Existe uma crença popular de que o bonsai é um árvore difícil de cuidar e, sobretudo, de manter são e vigoroso. Mas isto não é assim. Cuidar de uma destas pequenas árvores não é uma ciência impossível, basta seguir algumas diretrizes básicas e cumprir com alguns aspetos chave.

Cultivar um bonsai é todo um arte. Estas pequenas espécies vegetais formam parte da decoração interior das casas, e trazem elegância e cor à divisão da onde se encontram. Os cuidados básicos passam pela rega, o adubo, a poda ou o transplante.

Neste artigo vamos analisar a melhor forma de cuidar um bonsai e vamos detalhar quais são as diretrizes a seguir para conseguir um ótimo desenvolvimento do mesmo. Por tanto, se está com curiosidade, convidamos-lhe a continuar a ler.

bonsai, a técnica de cultivo de árvores e plantas

Antes de começar a analisar os cuidados necessários para que um bonsai cresça de forma correta, parece-nos interessante descrever de maneira detalhada o que é e em que consiste esta técnica.

Bonsai

Bonsai


A palavra “bonsai” ter origem chinesa bon= bandeja e sai=cultivar e consiste na arte de cultivar árvores e plantas em pequenos vasos. Reduz-se o tamanho das espécies vegetais plantadas mediante técnicas como a poda ou o transplante.

Os resultados desta técnica são essas pequenas árvores, de formas impossíveis e de porte elegante que podemos encontrar em divisões interiores ou em jardins exteriores.

Para muitas pessoas, cuidar e cultivar um bonsai é uma efetiva técnica de relaxação e uma boa maneira de evadir-se dos problemas ou do stress do trabalho e a cidade.

Os cuidados necessários de um bonsai: as diretrizes e os aspetos chave

Tal e como mencionado anteriormente, o cultivo de um bonsai pode parecer uma missão impossível e uma técnica complexa, mas isto dista muito da realidade. Se se seguem os passos e se cumprem as diretrizes, o seu pequena árvore crescerá sã, vigorosa e com um porte elegante.

Tomar conta desta reduzida espécie vegetal está relacionado com a rega, a poda ou o transplante da planta. Se tem interesse cultivar um bonsai mas não sabe como fazê-lo, recomendamos que analise detalhadamente os aspetos que abordamos a seguir.

A rega de um bonsai, uma das partes mais importantes no cultivo do bonsai

bonsai

bonsai


Regar um bonsai é uma das partes mais importantes, senão a mais determinante, no cultivo destas pequenas árvores. A rega e a quantidade de água dependem do tipo de espécie que seja o bonsai, a localização do mesmo ou a época do ano.

Quando e como devemos regar estas plantas? Esta operação tem que ser levada a cabo quando se observa que a árvore necessita de água, ou seja, quando se nota que o substrato está seco. Deve-se regar, de maneira abundante, até que o terreno fique completamente molhado e até que a água saia pela drenagem. Para tal, recomenda-se usar um regador com orifícios finos. Este tipo de utensílio evitará deslocar a terra e causar danos às folhas da planta. Deve-se regar desde cima ao princípio, e depois fazê-lo a fundo, tal como referimos anteriormente. É também aconselhável pulverizar a planta de vez em quando, pois, as que se situam no interior das casas estão privadas do orvalho da manhã e acumulam muita poeira.

A localização, outro aspeto chave para o desenvolvimento do bonsai

O lugar onde colocar o bonsai é de grande importância para que a árvore cresça de forma ótima. Antes de colocar o vaso, devemos ter claro se a espécie de bonsai é exterior ou se se pode desenvolver da mesma maneira no interior.

Um bonsai não é mais do que uma árvore pequena e, tal como as suas irmãs maiores, necessita de muita luz solar (ainda que não direta), ar, chuva (por isso se recomenda pulverizar-lo de vez em quando) e humidade:

  • Para as variedades que podem crescer no interior, é recomendável coloca-las perto de janelas amplas e bem iluminadas, em espaços frescos, longe de aparelhos que emitam calor.
  • Aos bonsais de exterior localize-os em terraços, varandas ou jardins que cumpram os requisitos de luz, ar ou chuva já mencionados. Deve-se notar que em tempos de calor intenso, geada ou frio extremo, devemos protegê-los e resguardá-los.

Adubar um bonsai

O bonsai, como todas as plantas, necessita de nutrientes para poder sobreviver. Estando plantados em pequenos vasos, o adubo é um aspeto sumamente importante para conseguir que a pequena árvore cresça.

Quando se deve adubar? Deve-se adubar nas épocas de maior crescimento, ou dito de outro modo, na primavera e no final do verão (nunca no inverno nem com calor extremo). Deve-se adubar em pequenas quantidades mas de maneira frequente.

Existem dois tipos de adubo, o líquido (que se dissolve na água da rega) ou sólido (coloca-se em cima da terra do vaso).

A poda, a técnica que dá forma ao bonsai

Com a poda podemos dar a forma que queiramos ao nosso bonsai. Esta consiste em cortar os ramos que consideremos inúteis ou que estejam defeituosos com o objetivo de controlar o tamanho, o crescimento e de fortalecer a árvore.

Não existe uma época perfeita para poda, pois esta dependerá do tipo de espécie que seja. Regra geral, recomenda-se cortar os pequenos ramos no início da primavera.

Da mesma forma, também é aconselhável realizar a pinçagem do bonsai, ou dito de outro modo, aumentar a densidade das folhas e reduzir o seu tamanho podando para tal os rebentos, e o aramar. Com esta última técnica corrige-se a inclinação dos ramos colocando um arame nos ramos e no tronco, sem apertar demasiado para não deixar marcas na casca.

bonsai

bonsai

Transplantar um bonsai

Como muitas plantas, o bonsai também necessita ser trasplantado em algum momento da sua vida. Quando as suas raízes crescem até ocupar a totalidade do vaso, quando a terra se vai desgastando ou quando notar que a água não penetra com a mesma facilidade, é o momento de transferir a árvore para outro recipiente.

Para que o transplante seja um êxito, devem ser seguidos estes passos:

  1. Preparar o vaso, as ferramentas e a terra.
  2. Levantar o bonsai do vaso, retirar a terra velha.
  3. Aparar uma parte das raízes (cerca de um terço).
  4. Plantar a árvore num novo vaso, com terra nova (recomendamos que consulte um profissional para saber qual é o melhor substrato para a espécie que pretende transplantar). Introduza as raízes com cuidado, sirva-se da ajuda de, por exemplo, uma pequena vara e evite a formação de bolsas de ar.
  5. Regue bem até que a água saia limpa pepla drenagem (os orifícios na parte inferior do recipiente).

Como vê, o cuidado de um bonsai não é uma tarefa tão complexa se se observam uma série de diretrizes e se levam a cabo uma série de ações específicas.

Esperamos que este artigo ajude a tirar dúvidas e o incentive a plantar e cuidar de uma destas pequenas árvores.

  

Sumário
Como cuidar um bonsai
Nome do Artigo
Como cuidar um bonsai
Descrição
Neste artigo de jardinagem analisamos os cuidados básicos de um bonsai. Detalhamos aspetos do cultivo e desenvolvimento, como a rega, o adubo, a poda ou o transplante.
Autor
Nome do Editor
TudoHusqvarna.com
Logo do Editor