Como plantar tulipas: os processos mais importantes da sementeira.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Como plantar tulipas: Tudo o que deve saber

Num dos últimos artigos, escrevemos sobre as tulipas, um dos bolbos mais cultivados e uma das plantas mais usadas na decoração de jardins e espaços verdes.

Nesse artigo mostrávamos quais eram suas características, os cuidados de que necessitavam e os problemas que podem ter que enfrentar durante o seu crescimento.

Hoje, vamos aprender como se cultivam ou plantam tulipas.

 

Antes de começar com o verdadeiramente importante neste artigo, é melhor recordar o que são as tulipas e quais são algumas das suas características mais importantes. Ao semear uma espécie há que ter claro as tarefas que nos esperam.

Vejamos então o que é uma tulipa e que particularidades possui.

tulipas em flor
O que é uma tulipa?
Nome científico
Tulipa
Nome comum
Tulipa
Classe
Liliopsida
Família
Liliaceae
Género
Tulipa L.
Origem
Género de plantas originário da Ásia

As tulipas, como pode verificar no quadro anterior, são um género de plantas originário da Ásia que abarca um grande número de espécies (aproximadamente umas 5 mil).

São herbáceas e bolbosas.

Desenvolvem-se a partir de um bolbo truncado basalmente. Os seus caules são simples e as folhas mantêm-se verdes durante todo o ano (folhagem perene).

Mas se há algo que realmente se destaca nas tulipas são as suas flores. Estas apresentam um tamanho considerável, podem ser simples ou duplas e de cores muito variadas. Florescem na primavera.

As tulipas são plantas de outono.

tulipas num jardim

Como se plantam tulipas?

As tulipas florescem na primavera e para que assim seja, devem-se plantar durante o outono. Se se semeiam antes de que a terra fique fria e dura, pode conseguir um bom crescimento e uma grande floração.

Mas vamos ao assunto deste artigo como se plantam?

Ainda que lhe possa parecer mentira, plantar tulipas não é um processo complexo, requer apenas uma certa concentração, umas regras e umas determinadas ações. De seguida, vamos mostrar-lhe passo a passo como o fazer.

A época de sementeira: Quando?

O primeiro que deve saber é que a melhor época para cultivar tulipas é no período que vai desde setembro a janeiro, sendo o melhor fazê-lo nos meses centrais do outono.

Tal como mencionado anteriormente, para conseguir um bom crescimento, temos que plantar as tulipas antes das primeiras geadas.

Além disso, recomendamos-lhe plantar os bolbos na semana da sua compra, pois não podem estar muito tempo fora da terra.

bolbos de tulipas
bolbos de tulipas

Os bolbos

As tulipas são plantas bulbosas, ou seja, desenvolvem-se a partir de um bolbo. Quando souber quando as vai plantar, tem que escolher a espécie que deseja plantar e portanto os seus bolbos.

Um aspeto importante e que deve ter em conta é que têm que ser consistentes ao tato e com uma pele fina (como a das cebolas). Não plante bolbos murchos ou em mau estado.

tulipas em canteiro num carreiro
tulipas em canteiro num carreiro

A localização

Outro fator importante para conseguir um bom desenvolvimento da tulipa é a localização da plantação. Ainda que deva localizar os bolbos numa zona ensolarada, as suas preferências também são importantes.

Muita gente decide plantar os bolbos com um desenho concreto, formando fileiras ou em vedações e caminhos. Após florescerem, encherão de cor esse espaço.

sementeira
sementeira

A plantação

Com a época de plantação definida, os bolbos selecionados e a localização decidida, é a altura de semear tulipas.

Se as vai plantar no jardim, deve ter em conta o tipo de solo. Este deve ser arejado, leve e com uma boa drenagem.

Cave buracos para os bolbos, separe-os com pelo menos 5 cm entre cada buraco e faça com que tenham pelo menos 20 centímetros de profundidade. Se o bolbo é grande, tem que cavar mais fundo. Enquanto o faz, elimine raízes, pedras e outros resíduos que encontrar.

Quanto todos os buracos estiverem cavados, coloque os bolbos a apontar para cima (com a parte comprida a tocar o fundo) e volte a encher as covas com terra. É muito importante que os coloque a apontar para cima, caso contrário tratam de crescer para baixo.

tulipas
tulipas

Regas

Quando já tiver todos os bolbos plantados, regue-os suavemente e não os encharque. Não volte a pôr mais água até que veja que a terra está muito seca, pois, poderiam acabar por apodrecer.

Para os humedecer, use um regador – não use mangueira. Esta última tem uma pressão de água muito mais elevada, o que pode provocar defeitos no bolbo.

E assim tem a informação que lhe pretendemos mostrar com este artigo. Esperamos que lhe seja útil ao plantar tulipas.

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem técnicas de cultivo

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.