Nova ficha de jardinagem, nova planta como protagonista.

Neste artigo, vamos-nos centrar na quinoa, concretamente, nas suas propriedades benéficas para a saúde.

Como é visível, o consumo da quinoa está na moda, sobretudo entre as pessoas que procuram fazer uma dieta saudável e natural. Tal não é uma mera casualidade.

Componentes como as vitaminas, a fibra ou os aminoácidos são os responsáveis.

Se pretende saber tudo sobre as propriedades da quinoa, os benefícios que trás ao corpo humano e como pode aproveitá-la em seu favor, basta continuar a ler.

Que é a quinoa e quais são as suas características?

  • Nome científico: Chenopodium quinoa
  • Nome comum: Quinoa
  • Claase: Magnoliopsida
  • Ordem: Caryophyllales
  • Família: Amaranthaceae
  • Género: Chenopodium
  • Origem: Esta planta é originária da América do Sul (oeste dos Andes), sendo os principais países produtores a Bolívia, o Peru e o Equador.
plantação de quinoa
plantação de quinoa

A quinoa, ou Chenopodium quinoa, é uma planta de caráter herbáceo e de período anual. Pode chegar a alcançar os 2 metros de altura e apresenta umas folhas largas, de diferentes formas e que se desenvolvem de forma alternada.As suas flores são pequenas e estão dispostas em cachos.

Mas se a quinoa é famosa, é pelas suas sementes. Estas, são abundantes e miúdas. São as que se consomem diariamente em muitas regiões do planeta. E são as que apresentam propriedades benéficas para a saúde.

Como bem sabe, as sementes ingerem-se como se fossem cereais, de facto, a quinoa é considerada um “pseudo cereal”. Além disso, ao não conter glúten, são as aliadas perfeitas dos celíacos. Este tema pode encontrá-lo detalhado mais à frente neste artigo.

E como se cultiva?

A espécie Chenopodium quinoa não é exigente enquanto ao solo em que é plantada, mas prefere solos ácidos, neutros, alcalinos ou muito alcalinos. Também chega a sobreviver nos terrenos salinos. A terra deve ser arenosa, de solo franco ou argiloso, mas, sobretudo, deve drenar adequadamente.

As regas da planta dependem das condições de plantação anteriores. Dependendo do tipo de solo em que a tenha plantado, deverá rega-la mais ou menos. O melhor para não errar é regar até ao ponto que o terreno se encontre húmido.

Não regue em demasia, a quinoa não tolera os encharcamentos.

quinoa em grão - comida saudável vegetariana
quinoa em grão – comida saudável vegetariana

Existem três variedades de quinoa, a saber: a branca, a vermelha e a negra. Apresentam ligeras diferenças quanto às propriedades que apresentam. Também são diferentes quanto à textura, cor e sabor.

Quais são as propriedades da quinoa?

Como talvez já saiba, a quinoa apresenta numerosas propriedades e componentes que a tornam ideal para o tratamento de algumas doenças. Como poderá verificar de seguida, as sementes desta espécie são benéficas para a saúde.

As propriedades da quinoa que deve conhecer:

    • É uma planta muito nutritiva. As suas sementes destinam-se ao consumo humano e empregam-se como se fossem um cereal. Nos dias de hoje, a comida com quinoa está na moda.
  • É muito rica em proteínas. De facto, é uma das melhores fontes proteicas no mundo vegetal. Os aminoácidos contidos nas suas sementes são os que o nosso corpo requer para funcionar corretamente e, sobretudo, os que necessitam os nossos músculos.
  • A quinoa contem gorduras saudáveis. Diversos estudos confirmam que o consumo desta planta permite reduzir o colesterol e os triglicéridos totais, o que se traduz em efeitos positivos para o nosso coração.
  • As suas sementes são as que possuem maior conteúdo em ferro (à exceção do amaranto, que é o grão que a supera).
  • Tem a propriedade de proteger os nossos ossos , pois também contém uma alta concentração em cálcio. Com a quinoa estará a evitar doenças importantes como a osteoporose.
  • É uma boa aliada das dietas saudáveis e naturais. A sua fibra estimula a mastigação, reduz o esvaziamento gástrico e ajuda a manter-nos saciados. Se procura uma dieta à base de alimentos benéficos e sem aditivos, use quinoa.
  • É rica em vitaminas do grupo B (B1, B2, B3 e B6). que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema nervoso, a manutenção muscular e as hormonas.
  • A vitamina E presente nesta planta funciona como um excelente antioxidante que provoca a eliminação das toxinas do corpo. A sua pele ficará mais saudável e bela.
  • Fortalece o sistema imunológico e melhora a cicatrização. Isto graças ao zinco que a quinoa contém, aproximadamente uns 8 mg por cada 100 g de porção consumida.
  • Não contém glúten pelo que é apta para o consumo por pessoas celíacas. É o grão perfeito para substituir a farinha de trigo.
quinoa em grão
quinoa em grão

Contraindicações

Como todas as plantas aptas para o consumo humano, a quinoa é saudável sempre que se leve a cabo uma ingestão equilibrada. Se o fazemos nas quantidades adequadas, não sofreremos qualquer efeito secundário.

Os problemas surgem quando o consumo é realizado de maneira irresponsável.

A quinoa, apesar de dispor de numerosas propriedades benéficas, é um alimento calórico, por isso, quando ingerida em quantidades abundantes, pode desequilibrar uma dieta.

Como sempre nestes casos: se tem alguma dúvida, consulte um profissional.

 

¡Partilhe este artigo!