Após a primavera, o verão traz um pouco de stresse para o relvado. Não só o calor e a seca danificam, como exigimos mais dele no verão. Queremos o nosso relvado exuberante e verde para atividades ao ar livre. Todos adoramos um dia agradável, deitados no nosso jardim ou a receber os nossos amigos e família, no verão. Ora, relaxar num relvado verde bem tratado torna toda a experiência muito mais prazerosa. Mas, para um relvado, esta pode ser a época mais stressante do ano. O crescimento diminui, a cor pode desaparecer, a recuperação do desgaste é bem mais lenta…
No entanto, ao entender e respeitar as mudanças sazonais da relva, podemos tomar medidas para cuidar o relvado à medida que a temperatura aumenta.
Então, o que podemos fazer para ajudar o nosso relvado a atravessar melhor esta estação do ano?

 

Rega

A coisa mais importante que podemos e devemos fazer é dar-lhe de beber. Regue nos momentos em que a água é suscetível de ensopar em vez de evaporar, ou seja, logo de manhã cedo — reduz a evaporação e o crescimento de fungos. Regue o solo, não as plantas, pois, plantas molhadas podem ficar doentes. Regue bastante poucas vezes. Evite fazer aspersões leves diárias, dado que isso pode fazer com que as raízes cresçam superficialmente e sejam propensas a secar. Quando está seco, uma boa ensopadela uma ou duas vezes por semana é muito mais benéfica para o seu relvado.
Note , no entanto que um relvado bem alimentado e mantido terá um sistema radicular mais forte e mais profundo, permitindo que ele resista e se recupere de longos períodos de seca. Por que não alimentar e regar o seu relvado ao mesmo tempo? Os alimentadores da mangueira podem ajudá-lo a aplicar um alimento enquanto rega, ou, em alternativa, os alimentos solúveis podem ser aplicados através de uma lata de rega.

Segar

Tente cortar o relvado pelo menos uma vez por semana, mantendo a altura da relva até cerca de 3 a 4 centímetros, nesta época do ano. A relva mais alta é mais tolerante à seca, as raízes tornam-se mais profundas e previne as ervas daninhas de germinar.
Certifique-se de que todas as aparas são recolhidas e compostadas ou se está a usar corta-relvas com mulching, aí deixe as aparas microscópicas no relvado, para o alimentar. Evite cortar muito curto, pois isso pode levar ervas daninhas e musgos a entrar no relvado. Em climas muito quentes e secos, o relvado ficará stressado, sendo aconselhável reduzir a quantidade de cortes e permitir que a relva cresça mais.
Corte pouco, mas com regularidade. Isso mantém a relva mais saudável e evita que o que foi cortado ‘sufoque’ a relva.
Mantenha as lâminas do cortador afiadas. Certifique-se de que o seu corta-relva esteja a cortar a erva, não a rasgando, para minimizar o stresse durante as temperaturas quentes.

relvado no verão

Se as ervas daninhas e o musgo são um problema para o seu relvado, então uma aplicação rápida de um produto apropriado de cuidados com o relvado de ação tripla erradicará esse problema. Se as ervas daninhas são o principal problema para o relvado, aplique um herbicida seletivo de relva, que não a prejudique.

Alimentação

O tempo quente incentiva o relvado a crescer rapidamente e a usar os nutrientes no solo. Ajude o relvado fornecendo-lhe uma boa alimentação para mantê-lo com um excelente aspeto. Para obter um verde rápido, use uma alimentação de relvado líquida, ideal para alimentação de última hora antes de ter amigos e familiares. Para áreas maiores, aplique um fertilizante granular, usando um espalhador — acelerará o processo e o relvado fica melhor e mais equilibradamente alimentado. Durante secas, estes produtos precisarão de ser regados para ativar o nutriente.

Se o relvado estiver com um aspeto stressado no verão, resista ao desejo de fertilizar. Na verdade, é melhor parar de fertilizar cerca de 30 dias antes da chegada das temperaturas altas do verão. A aplicação de fertilizantes extras no calor do verão pode queimar o relvado e criar um crescimento suave que enfrentará o clima quente do verão. Nunca fertilize relvados adormecidos — espere até que eles estejam verdes no outono.

relva

No verão, muitos relvados começam a mostrar sinais de desgaste, especialmente em alguns caminhos populares, entre pessoas e cães. Considere instalar passadiços para minimizar os danos na relva e tentar minimizar o tráfego em relvados dormentes e quebradiços. Se o relvado receber muita chuva e estiver a crescer ativamente, pode aplicar um pouco de fertilizante para essas áreas para ajudar as folhas a recuperar mais rapidamente.
O verão é a época para remover ervas daninhas que estão a crescer antes que floresçam e dispersem as sementes no próximo ano. Os herbicidas pós-intensivos direcionados são projetados para matar ervas daninhas de folhas largas sem prejudicar a relva, mas devem ser aplicados quando as temperaturas ficam abaixo dos 30 graus centígrados por alguns dias. Lembre-se que, durante o calor do verão, QUALQUER produto pode ser prejudicial ao relvado já stressado, portanto, use com moderação ou arranque manualmente as ervas daninhas.

sergio

Entradas recientes

Bases legais do concurso “3 caminos”

a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…

5 anos hace

Lidar com doenças do relvado

Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…

6 anos hace

Como melhorar as condições do local do jardim

Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…

6 anos hace

Manutenção dos motores a gasolina no final de temporada de uso

Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna!   O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…

6 anos hace

Reparações básicas de motor

Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…

6 anos hace

Benefícios de ter uma boa relva

Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…

6 anos hace