Não sabe como decorar o seu jardim? A petúnia é uma boa opção.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

A petúnia encherá de cor e beleza o seu jardim

Voltamos com mais uma ficha de plantas que seguramente vai-lhe agradar.

Tem um jardim aborrecido e sem “sal”? Não sabe como decorar um espaço? Gosta de plantas com flores coloridas? Se sim, fixe esta palavra: petúnia.

Neste novo post do blogue Dicas de Jardinagem vamos-nos centrar nesta espécie ornamental tão famosa. Vamos apontar as suas características mais importantes, a aparência que tem, os usos principais e os cuidados de que necessita para se desenvolver adequadamente.

Portanto, uma ficha completa que lhe servirá de inspiração.

petúnias cor-de-rosa
Petúnia: O que é e que características tem?
Nome científico
Petunia
Nome comum
Petúnia
Divisão
Magnoliophyta
Classe
Magnoliopsida
Família
Solanaceae
Género
Petunia
Origem
Género de espécies originária da América do Sul.
petúnia de flores lilases

género petúnia abarca umas 23 espécies de plantas, todas elas nativas da América do Sul, como indicamos no quadro anterior.

As petúnias são espécies de folhagem perene (mantêm-se verdes durante todo o ano, mesmo no outono), pelo que, ao decidir-se por esta planta para decorar o seu jardim, estará a optar por um jardim sempre verde.

De facto, tratam-se como espécies anuais.

A petúnia cresce formando maciços e como veremos mais adiante, esta característica converte-a na planta perfeita para decorar espaços como as ilhas separadoras.

São de baixa estatura. As variedades mais altas chegam a medir uns 60 centímetros de altura. As folhas da petúnia desenvolvem-se de duas formas, oposta ou alterna, são alongadas ou arredondadas e têm os bordos inteiros.

Quanto às flores…

A floração da petúnia é o seu ponto mais atraente. Pode ter diversas cores, crescem de forma solitária e axilares nos ápices dos ramos. O seu cálice é como um tubo (tubular) e a coroa assemelha-se a uma trombeta.

A petúnia desenvolve uma floração muito abundante em especial desde o princípio da primavera até ao final do outono. Durante estes meses conseguirá um jardim colorido e bonito. Além disso, algumas variedades desprendem cheiro.

Que mais se pode pedir?

Usos da petúnia

Como já estará a imaginar, e sobretudo depois da secção anterior, a petúnia é uma das plantas mais adequadas para a ornamentação de jardins e espaços verdes.

De facto, é uma das mais empregadas (de acordo com as estatísticas).

Características como o desenvolvimento maciço ou a floração abundante e colorida, convertem-na na planta ideal para decorar divisórias, caminhos e bordos do jardim. E não apenas isso — também é muito atraente para cultivar em vasos individuais.

Caso se decida por esta espécie tão bonita, seguramente que não se arrependerá.

Chegados a este ponto do artigo, é a altura de entrar em ação. Antes de se assustar ou de se preocupar, deve saber que o cultivo da petúnia é muito simples. Como sucede com muitas das plantas que analisamos no blogue Dicas de Jardinagem, basta saber regras básicas de jardinagem e com isto estamos a referir-nos a, por exemplo, como regar ou se necessita de adubo.
Quais são os cuidados que a petúnia requer?

O espaço ideal para cultivar é aquele em que receba luz solar suficiente. Também podem ser plantadas em zonas de sombra parcial, mas a floração será menor.

A localização também dependerá da espécie. Há petúnias que são rasteiras, pelo que se devem cultivar numa área em que tenha espaço suficiente para crescer.

Como referimos na secção anterior, a petúnia prefere estar localizada em lugares em que receba luz solar suficiente. 4 ou 5 horas diárias devem ser mais que suficientes.

Deve ter cuidado com o excesso de exposição solar, pois, uma sobre exposição pode danificar as folhas e as flores.

Ao plantar uma petúnia também deve ter em consideração o tipo de terra a usar.

compostagem orgânica e convencional é uma boa opção. No entanto, se a cultiva em húmus, vai agradecer-lhe. Prefere um substrato que retenha a humidade, mas que drene bem.

Além disso, deve ser rico em nutrientes para assim poder crescer adequadamente e no máximo esplendor.

La petúnia é uma espécie que se adapta facilmente aos períodos de seca e às temperaturas altas, pelo que não é necessário regá-la tão frequentemente como outras plantas.

No verão, basta regar uma ou duas vezes por semana — é suficiente (sempre e quando o clima seja o adequado). Durante o inverno, pode espaçar as regas até aos 15 dias.

Não encharque e não molhe as flores.

Retire as flores murchas e as folhas que estejam em mau estado. Assim estimulará o crescimento de novos rebentos e nova floração.

Pode-as até metade depois da sua primeira floração.

A sua plantação de petúnias também lhe agradecerá (e muito) que a fertilize de vez em quando. Pode fazê-lo uma vez ao mês e para tal empregue um fertilizante específico para plantas de flor.

Neste caso, como recomendamos sempre, caso tenha alguma dúvida, contacte o centro de jardinagem ou o horto em que adquiriu a petúnia, pois, um excesso de fertilizante pode ser muito prejudicial.

Problemas que esta planta pode enfrentar

Agora a parte mais temida por qualquer amante da jardinagem: as pragas e doenças.

Uma das mais habituais na petúnia (e que seguramente conhece) é a praga do pulgão. Quando a seu planta está afetada por estes organismos, deve aplicar-lhe um fungicida sistémico. Num dos nossos artigos poderá encontrar mais informação sobre a praga de pulgões.

ácaro-vermelho aparece com o calor e ataca as folhas da planta.

E claro, os vermes, os caracóis e as marachombas. Estes insetos devoram e esburacam as folhas e as flores.

¡Partilhe este artigo!

Fichas Rasteiras

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.