Como identificar e erradicar a mosca-branca, uma praga dos cultivos.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Identificar e erradicar a mosca-branca, a praga dos cultivos

Se tem um jardim ou um horto é bastante provável que o que lhe vamos contar hoje não seja um tema desconhecido para si. Neste novo artigo com dicas de jardinagem vamos falar da mosca-branca e dos seus efeitos nos cultivos.

Como talvez já saiba, a mosca-branca é um dos insetos mais habituais nas plantações e pode ter consequências muito negativas nas nossas plantas.

Esta praga suga a seiva da vegetação.

Neste post vamos mostrar-lhe como identificar a mosca-branca, explicaremos que efeitos causa e vamos mostrar-lhe como a eliminar. Um artigo completo que seguramente lhe servirá de ajuda, sobretudo se o seu horto já tiver sofrido o ataque desta praga.

mosca-branca

Que é a mosca-branca?

A mosca-branca, conhecida cientificamente como Aleyrodidaeé um grupo de insetos homópteros que causam danos importantes em hortos e jardins. É uma das pragas mais habituais nas plantações.

É um inseto com duas asas e um tamanho — em adulto — de cerca de 2 milímetros. As fêmeas são mais grandes que os machos. Deve o seu nome ao pó céreo de cor branco com que está coberto.

A mosca-branca tem um aparelho dentário com dupla função — picar e chupar — muito versátil e com o que aproveitam para atacar um grande número de diversas plantas.

O seu corpo divide-se em: cabeça, tórax e abdómen.

Onde se encontra a mosca-branca?

Este inseto é muito fácil de identificar quando é adulto, dado que as suas asas brancas são visíveis a olho nu. No entanto, convém saber identificá-los quando ainda são ovos.

Ora a mosca-branca deposita os seus ovos na parte de trás das folhas, em “pequenos grupos”. São de tamanho reduzido e a sua forma é oval ou piramidal.

Os ovos estão em contacto direto com a planta, usando assim a água e os nutrientes das folhas para sobreviver.

Como ataca a mosca-branca?

Tal como mencionado anteriormente, a mosca-branca deposita os seus ovos na parte de trás das folhas da planta. É nesse lugar que começa o seu ataque.

Este inseto suga a seiva das folhas graças ao seu aparelho dentário de dupla função. Enquanto suga, segrega uma espécie de melaço que provoca o aparecimento de fungos (pulgão), bactérias e outros insetos.

A mosca-branca é, portanto, um duplo inimigo.

Aparecem quando o clima lhe é propício, ou seja, quando as temperaturas são quentes. As épocas favoritas para atacar são o verão e a primavera, período em que faz mais calor.

Para saber se os seus cultivos estão afetados por esta praga, fixe-se no seguinte:

  • Dado que se alimenta da seiva e os nutrientes das folhas, vai verificar que estas partes sofrem mudanças de cor (pequenas ou pontos). Se o ataque se prolongar no tempo, a folha acaba por secar e cair.
  • Outro efeito que se pode ver a olho nu é que enquanto as folhas perdem a cor, também podem provocar deformações nelas.
  • Estas partes aéreas da planta também se encontrarão cobertas por uma espécie de líquido brilhante e pegajoso, sintoma claro do ataque da mosca-branca.
  • Aparecimento de outros insetos, como formigas. Estas são atraídas pelo melaço que segrega a mosca-branca nas folhas.

Como pode constatar, os seus efeitos são totalmente visíveis, pelo que é relativamente “simples” identificar esta praga. No entanto, apesar da sua identificação fácil, a sua erradicação já não o é tão fácil.

Como eliminar a mosca-branca?

A mosca-branca é uma praga muito prolífera capaz de estender-se por todo o cultivo se não se tomam medidas oportunas.

Como com outras pragas já analisadas aqui no Dicas de Jardinagem e Silviculturanão há melhor defesa que a prevenção. Ora, como se previne o aparecimento destes insetos? Da seguinte forma:

  1. Predadores naturais: uma medida preventiva muito comum é manter ao redor da planta predadores naturais da mosca-branca. Entre eles, destacamos as joaninhas, as libélulas ou os colibris.
  2. Acolchoar: outra medida habitual para evitar o aparecimento desta praga é acolchoar, no início da temporada, sobretudo quando se plantam tomates ou pimentos. Faça uma cobertura vegetal refletora, assim as moscas-brancas não vão conseguir encontrar as plantas para depositar os ovos.
  3. Revisões periódicas: verifique de forma frequente a parte de trás das folhas para se assegurar de que não tem ovos ou moscas.

 

Se a prevenção falha, é altura de passar à ação e usar tratamentos específicos. Alguns deles são os seguintes:

  1. Manual: a forma de eliminar a mosca-branca sem danificar as nossas plantas é fazê-lo manualmente, sempre que seja um horto pequeno e o número de insetos seja baixo. É a técnica menos daninha e a que mais paciência requer pela sua parte.
  2. Sabão potássico: com este produto o esqueleto dos insetos fica amolecido e por conseguinte debilita-se e as moscas morrem. O sabão potássico é natural e inócuo para a nossa saúde.
  3. Óleo de nim: costuma-se usar depois de deitar o sabão potássico. É um inseticida natural que se extrai da árvore de nim.

Caso tudo falhe, o melhor é deslocar-se a um centro especializado para que o/a possam ajudar e aconselhar com o melhor tratamento.

Assim termina este artigo. Esperamos que lhe seja útil para enfrentar a mosca-branca e os seus efeitos negativos nos cultivos.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem Pragas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.