bonsai bordo japonês
Nova ficha de planta, sendo o nosso protagonista o bonito Acer palmatum.
Conhecido popularmente por “bordo japonês” ou simplesmente “Acer”, esta espécie de pequeno porte é uma das mais populares na decoração de espaços interiores e de jardins exteriores.
Destaca-se pelas suas folhas de grandes dimensões e tonalidades brilhantes.
Se é um amante das plantas e da jardinagem, este artigo vai interessar-lhe, pois ao longo deste artigo analisamos as características, cuidados e usos do Acer palmatum.
acer palmatum
Trata-se mesmo de um dos “bonsais” mais cultivados.
O bordo japonês é uma árvore pequena que pode alcançar entre os 6 a 10 metros de altura, medindo de maneira excecional os 16 metros. Regularmente, é uma planta que se desenvolve como acessória a outras árvores de maior envergadura.
O Acer palmatum pode ter vários troncos.
A sua forma pode ser piramidal (quando se encontra na etapa de crescimento, ou seja, quando é uma árvore jovem) ou ter uma estrutura em cúpula (na sua fase adulta).
árvore acer palmatum ou bordo japonês
De acordo com a variedade de Acer palmatum, podem ser de cor verde, vermelha ou púrpura.
Quanto às flores – noutras espécies são o mais apreciado, mas no caso desta árvore, carecem de interesse ornamental. As flores encontram-se em pequenas copas, são individuais e possuem 5 sépalas vermelhas ou púrpuras e 5 pétalas de cor branca.
A produção de frutos decorre na primavera (abril e maio).
Na atualidade, existem diversas culturas de Acer palmatum e ao contrário do que em princípio se possa pensar, estas plantações não são de uma única subespécie, na realidade, são de três diferentes:
E a subespécie Palmatum, por sua vez, possui as seguintes variedades:
folhas do bordo japonês
Como é de esperar, os usos principais do Acer palmatum são ornamentais.
A cor das suas folhas, a sua forma e o seu tamanho converteram-no numa árvore perfeita para a decoração interior e exterior.
Como mencionado anteriormente, na atualidade, é muito habitual vê-lo como “bonsai“. Falando disto, num dos nossos artigos poderá encontrar como se leva a cabo esta prática tão comum na ornamentação. Neste, post, analisamos os passos que se devem seguir para realizar o processo de converter uma espécie arbórea numa planta de tamanho menor.
Vejamos agora as necessidades de plantio do Acer palmatum.
Trata-se de uma árvore perfeita para os jardineiros um pouco mais avançados, devido principalmente a características de cultivo como o transplante ou a poda. Mas não se preocupe, a sua manutenção não é complexa.
Para tal, tenha em conta as recomendações que lhe vamos indicar de seguida.
acer palmatum
As espécies vegetais nunca estão isentas de contrair alguma doença ou de ver-se atacada por alguma peste. Faça o que fizer, as suas plantas, tarde o cedo, vão estar doentes ou débeis.
O Acer palmatum não é exceção. Por isso, convém conhecê-las – assim saberá como atuar em caso de contágio.
As doenças e pragas que afetam o bordo japonês são:
Ambas as pragas podem ser evitadas mantendo o substrato húmido e não encharcado. Além disso, se se leva a cabo a prevenção com inseticidas ecológicos, o seu Acer palmatum poderá manter-se são.
folhas do bordo japonês
A poda do Acer palmatum, tal como mencionamos, é um dos processos de manutenção mais importantes. Quer seja para fazer um “bonsai” ou simplesmente para o manter como uma árvore, esta tarefa deve ser realizada com as ferramentas adequadas para tal. Deixamos algumas sugestões:
Podadora com vara de grande alcance para realizar uma poda de altura do seu Acer palmatum. Trabalha com uma bateria de iões de lítio e tem um motor sem escovas.
Motosserra leve, de uso profissional e com design compacto. Ideal para trabalhos mais complexos e as condições particularmente difíceis.
Para podar o seu Acer palmatum e convertê-lo num “bonsai”, pode empregar esta serra de aço. Perfeita para cortar troncos e ramos.
a) Empresa organizadora A Internaco com domicílio na C/Internaco, nº 1. Lg. Queirúa, Ordes. (Tel: +34 981…
Saber como lidar com as doenças do relvado é fundamental para qualquer jardineiro, amador ou…
Nas condições ideais, o seu relvado ficaria em cima de uma camada profunda de solo…
Novo layout e novo post no blogue da Husqvarna! O tema deste artigo são os motores, mais concretamente,…
Fazer reparações eficazes em pequenos motores começa com o espaço de trabalho. Deve estar arrumado,…
Ter uma boa relva é o objetivo de todos os que têm um relvado, em…