Aprenda com a Monique Briones, A Paisagista, a desenhar o seu jardim.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Aprenda a desenhar o seu jardim

Criar jardins não é uma tarefa simples, sobretudo quando se tem que escolher as plantas tendo em conta fatores como o tipo de solo, a quantidade de luz ou as temperaturas da nossa zona.

A muitas pessoas, até as assusta o desenho em si.

Onde localizar cada coisa, cada elemento no espaço disponível. Como converter uma zona para que seja funcional, que superfície destinar ao ócio e que fazer se se pretende criar uma área puramente contemplativa.

Neste artigo abordamos precisamente isto.

Ao longo deste artigo do blogue da Husqvarna, vamos dar-lhe as instruções necessárias para que possa desenhar o seu próprio jardim.

Desenhando o seu próprio jardim

O mais importante ao criar o nosso próprio jardim, é ter bem claro onde começar. Ter uma planificação de cada etapa é fundamental.

Além disso, deve saber que um projeto realizado por um paisagista competente é sempre a melhor solução. São especialistas e têm experiência acumulada com cada jardim criado.

Mas, se deseja fazê-lo por si mesmo, desde o zero, também deve planificar o projeto.

A planificação prévia é a melhor ferramenta para não perder tempo e dinheiro durante a construção e evitar assim deceções ou problemas futuros.

Ponha as suas ideias sobre um papel com medidas reais, assim saberá se encaixam no seu espaço.

Esquisso de jardim da paisagista Monique Briones
O desenho de jardins também tem diversas etapas. Para que não se perca e possa entender tudo de uma forma muito mais fácil, vamos explicar-lhe passo a passo como desenhar o seu primeiro jardim.
Etapas a seguir para desenhar jardins

Passeie pelo espaço que quer ajardinar, com um bloco de notas para apontar medidas. Meça as bordaduras, a fachada da casa, localize portas e janelas, assim como elementos já existentes (varandas, piscinas, árvores ou outros).

Deve ter um plano completo do espaço antes de começar a criar.

Sem um mapa é provável que cometa erros de perspetiva e de magnitude. Se não tem experiência em desenho técnico, procure utilizar papel quadriculado, isto facilitará a tarefa.

Aponte o norte segundo a orientação da casa, assim poderá saber quais são as zonas de maior intensidade solar e quais são as de sombra. Além disso, evitará enganar-se ao localizar plantas que necessitam de sol em sítios com sombra e vice-versa.

Estar atento ao tipo de solo tem é realmente muito importante para saber se deve corrigi-lo, adicionando adubo ou terra vegetal. Além disso, se sabe qual é o tipo de substrato, poderá saber que plantas se podem desenvolver bem e quais não se irão adaptar.

Também é importante saber se o solo fica encharcado constantemente, o que criaria a necessidade de implementar um sistema de drenagem para evitar problemas futuros como encharcamentos, apodrecimento e infiltrações de plantações próximas.

O clima da zona também é algo que se deve ter em conta. Temperaturas máximas e mínimas influem, e muito, ao decidir que plantas utilizar no jardim.

Não tente forçar a situação plantando plantas tropicais em sítios onde há geadas. Observe as plantas do ambiente, pois elas dar-lhe-ão as pistas que necessita para seguir.

Após fazer o plano com a sua casa, portas e janelas, elementos existentes e árvores adultos, ponha-se a criar o seu jardim.

Primeiro, localize os elementos construtivos: zonas com pérgolas, piscinas, fontes, áreas de churrasco, de desporto, de brinquedos para as crianças e outros equipamentos.

Faça várias cópias do seu plano em branco, antes de começar a desenhar nele. Desenhe os elementos que pretende adicionar, em diversas localizações e com diversas medidas e tamanhos.

Este é o momento, no papel, depois será tarde. Sobre o terreno não deve arriscar ou construir sem ter segurança total de não estar a enganar-se. Uma vez definidos os sítios e dimensões que mais lhe interessam para as estruturas do jardim, pode começar a experimentar e localizar os caminhos que ligam essas zonas e acessos.

Esta é sem dúvida a etapa que todos os que amamos os jardins e as plantas, estamos a desejar ao criar um jardim. Mas como em todos os processos, devemos guiar-nos por um critério e não deixar-nos levar unicamente pelos nossos gostos e desejos.

Localizá-las e escolhe-las pode não ser tarefa fácil, mas sem dúvida é a etapa mais prazenteira e divertida se procura informar-se bem sobre cada planta e se e deixa aconselhar por profissionais, como paisagistas ou em hortos.

As que ocuparão mais espaço e terão um protagonismo mais evidente. A nossa escolha particular para árvores é selecionar as de folhas caducas, dado que no inverno as perdem muito rapidamente, deixando passar a luz e o calor do sol.

As seguintes a serem selecionadas devem ser as sebes e arbustos.Por último, as plantas vivazes (perenes) e herbáceas, que cumprem a função de marcação e complemento, adicionando volume, movimento e textura.

É muito importante que não se esqueça de planificar a rega do jardim e a iluminação do mesmo. Estes são elementos a ter em conta para a construção, devido aos tubos e escoadouros que devem ser enterrados e o mais ocultos à vista possível.

A rega é fundamental para a sobrevivência do jardim.

Não confie nunca numa rega manual com mangueira, porque mais tarde ou mais cedo pode perder toda a plantação.

jardim noturno

A iluminação não é imprescindível num jardim, excetuando os pontos onde se requer maior segurança. Iluminar o jardim em pontos-chave é algo complementar, que o/a fará desfrutar de serões incríveis no seu espaço exterior e viverá com dois jardins diferentes: o de dia e o da noite.

Boa sorte!

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem técnicas de cultivo

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.