Este novo post vai ser seguramente do seu agrado. O protagonista é uma árvore que, ainda que muito pequena, tem um grande potencial.
Ficus ginseng.
Esta espécie, conhecida cientificamente como ficus microcarpa, destaca-se pelo seu tamanho e pelas suas raízes aéreas.Neste artigo vamos mostrar-lhe como se planta e de que cuidados necessita.
Começamos?
Que é o Ficus ginseng?
Nome científico | Ficus microcarpa |
Nome comum | Ficus retusa o higuera de Bengala |
Classe | Magnoliopsida |
Família | Moraceae |
Género | Ficus |
Origem | Planta asiática. |
Ficus provém do latim “figo”, daí que o Ficus ginseng se encontre dentro da família da figueira. O outro termo, “ginseng“, provém do termo japonês “ninjin” o qual se traduz como “cenoura”.
Mas porquê cenoura?
O ficus ginseng, como as cenouras, apresenta raízes em forma de nabo e engrossam devido à acumulação de substâncias.
Armazenam nutrientes e líquidos.
Mas o elemento distintivo destas raízes é porque se encontram à superfície. O ficus ginseng possui raízes aéreas, daí a sua aparência tão bonita.
Pode alcançar um metro de altura, ainda que o habitual é cultivá-lo como bonsai. O crescimento é lento e, como média geral, deve ser replantado a cada 18 meses (ano e meio).
É uma planta perene com folhas de um verde intenso e brilhante.
O ficus ginseng é uma árvore ornamental normalmente utilizado em jardins urbanos e decoração interior.
Cuidados do ficus ginseng
O ficus ginseng, como todas as plantas analisadas no blogue, necessitará de certos cuidados para se desenvolver corretamente.
Localização: tanto no exterior como no interior
O ficus ginseng pode ser plantado diretamente na terra do jardim ou fazê-lo no interior, usando para tal um vaso.
- No exterior: é uma planta que resiste às mudanças de temperatura, ainda que se recomende evitar a luz solar direta. deve colocá-la numa zona afastada de correntes de ar. Para evitar a luz direta do sol, plante numa zona com sombra.
- No interior: adapta-se a condições de luz interior e não requer grandes cuidados. Ainda que no interior não se desenvolvam as suas flores características, ao contrário do exterior, que floresce nos meses de abril a junho. Deve ser colocado num lugar com a maior quantidade de luz possível, por exemplo, perto de uma janela.
Rega moderada
A terra deve estar moderadamente húmida, por isso, no verão, a rega deve ser constante (2 vezes por semana).
É recomendável pulverizar as folhas do ficus ginseng para as manter verdes e vistosas. O melhor é pulverizar, ainda que também se possa optar por desintegrar água na copa (de forma a que as suas folhas fiquem bem empapadas e adicionando menos água na base).
Evite que a base das raízes aéreas se encontre húmida, pois podem aparecer pragas ou apodrecer.
Uma boa poda é imprescindível
Deve-se realizar entre finais da primavera ou em meados do verão. Ainda que no inverno se possa realizar alguma poda para evitar a propagação de alguma praga.
Quando se realiza a poda, o ficus ginseng segrega uma substância que é um cicatrizante natural que ajuda na recuperação após este processo.
Adubar com frequência
A adubagem deve ser feita com certa frequência, pelo menos uma vez ao mês desde o início da primavera até à chegada do outono.
Recomenda-se utilizar adubo universal ou orgânico.
Se a terra é fértil não é necessário melhorar a sua condição com composto, mas se não é fértil é recomendável encher o buraco com substrato onde se for plantar.
O melhor é aplicar um adubo para plantas verdes para ajudar a crescer com vigor.
Como transplantar
O transplante é igual à criação de um bonsai. Se não sabe fazê-lo, pode consultar este nosso artigo anterior.
Como se faz?
- Primeiro, extrai-se a árvore do vaso e desfazemo-nos de toda a terra velha que possa trazer. Desenrola-se o conjunto de raízes e corta-se as mais grossas, mortas ou mal direcionadas.
- O tempo de exposição das raízes deve ser o mínimo possível.
- O vaso utilizado deve ser proporcional ao tamanho do ficus; à medida que a planta for crescendo, é necessário mudar o vaso.
Para realizar o transplante no contentor que selecionamos devemos seguir estes passos:
- Primeiro devemos cobrir a base com argila como modo de drenagem.
- Enchemos com substrato o interior, adicionando um adubo em duas fases, uma de ação imediata e outra de ação prolongada no tempo. O substrato a utilizar deve ser um substrato específico para plantas verdes.
- Após o transplante, efetuaremos a rega da planta.
O transplante deve ser feito todos os anos em árvores jovens e a cada dois anos nas mais adultas. Recomenda-se transplantar de vez em quando para assegurar que o substrato onde se encontra é nutritivo.
Que pragas podem atacar o ficus ginseng?
As pragas costumam aparecer nas raízes aéreas quando estão demasiado encharcadas. As duas mais comuns no ficus são cochonilhas e nematódeos:
- Cochonilha: são parasitas que afetam o interior da planta, provocando que o ficus microcarpa perca as suas folhas. Além disso, esta praga pode causar o desenvolvimento de fungos e, por conseguinte, a morte da planta.
- Nematódeos: são vermes de tamanho microscópico que se situam nas raízes e podem causar a morte da planta.
Assim termina o artigo de hoje.
Esperamos que lhe seja de grande utilidade para conhecer um pouco mais estas pequenas árvores que podem decorar o seu lar.