Hoje, no blogue oficial da Husqvarna, vamos abordar as tradições, dado que vamos escrever sobre uma arte floral japonesa chamada kokedama que tem mais de 500 anos de antiguidade, e que muitos consideram o irmão da arte da criação de bonsais.
Além disso, os kokedamas estão de moda, dado que têm tudo para triunfar nas tendências de decoração: São muito vistosos, elegantes, bonitos e, além disso, fáceis de fazer.
Neste artigo vamos mostrar o que são os kokedamas, que materiais necessita para fazer um, e vamos explicar como fazer um kokedama passo a passo. Por último, vamos-lhe dar conselhos sobre como os cuidar.
Que é um kokedama?
Kokedama deriva de duas palavras japonesas: Koke, que significa “musgo“, e Dama, que significa “bola“, e é precisamente isso, é uma arte que consiste em encerrar plantas de crescimento lento em bolas de substrato e musgo para que se possam desenvolver sem um vaso.
Como mencionado na introdução deste artigo, a arte das ou dos kokedamas realiza-se no Japão há pelo menos 500 anos e não é só pela sua beleza, dado que, segundo contam os seus praticantes, ajuda a ter uma casa que esteja mais em contacto com a natureza, Além disso, tem muitos benefícios por ser uma atividade muito relaxante. Chega-se a afirmar que tem componentes muito benéficos para a atividade cerebral.
O catálogo de plantas com que pode fazer um kokedama é muito amplo, mas desde já recomendamos que sejam plantas de crescimento lento e que necessitem do fornecimento constante de humidade para que o kokedama aguente o máximo de tempo possível.
Por isso não é recomendável utilizar catos ou plantas suculentas para fazer um kokedama dado que, ainda que sejam espécies de crescimento lento, terá seguramente problemas de apodrecimentos já que a bola de musgo mantém muito bem a humidade.
Por outro lado, também não lhe recomendamos outras espécies que, essas sim, se dão bem com a humidade, tais como a kalanchoe, dado que o seu crescimento mais elevado tanto nos seus ramos como nas suas raízes fará com que necessite de refazer o kokedama a intervalos regulares muito seguidos.
Com que intervalo de tempo terá que refazer o kokedama?
Depende apenas da construção e da espécie de planta que colocar no kokedama, A duração do kokedama dependerá inteiramente da planta.
O tempo pode ir de um máximo de um ano até um mínimo de três meses.
a fazer kokedama
Materiais para fazer um kokedama
Para fazer um kokedama de forma simples, necessitará de muito poucos materiais — apenas:
- Turfa ou substrato universal.
- Akadama, o substrato argiloso que se utiliza nos bonsais.
- Musgo ou fibra de coco.
- Um saco de plástico.
- Água.
- Fio ou corda.
Com isto e no máximo de uma hora fica com tudo pronto para fazer um kokedama incrível.
a fazer kokedama
Criar um kokedama passo a passo
De seguida descrevemos de forma breve os passos que deverá realizar:
- Passo 1: Misture a turfa e a akadama num recipiente. A proporção deve ser 3 partes de turfa por uma de akadama. É muito importante que amasse bem para que a mistura seja o mais homogénea possível.
- Passo 2: Continue a adicionar água pouco a pouco e continue a amassar. Deverá parar de adicionar quando a mistura estiver o suficientemente compacta como para não se desmanchar.
- Passo 3: Retire a planta do vaso com cuidado.
- Passo 4: Adicione alguma da mistura de turfa, akadama e água para fazer uma primeira camada de substrato e reserva.
- Passo 5: Ponha o saco de plástico estendido e adicione mais mistura de turfa, akadama e água.
- Passo 5: Faça uma forma de vaso com esta mistura. No orifício interior vamos colocar a planta com o substrato que reservamos no Passo 4.
- Passo 6: Introduza a planta no orifício do vaso de mistura de substrato que fez anteriormente.
- Passo 7: Dê a forma o mais arredondada possível com as suas mãos.
- Passo 8: Envolva com o saco de plástico a forma que acaba de fazer e termine de dar-lhe uma forma arredondada – vai ser muito mais fácil.
- Passo 9: Estenda o musgo e humedeça-o com água, ou melhor ainda, em spray.
- Passo 10: Envolva o kokedama com o musgo. Os passos 9 e 10, caso não tenha musgo pode fazê-lo com fibra de coco.
- Passo 11: Com o fio ou com a corda, dê voltas ao kokedama e ate ou cosa o final.
- Já está!
Kokedamas numa janela
Alguns conselhos úteis para cuidar o seu kokedama
Como pode constar, fazer um kokedama é muito mais simples do que pensava ao ínicio, não é? Por isso queremos dar-lhe alguns conselhos:
Que tipos de plantas aconselhamos para fazer um kokedama?
Entre as plantas mais recomendadas estão os bonsais, como não podia deixar de ser, dado que se adaptam na perfeição a esta técnica.
Também pode usar a palmeira-anã, a chamadorea (conhecida como palma-de-chico), o filodendro, a azálea, a erica, o ficus gingseng, os fetos, os lírios-da-paz ou o cróton.
Não recomendamos a kalanchoe, os catos, as suculentas ou as plantas de exterior.
Rega do kokedama
O principal cuidado do kokedama é a rega que, ainda que dependa do tipo de planta, época do ano e da exposição, se temos em conta uma planta com necessidades normais de água e que o kokedama estará a viver no interior de casa, recomendamos que o regue uma vez a cada duas semanas no inverno, e uma vez por semana no verão.
O processo de rega é bastante simples: use sempre a técnica da imersão. Já sabe:
- Introduza a bola de musgo na água mais ou menos até metade da bola.
- Deixe-a assim durante uns 10 minutos.
- Posteriormente, deixe escorrer (não a aperte para escorrer a água!).
- Volte-a a depositar ou pendurar onde estava.
Kokedama
Poda do kokedama
As plantas tipo bonsais, como é este caso, têm uns cuidados de poda muito específicos – se pretende que o kokedama dure o máximo possível, procure eliminar folhas e ramos mortos e ir controlando o crescimento da planta com pequenos cortes já que, quanto maior for a planta, maior será o kokedama.
Mais alguns conselhos:
Também recomendamos que:
- O kokedama não tenha exposição direta ao sol, antes luz indireta. Assim conseguirá manter a humidade por mais tempo e evitar secura e podridão.
- Deve rodar o kokedama para evitar que a planta se vire para os raios solares.
- Pode sempre fazer adubação misturando o adubo líquido à água da rega.
- Nunca aperte com as mãos a bola de musgo.
- Se tiver que manipular a planta (por exemplo, para a regar), deve sempre segura-la desde a bola de musgo e não desde o caule da planta.
Preparada e/ou preparado para criar o seu próprio kokedama?