altura do artigo, já deve estar a imaginar para que se usa a turfa. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se usa apenas em jardinagem, também tem outros usos.
- Quando fica seca ou desidratada, pode usar-se como combustível. Este uso está limitado às regiões que dispõem de turfeiras aproveitáveis (Islândia ou Escócia).
- Jardinagem: é um dos materiais mais usados no cultivo de plantas. Melhora os solos, favorece o desenvolvimento das raízes (é muito porosa) e quando as condições não são idóneas, mistura-se com elementos como a perlite ou adiciona-se adubos extra.
- Cuidados da pele: devido à quantidade de água que retém, a sua acidez e os seus compostos químicos, a turfa natural também se pode utilizar como tratamento da pele. Mas atenção, antes de a usar, pergunte a um profissional da área a saúde, de preferência dermatologista.
Esperamos que este post seja útil ao cultivar plantas no seu jardim e que lhe tenha dado resposta às possíveis dúvidas que pudesse ter em relação a este substrato tão característico.