reciclagem de garrafas de plástico com legumes
Voltamos uma vez mais com um post de jardinagem pensado para quem gosta de ter em perfeito estado o seu jardim ou o seu horto caseiro. Nesta ocasião, vamos-nos centrar numa das estruturas mais populares de hoje em dia, os hortos verticais.
Num dos artigos anteriores, abordamos os jardins verticais, uns muros vegetais que são a alternativa ideal à falta de espaço nas cidades. Neste post, vamos centrar-nos num destes jardins, conhecido principalmente como horto vertical.
Se gosta de produtos ecológicos ou de legumes cultivados sob a sua supervisão e que, além disso, vive numa cidade e tem pouco espaço disponível, os hortos verticais podem ser a solução perfeita para si.
aproveitamento de palete para plantar vegetais
Antes de nos centrarmos na definição de horto vertical, se calhar convém recordar o que é um jardim vertical, pois, ao fim e ao cabo, são a mesma coisa. A única coisa que muda é o uso que se lhe dá.
Um jardim vertical é um muro vegetal que se utiliza para decorar (principalmente) o interior ou o exterior de uma casa. Estas estruturas surgiram para tratar de maximizar um dos recursos mais apreciados nas grandes cidades, o espaço.
Um horto vertical é uma construção perpendicular ao solo, cujo objetivo é otimizar o espaço para assim poder plantar e semear frutas, hortaliças ou verduras para auto consumo. É uma forma de cultivar os seus próprios alimentos sem necessidade de dispor de um terreno extenso.
Não sabe o que fazer com essa parede? Um horto vertical pode ser uma boa solução não só para encher de vida essa superfície, também para reestabelecer um vínculo com a natureza e o meio ambiente.
E claro, a poupança de dinheiro que isto supõe!
Ao começar a plantar a suas próprias hortaliças e verduras, já não precisa de ir aos supermercados comprar produtos ecológicos. Se calhar, ao princípio tenha que desembolsar dinheiro para poder construir o horto vertical, mas assim que estiver pronto, verá como o seu bolso começa a notar.
Para os indecisos que ainda não saibam muito bem se o que necessitam é um horto vertical em casa, estudem as vantagens que supõe ter uma destas construções em qualquer das superfícies disponíveis – vão se surpreender.
Os hortos urbanos perpendiculares ao solo não só otimizam o pouco espaço de que dispomos, também têm benefícios muito significativos.
Vejamos portanto os aspetos positivos de uma destas estruturas:
Se já se decidiu pela instalação de um horto vertical na sua casa, agora é o momento para escrever acerca dos aspetos mais importantes que se devem ter em conta quando se constrói um destes muros vegetais.
legumes em jardim vertical
Como talvez já saiba ou já tenha visto, um horto vertical pode ser feito de diversos materiais.
Os mais habituais são os elaborados com resíduos reciclados e os de madeira, pois não só permitem construir estruturas estáveis, duradouras e originais, também são uma boa maneira de aproveitar elementos que à priori são detritos.
No nosso artigo “Jardins verticais, uma alternativa à falta de espaço” detalhamos os passos que deve seguir para elaborar e instalar um jardim vertical de paletes e outro com madeira e redes metálicas.
Neste artigo, vamos explicar como construir um horto vertical com materiais reciclados.
começar
Antes de começar a detalhar os passos que deve seguir para criar a estrutura, convém saber o que tem que usar. Os materiais de que necessitar são os seguintes:
Quando tiver os materiais para elaborar o horto, é altura de passar à ação. Os passos mais importantes são os seguintes:
… E já está! O horto vertical com materiais reciclados está pronto.
Como vê, a criação destes sistemas de plantação não é um processo demasiado complexo se se seguem as indicações e se têm em conta as necessidades das plantas e os requisitos da estrutura.
legumes em jardim vertical
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…