Trabalho com motosserras - desrame
Voltamos com mais um artigo sobre ferramentas e que ferramentas, as mais populares no nosso país, as motosserras.
Como é sabido, na Husqvarna esforçamos-nos por salvaguardar a integridade dos utilizadores, pois para nós, a segurança é o mais importante. Por isso, hoje analisaremos a segurança passiva das motosserras.
As nossas motosserras estão equipadas com uma série de elementos que têm como objetivo assegurar e garantir o seu bem-estar e o de todos os que o rodeiam. Entre todos eles, podemos destacar o seguro do acelerador, a alavanca de mão, o travão de corrente ou o captador.
Para conhecer todos os detalhes do equipamento de segurança das motosserras, basta continuar a ler.
Quando se opera com máquinas como motosserras, tratores corta-relva ou roçadoras, a segurança é um dos fatores mais importantes, se não o mais determinante.
Um trabalho seguro traduz-se num serviço eficiente e de qualidade.
Se vai trabalhar com uma das nossas máquinas, convém conhecer quais são os elementos que podem salvaguardar o seu bem-estar. Por isso, de seguida, detalharemos os componentes de segurança passiva das motosserras.
Quando se trabalha com motosserras, não só a máquina tem que cumprir com os padrões de segurança necessários. O utilizador deve estar equipado com a roupa e os acessórios de proteção adequados e homologados.
Capacetes, óculos, auriculares, botas, são alguns deles.
Num dos nossos artigos anteriores, detalhamos qual é o equipamento de proteção individual. Se pretende conhecer estes elementos, basta aceder ao post mencionado.
Cada uma das motosserras Husqvarna dispõe de uma alavanca que protege ambas as mãos.
A proteção da mão esquerda tem como objetivo evitar que o utilizador se lesione caso se produza um retrocesso da máquina. a da mão direita encarrega-se de cobrir esta extremidade no caso de que a corrente se parta ou salte.
bloqueio da motosserra: da esquerda para a direita: inércia, TrioBrake, mão direita, Triobrake, maão esquerda
O travão que para a corrente da motosserra pode ser ativado de duas formas diferentes.
Pode optar por empurrar com a sua mão esquerda a alavanca de proteção, de modo a que o travão se ativa automaticamente pela inércia do próprio retrocesso.
Mas, se o seu modelo de motosserra tem a função TrioBrake™, pode ativar o travão de corrente com a mão direita. Para tal, deve elevar a alavanca de proteção da asa traseira com a sua anca.
Bastante simples, portanto.
Os nossos modelos também possuem um seguro para o acelerador.
Como funciona? O acelerador só funciona enquanto mantiver premido esse botão. Isto significa que está a agarrar a asa ou pega com firmeza e da forma correta. Com o seguro acionado, evita que a motosserra arranque por erro, por exemplo.
Outro elemento importante relacionado com a corrente é o captador ou sensor da corrente. Este é um dos mecanismos de segurança que estão incluídos em cada uma das nossas motosserras e foi concebido com o objetivo de “capturar” a corrente caso se parta ou que saia do sítio.
São elementos que protegem o utilizador das vibrações que se produzem na máquina quando se trabalha com ela. Os silent blocks encarregam-se de absorver e reduzir o impacto destas vibrações.
Motosserra em manutenção
É o componente que se situa na parte dianteira da lâmina / espada. Ajuda a que o movimento da corrente seja o mais fluido possível e, portanto, o trabalhador poderá operar de forma mais cómoda.
Além disso, reduz significativamente o efeito de ressalto da motosserra.
Para um uso simples dos elementos de segurança, a motosserra Husqvarna dispõe de um comando de fácil acesso. A partir dele, pode desligar o motor de uma forma mais rápida e cómoda.
Segurança, ergonomia e comodidade, tudo em um.
Alguns modelos atuais dispõem de uma tela situada no tubo de escape cuja função não é outra que evitar a possível saída de faíscas.
Com este elemento previnem-se possíveis incêndios, queimaduras e inalação de CO2 por parte do utilizador.
E, por último, mas não menos importante, o autocolante informativo. Este também faz parte da segurança passiva das motosserras e deve informar acerca do modelo da máquina e dos elementos de segurança que esta possui.
Caso tenha dúvidas, de seguida, deixamos um vídeo tutorial em que o nosso embaixador Tino Meis explica de forma visual quais são os elementos de segurança das nossas motosserras.
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…