Voltamos com mais com um artigo pensado para os amantes da jardinagem e as plantas com flores.
A protagonista de hoje seguramente que deve conhecer, até porque já aqui escrevemos sobre elas: as hortênsias.
Desta vez, centraremo-nos nesta espécie tão característica e decorativa. Em concreto, vamos detalhar um dos processos de manutenção mais importantes quando se deseja uma hortênsia saudável, verde e com muitas flores.
Neste tutorial aprenderá a podar hortênsias.
hortênsia
O que é uma hortênsia e quais são as suas características mais importantes?
A hortênsia, conhecida cientificamente como Hydrangea, é um arbusto caducifólio que chega a alcançar o metro e meio de altura. Como deve saber, é uma das espécies mais usadas em decoração devido principalmente às suas flores coloridas.
Tal como explicamos num dos nossos artigos anteriores, as hortênsias são plantas de sombra. Desenvolvem-se melhor em zonas privadas de luz solar direta.
As suas folhas são de grandes, verdes e caem quando chega a época de seca (outono). As flores começam a desenvolver-se na primavera. Primeiro crescem de cor verde e depois tornam-se cor-de-rosa, azuis, etc.
As inflorescências reúnem-se em corimbos terminais.
As hortênsias são perfeitas para decorar jardins, varandas e terraços. Também podem ser usadas para ornamentar o interior de habitações (desde que esteja ventilada e fresca).
São plantas delicadas que necessitam de certos cuidados para crescer adequadamente e nas melhores condições. É aqui que deve entrar em ação se quiser obter uma variedade bonita e saudável.
A poda é um dos processos mais importantes da sua manutenção.
De facto, é um dos que se têm que fazer com mais regularidade. Em secções posteriores explicaremos como podar hortênsias de forma detalhada. Verá que não vai ter nenhum problema a entender.
Como se poda uma hortênsia?
Ao podar hortênsias deve-se ter muita atenção. É um dos cuidados primordiais para conseguir uma boa floração e uma planta saudável, pelo que conhecer os passos e as ferramentas a empregar é vital.
Talvez não saiba, mas a poda de hortênsias não é um mero processo para lhe dar forma e que fique mais bonita.
É mais do que isso.
No caso destas plantas, esta ação converte-se em algo vital. Não se deve deixar crescer os ramos sem limites, pois terminarão por não poder suster por si sós e irão partir-se sob o seu próprio peso, danificando-se irremediavelmente.
Independentemente da variedade, a poda é semelhante e as ferramentas que se devem usar não variam.
tesoura de poda
Que necessita para podar hortênsias
As ferramentas que tem de usar para levar a cabo a poda destas plantas de sombra são as seguintes:
- tesouras de poda: devem ser firmes, estar afiadas, desinfetadas, ter uma aderência sólida e que cortem de forma homogénea. As tesouras de pegas longas são perfeitas, pois com elas poderá aceder à base dos ramos sem correr nenhum tipo de riscos.
- luvas: o uso de luvas também é necessário se não se quer sofrer cortes acidentais.
- óculos: o uso de óculos de proteção é altamente recomendável. Para evitar que alguma folha ou algum ramo lhe cause lesões nos olhos, é melhor que use óculos.
- adubo especial para hortênsias.
Quando se deve podar? Madeira velha ou madeira nova?
O primeiro passo ao podar hortênsias é saber o quando. Dependendo da variedade de hortênsia, a época de poda pode variar. Por norma, o melhor é esperar que passem as geadas do inverno (portanto, no início da primavera).
Assim que tiver claro quando vai podar a hortênsia, tem que identificar se a madeira é velha ou nova. Se não sabe a que nos estamos a referir, deixamos de seguida um esclarecimento breve:
- madeira velha: as flores desenvolvem-se a partir dos rebentos do ano anterior. Este tipo de hortênsias costumam florescer no início do verão e as suas flores morrem em meados dessa estação.
- madeira nova: são variedades que produzem novos rebentos a cada primavera. Assim que o rebento se desenvolve, florescem a partir deste, mas ao contrário dos anteriores, fazem-no mais tarde.
Dependendo da espécie de hortênsia que possui, deverá podar de uma forma ou outra.
hortênsias coloridas
Como podar hortênsias de madeira velha
Os passos a seguir neste tipo de poda são os seguintes:
- Identifique a variedade de hortênsia.
- Pode a planta quando as suas flores começarem a cair (costumam fazê-lo em meados do verão) e mesmo antes de que comece a produzir os novos rebentos (que se converterão em flores no ano seguinte).
- Elimine as flores velhas que já secaram. Use tesouras de poda e faça cortes mesmo por debaixo das cabeças e nas pontas dos caules.
- Retire os caules mais velhos (são os que produzem menos quantidade de flores). Assim promoverá novos rebentos. Corte-os rente ao solo.
- Reduza o tamanho da hortênsia (logo após a floração) cortando os ramos por um terço até ao nó mais próximo.
podar
Como podar hortênsias de madeira nova
Quanto às hortênsias que florescem em madeira nova, devem-se podar da seguinte forma:
- Como no caso anterior, deve determinar se a sua hortênsia floresce em novos rebentos.
- Pode a planta no final do inverno (antes que comece a produzir novos rebentos). Pode cortar um terço de todos os caules para que as flores sejam mais grandes e chamativas.
- Com a tesoura de poda corte os caules mortos e os ramos que estejam cruzados ou enredados. Com isto consegue que a hortênsia esteja mais livre e que receba mais ar.
- Mantenha intactos alguns rebentos velhos para que sustenham a planta. As flores, ao ser tão grandes, costumam ter bastante peso, pelo que, se podar em excesso, os ramos não poderão suster-las.
Como vê, podar hortênsias não é um processo demasiado complexo, mas requer que preste toda a atenção. Com um pouco de delicadeza e planificando como e quando o fazer, conseguirá ter hortênsias de grande beleza.
E como escrevemos sempre: perante qualquer dúvida ou problema, dirija-se a um centro de jardinagem especializado ou a um horto para que lhe possam ajudar com as suas dúvidas.
hortênsia azul