rosas trepadeiras
Em pleno verão, as tarefas de jardinagem intensificam-se, pois, todos querem desfrutar dos espaços verdes durante os dias quentes desta época do ano.
Reparar o relvado, aparar as sebes ou podar as plantas.
Todas estas tarefas de jardinagem adquirem uma importância maior à medida que o verão se aproxima. Por isso, neste artigo vamos mostrar-lhe um dos processos mais importantes para uma espécie vegetal de flores bonitas.
Como podar roseiras.
O nosso objetivo de hoje é mostrar-lhe como levar a cabo a poda destas plantas. Além disso, vamos dizer quais são os materiais de que vai necessitar e oferecemos-lhe os melhores conselhos para conseguir uma roseira saudável e de grande beleza.
rosas
Como bem saberá se nos tem estado a seguir, na Husqvarna gostamos de começar pelo básico, e hoje não vai ser diferente.
Para aprender como podar roseiras, primeiro deve saber o que é um roseiral e que características principais tem. Isto determinará os cuidados, as necessidades de cultivo e a manutenção de que necessita.
As roseiras, pertencentes à família das Rosáceas, podem ser arbustos (de tamanho variável de acordo com a espécie), matagais ou plantas trepadoras de caule lenhoso. Este género abarca umas 150 espécies de roseiras-silvestres e incontáveis híbridos.
Ou seja, uma grande família!
A presença de espinhos em cada um dos caules é uma das características comuns de quase todas as roseiras. As folhas, no entanto, podem ser perenes ou caducas, tudo dependerá da variedade da planta.
Se há algo que se destaque por cima de tudo, são as suas flores, as rosas. Como deve saber, as flores das roseiras são aromáticas. Estas agrupam-se em inflorescências racemosas formando corimbos e as pétalas apresentam cores muito variadas (desde o clássico vermelho ao branco o ao negro).
Uma rosa para cada gosto pessoal.
luvas depois de podar
A poda, como outras tarefas de manutenção, como o transplante ou a fertilização / adubação, não se deve fazer de qualquer forma, sem planificação e com qualquer utensílio que se tenha em casa.
Para que a planta não sofra stresse e, sobretudo, para que não se contagie com alguma doença ou peste, deve-se ter especial cuidado com as ferramentas a usar.
Para podar roseiras, vai necessitar do seguinte:
Quando tiver tudo o que é necessário para podar as roseiras, é o momento de pôr mãos à obra.
roseiral
Antes de proceder à poda, o primeiro que deve ter claro é que tipo de roseira que tem no seu jardim. Como referido anteriormente, as roseiras podem ser arbustos, matagais ou plantas trepadoras.
Isto determinará a forma de a podar.
podar roseira
Ainda que o tipo de roseira que tem no seu jardim determine certos aspetos da poda, primeiro vamos-lhe explicar as generalidades deste processo. Estes são comuns a todas as espécies.
Estas 5 questões são as que tem que ter em conta sempre, independentemente da espécie de roseira que tiver.
matagal de roseira
Uma vez que sabe as generalidades da poda de roseiras, agora é a vez de explicar-lhe que fazer quando a sua roseira é de matagal.
Para este tipo de planta, tem que conservar vários ramos principais (de 3 a 7 deve ser mais que suficiente) e dar preferência aos rebentos mais jovens. Elimine os lenhosos, deixe os botões e desmate o centro da sua roseira.
Se as roseiras conseguem trepar por diversas superfícies, a poda que realizar pode ser de formação.
Como no caso anterior, deve deixar intactos vários ramos, pois estes serão os que formam o corpo da planta. Elimine os chupões, os ramos laterais e as que se entre cruzem. Além disso, tente que os rebentos se desenvolvam de forma horizontal.
rosas arbusto
E por último os roseirais arbustos.
Como particularidade mais importante, tem que saber que não se devem podar nos primeiros anos de desenvolvimento. Tem que esperar que se encontre já enraizado e o suficientemente forte como para suportar uma poda de manutenção ou de formação.
Após terem passado alguns anos (tudo dependerá da espécie), deverá poda-la regularmente e para tal deve cortar os ramos terminais.
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…