Saiba como lidar com as doenças do relvado, evitando-as
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Lidar com doenças do relvado

Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou profissional, para defender o «nosso» relvado dos possíveis ataques de doenças e pragas.

Como é óbvio, as doenças não surgem do nada. A doença pode já estar presente, tendo chegado através de diversas fontes: pelo ar, pelas aves, por outros animais, ou pode até ter chegado através das ferramentas e equipamento trazido de outro jardim e usado agora no nosso.

Mas independentemente de onde foi trazida, para se implementar, necessita de um ambiente de reprodução hospitaleiro e de um relvado suscetível à doença.
O relvado geralmente tem vários problemas que servem para criar as condições certas para o crescimento da doença.

a cortar a relva

A chave para tratar qualquer doença no seu relvado é primeiro identificá-la corretamente. Isso pode ser um desafio, porque muitas doenças do relvado parecem muito semelhantes a outras condições, como seca, queimadura de nitrogénio ou marcas de animais de estimação. Observe atentamente não apenas a relva danificada, mas também o padrão geral de destruição. Olhe para a relva ao redor da área danificada e verifique se há alterações na relva saudável. Inspecione as folhas individuais da relva para determinar se elas possuem alguma marca específica e verifique áreas diferentes do relvado para determinar se há estágios diferentes da mesma doença no relvado.
Se a doença não for bastante óbvia, mas for generalizada, pode precisar de ajuda para identificá-la e tratá-la. Contacte uma empresa de jardinagem para ajudar.
Os especialistas podem fornecer informações sobre a doença com a qual está a lidar, bem como possíveis formas de tratamento. Como último recurso, se não obtiver sucesso no combate à doença, poderá levar uma amostra de relva a um laboratório que possa analisar a doença.

Principais causas das doenças dos relvados

  • A maioria das doenças do relvado está relacionada com a água. Algumas doenças prosperam num ‘habitat’ muito húmido, enquanto outras se saem melhor em ambientes áridos. De qualquer maneira, poucas doenças se dão bem num relvado irrigado no momento certo, com a quantidade certa de água para o clima e o tipo de relva.
  • aparar inadequado é um erro comum que convida as doenças a se estabelecerem. A altura a que corta deve refletir o tipo de relva que está a cortar. Cortando consistentemente muito baixo ou muito raramente, ou usando um corta-relva com uma lâmina em mau estado são exemplos de corte inadequado que podem levar a doença do relvado.
  • A doença pode ocorrer no relvado se tiver uma camada densa e espessa de palha. Quanto mais palha existe, mais esporos de doenças ela pode abrigar.
  • Como, quando e quanto fertiliza e usa inseticidas ou pesticidas também afetarão a resistência a doenças do relvado. Quanto mais produtos químicos forem usados no relvado, maior a hipótese de organismos benéficos ao combate a doenças serem mortos.

Sobrevivência do mais forte

O tipo de relva no seu relvado afeta a resistência dele a doenças. Algumas espécies são naturalmente resistentes a doenças em determinadas condições.
As empresas de sementes de relva estão constantemente a desenvolver novas variedades que são mais tolerantes a circunstâncias adversas, como a seca, e são resistentes a doenças específicas.
Considere a resistência a doenças como parte da sua decisão de compra se estiver a comprar relva ou semente para um novo relvado, ou para semear de novo. Os profissionais dos centros de jardinagem da sua área poderão dar-lhe indicações sobre doenças comuns na sua região e as mais recentes variedades de relva resistente disponíveis.

Os corta-relvas da Husqvarna foram concebidos para proporcionar o desempenho e a eficiência máximos com soluções ergonómicas. A Husqvarna dispõe de uma ampla gama de corta-relvas a bateria ou a gasolina, com diversos métodos de corte e diversos sistemas de transmissão. Modelos disponíveis com recolhedor ou sistema BioClip®.

ver mais Corta-relvas

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem Pragas relva e relvado

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.