Sabe como podar uma glicínia? Descubra aqui o processo e ferramentas
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Como podar uma glicínia

É adequado podar a minha planta
nesta época?

Como se poda? Poda de formação ou de floração? Que ferramentas posso usar?

Seguramente já fez estas perguntas, não é?

A poda de um arbusto, árvore ou planta, não é um processo que se deva fazer sem ponderação. Nele intervêm aspetos significativos, como a espécie, a época ou as ferramentas.

Hoje vamos-nos centrar na glicínia (Wisteria sinensis) e vamos explicar-lhe como se poda e o que se deve usar para isso.

 

Antes de passar à ação, convém saber o que pode ter que enfrentar, ou seja, a espécie que vai podar. Como diz o ditado: “não se deve começar a casa pelo telhado”, portanto vamos fazer o mesmo: começar pelo mais básico.

tunel de glicínias trepadeiras
O que é uma glicínia e quais são as suas características mais importantes
Nome científico
Wisteria sinensis
Nome comum
Glicinia, Glicina
Classe
Magnoliopsida
Família
Fabaceae
Género
Wisteria
Origem
Espécie cultivada na Europa e originária da China e Japão.

Wisteria sinensis ou como é conhecida popularmente, glicínia, é uma planta trepadora de que já falamos num artigo anterior. Esta espécie destaca-se pela sua floração de cor lilás ou púrpura-azulado.

Este arbusto é de folhagem caducifólia ou, dito de outro modo, perde todas (ou quase todas) as suas folhas quando chega a época de seca. Este aspeto será fundamental ao realizar a poda.

Floresce na primavera.

A glicínia desenvolve flores de cor lilás ou púrpura-azulado. Agrupam-se em grandes racimos pendentes o que lhe proporciona um aspeto espetacular que faz as delícias de quem está perto delas.

A sua floração é outro dos aspetos que determinam a sua poda.

Esta planta trepadeira é usada para cobrir paredes, muros, pérgolas, etc. Utilizam-se guias para guiar (passe a redundância) a planta pelo elemento em que queremos que cresça.

Porquê podar a glicínia?

Ao proceder com a poda de uma planta, devemos ter muito clara a razão principal do dito processo, ou seja, porquê? Isto determina o tipo de poda que vamos ter que fazer.

Por exemplo, se a nossa glicínia tiver crescido demasiado e necesitamos que volte ao seu desenvolvimento e forma “normal” devemos proceder a uma poda de formação.

No entanto, se a poda deve ser feita porque há um ramo em mau estado, devemos fazer uma poda de manutenção.

Ainda que não queiramos, a glicínia deve ser podada a intervalos regulares, não apenas para manter a sua forma, como também para conservar a sua saúde e favorecer a sua floração.

A poda é um meio efetivo para conseguir controlar pragas ou doenças, para dirigir o seu crescimento e para conseguir uma produção de flores espetaculares.

corta sebes em ação

Quando se deve podar uma glicínia?

A glicínia, tratando-se de uma planta com folhagem caducifólia, deve ser podada quando termina a sua floração ou quando se encontra em repouso. Recomenda-se que se faça a poda no verão e no inverno.

Além disso, deve-se levar a cabo uma poda drástica duas vezes ao ano, pois tem um crescimento volúvel e vigoroso.

As ferramentas

Quando se vai realizar a poda de uma planta, seja ela qual for, deve-se escolher ferramentas de qualidade. Tudo o que utilizarmos deve estar em perfeito estado, afiado e bem lubrificado.

Mas não nos esqueçamos da esterilização!

As ferramentas mais habituais e, sobretudo, adequadas, são as seguintes:

  • Serras de poda: perfeitas para cortar ramos delgados e grossos. São ferramentas leves, de qualidade e com cabos ergonómicos. Na Husqvarna dispomos de várias serras de poda Como por exemplo as articuladas, as rígidas ou a que tem lâmina de impacto.
  • Tesouras de poda: existem as de duas mãos ou as de uma. A escolha depende dos seus gostos. As de uma mão são mais pequenas e destinam-se aos ramos mais finos, enquanto as de duas mãos são para podar troncos ou ramos grossos.
  • Corta-sebes: a máquina ideal para dar forma à planta e eliminar as folhas não desejadas. São ergonómicos, potentes e resistentes e facilitam em muito o trabalho de poda, sobretudo se a planta tiver crescido muito. Com um corta-sebes poupará tempo e esforço, conseguindo, além disso, um resultado mais bonito e interessante.
serra rígida de poda
serra rígida para podar

Também consideramos ferramentas a roupa de proteção. O uso de luvas é altamente recomendável, pois quando se faz um trabalho como este é provável que se produzam algum corte ou arranhão.

Além disso, aconselhamos a utilização de óculos de segurança.

Quando tiver terminado de podar, limpe as ferramentas, guarde-as num lugar seco e fresco.

A poda da glicínia

A glicínia deve ser podada depois de plantada, durante o primeiro verão, eliminando assim os rebentos laterais. Além disso, temos que atar o ramo principal de forma vertical, dois ramos laterais a 45 graus e retirar os restantes rebentos da base da planta.

No invernopodar o ramo principal um metro por cima dos laterais , baixando estes últimos desde a posição de 45 graus até uma posição horizontal (podá-los um terço do seu comprimento).

No verão seguinte…

Nessa época, podamos as pontas e continuamos a guiar os ramos num ângulo de 45⁰, eliminamos os rebentos da base e retiramos as partes em mau estado.

E no inverno, uma nova poda.

Para obter uma floração grande, no verão anterior devemos cortar os ramos novos (deixando intactos 5 nós em cada ramo) e no inverno repetimos o corte, deixando desta vez menos nós (2 ou 3 deve ser suficiente).

São estes ramos que irão produzir as novas flores.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem Poda

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.