Agora que o bom tempo e as férias se começam a aproximar, quem não quer ter um jardim em perfeito estado para poder desfrutar desse espaço privilegiado em família? Quem não gosta de descansar num relvado em bom estado?

Muitas vezes, o nosso jardim encontra-se em mau estado, com algumas (ou muitas…) zonas deterioradas. Para o evitar, o melhor é recuperá-lo, fazendo-o antes da temporada de uso, ou seja, na primavera.

Também podemos realizar estes processos no outono.

Neste artigo com dicas de jardinagem vamos procurar explicar como melhorar o relvado deteriorado de um jardim. Além disso, para que seja mais simples de entender, no final do artigo temos um vídeo tutorial da nossa embaixadora, Monique Briones.

Vamos lá!

relvado
relvado

Como se pode melhorar um relvado deteriorado?

As tarefas de manutenção de um jardim não se limitam a apenas cortar e aparar a relva, regar ou plantar novas espécies. Em muitas ocasiões temos que enfrentar um relvado deteriorado.

Os problemas mais habituais num jardim estão relacionados com as aparições de buracos e altos, com superfícies peladas por um uso reiterado da mesma ou com bordos em mau estado que acabam por desfigurar todo o espaço.

Quando isto acontece, temos de procurar uma solução.

É indiferente se o jardim está em mau estado desde o princípio ou se os defeitos são consequência da temporada de uso. Deve-se melhorar para poder desfrutar da melhor forma possível. Estas melhorias devem-se levar a cabo na primavera ou no outono.

De seguida, vamos detalhar quais são os problemas mais habituais que podemos enfrentar. Igualmente, explicaremos como os solucionar.

Relvado - reparar buracos
Relvado – reparar buracos

Nivelar o terreno: a aparição de buracos e altos

Seguramente alguma vez teve que enfrentar um jardim com buracos e com altos. É um dos problemas mais habituais e solucionar esta situação não é uma tarefa complexa.

Uma das causas mais prováveis dos desníveis no terreno, é a falta de preparação antes de plantar a relva. Se não preparar e firmar o solo corretamente, este não assentará de forma regular.

Além disso, se uma área estiver muito desgastada por um emprego reiterado da mesma, é muito provável que comece a desnivelar-se.

Corrigir esta situação é simples:

  1. O primeiro que deve fazer é identificar a área afetada.
  2. De seguida, use uma pá e realize um corte sobre o buraco ou o alto em forma de H.
  3. A partir da linha central, enrole o relvado para fora.
  4. Se o que apareceu é um buraco, deve preenchê-lo com terra peneirada e sementes. Se pelo contrário, se trata de um monte, tem que retirar a terra em excesso, molhá-lo e mantê-lo húmido.
Relvado - reparar bordos
Relvado – reparar bordos

Reparar os bordos deteriorados

E como proceder com os bordos em mau estado? O processo de arranjo de um bordo deteriorado é uma tarefa muito simples de realizar. Para solucionar este problema, faça o seguinte:

  1. De novo, comece por identificar a superfície problemática,
  2. Assim que saiba onde deve atuar, corte um quadrado de relvado ao redor desse bordo.
  3. Depois, passe uma pá por debaixo do quadrado (faça-o a uma profundidade de aproximadamente 3 ou 4 cm).
  4. Levante esse pedaço e gire-o. O que deve conseguir é que o bordo deteriorado fique por debaixo.
  5. Fixe bem o relvado, preencha as covas com terra e sementes.
  6. Humedeça a zona.

Neste caso, tem que assegurar-se de que ninguém pise a zona em que trabalhou, pelo menos durante uns dias. A superfície estará muito sensível e pode desmoronar-se.

Relvado em mau estado
Relvado em mau estado

Arranjar as superfícies peladas

Outro dos problemas mais habituais quando se usa em excesso um jardim são as superfícies peladas.

Neste caso há pouco a fazer. A única solução que resta é semear a zona afetada e deixar que a relva nova comece a brotar. A sementeira deve ser realizada na primavera ou no final do verão.

  • Se decidiu fazer uma segunda sementeira, só tem que retirar uma fina camada da superfície, fazer uma concavidade na camada mais superficial e adicionar terra de boa qualidade e sementes.
  • Se pelo contrário, prefere repor com um pedaço novo de relvado, o melhor é retirar uma camada mais grossa. Depois, ajuste a nova secção na cova e aperte suavemente com a ajuda de uma pá.
Relvado
Relvado

Relvado amarelado: Porquê?

Melhorar um relvado em mau estado também é solucionar o problema da relva amarela. Em muitas ocasiões, encontramos um jardim que perde o seu verde natural. As causas mais habituais são uma má manutenção do mesmo.

Uma pradaria pode mudar de cor e amarelecer pelas seguintes razões:

  • Falta de água: quando não se fornece uma quantidade de água adequada, o relvado começa a secar e torna-se mais de palha.
  • Excesso de água: regar em demasia é um problema grave e se a isto se adiciona um solo com má drenagem, as consequências podem ser catastróficas. Ante esta situação, o ideal é estabelecer uma rede de drenagem, melhorar a estrutura do terreno com um substrato adequado e arejar o terreno.
  • Compactação: com o passar do tempo, o relvado gera uma grande quantidade de raízes mortas que impedem a passagem de luz, água e nutrientes às mais sãs. Forma-se um tecido compacto que devemos melhorar levando a cabo a escarificação.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e lhe sirva num futuro. Como referido anteriormente, de seguida, tem um vídeo tutorial em que a nossa embaixadora Monique Briones explica alguns dos processos mencionados.

 

¡Partilhe este artigo!