Um artigo pensado para os proprietários das nossas máquinas, neste caso, as podadoras com vara, pelo que, se está incluído neste grupo, este post vai ser-lhe útil.

Como deve saber se nos tem estado a ler ao longo de todo este tempo, os nossos produtos têm sido concebidos para lhe facilitar e ajudar nas tarefas florestais e de jardinagem. Mas, não só trabalham elas, também necessitam de um esforço da sua parte.

E é nisto que nos centraremos neste artigo.

trabalho com podadora de vara Husqvarna
trabalho com podadora de vara Husqvarna

Podadora com vara Husqvarna: o equipamento de corte

Ao trabalhar com uma máquina Husqvarna, esta deve estar em perfeito estado. Para ter um trabalho eficiente e de qualidade, todos os seus equipamentos e elementos têm que estar em ótimas condições.

É aqui onde você entra.

Com as nossas podadoras de altura poderá conseguir resultados de corte de grande qualidade, sempre que se tenha realizado a manutenção correta da máquina. Além disso, para garantir a sua segurança e a de quem o/a rodeia, devem-se levar a cabo uma série de ações, como por exemplo a afiação da corrente.

Hoje vamos mostrar como afiar o equipamento de corte de uma podadora com vara Husqvarna. Para além disso, explicamos como ajustar a profundidade de corte da corrente.

A ter em conta

Antes de passar à ação, deve saber que ao realizar qualquer processo de manutenção que tenha relação com o equipamento de corte de uma máquina, deve equipar-se com a roupa adequada.

No caso que nos ocupa, para afiar ou ajustar a profundidade da corrente de uma podadora com vara, deve usar sempre, em qualquer altura luvas (recomendação: com proteção anticorte).

Também pode usar óculos protetores.

Neste artigo poderá verificar qual é o equipamento de proteção individual homologado que pode usar para realizar qualquer trabalho com uma máquina Husqvarna.

afiar a corrente da podadora
afiar a corrente da podadora

Como afiar a corrente da podadora com vara

Quando se trabalha com uma podadora com vara, seja qual for o modelo da podadora, deve-se verificar o estado do equipamento de corte.

Uma corrente mal afiada pode aumentar o risco de retrocesso E, por conseguinte, causar cortes e acidentes. Uma boa forma de verificar qual é o estado de uma corrente é fazer o seguinte:

  1. Atravesse a madeira com o equipamento de corte.
  2. Se vir que as lascas de madeira são demasiado pequenas, que são quase pó, significa que deve afiar a corrente.
  3. No entanto, se este elemento está em perfeito estado, as lascas são mais grandes e longas.

Simples.

Assim que detetar que a corrente da sua podadora com vara necessita de ser afiada, é altura de passar à ação. Para realizar esta ação, tenha em consideração o seguinte:

  • Afie os dentes de corte.
  • Há três medidas a considerar para afiar o dente.
  • O ângulo de afiação e de corte é muito importante.
  • A posição da lima.
  • A lima.

E, dado que afiar uma corrente é um processo complexo se não se tem os acessórios adequados, recomendamos-lhe que use os nossos calibradores. Este garantem a diminuição dos retrocessos e maximizam a capacidade de corte.

Afiar os dentes de corte

Para afiar os dentes cortantes, deve usar uma lima redonda e um calibrador. Para além disso, deve seguir os seguintes passos:

  1. Verifique a tensão da corrente. Se a tensão (o ‘esticado’) é insuficiente, a corrente tem instabilidade lateral, o que dificultará a afiação.
  2. Afie sempre desde o interior do dente de corte para fora. No retorno, trate de suavizar a pressão da lima. Além disso, aconselhamos a que primeiro afie um lado da corrente e depois o outro lado.
  3. Afie os dentes ao mesmo comprimento (os dentes devem ter pelo menos 4 milímetros, se tal não ocorre, deve substituir a corrente).

Como ajustar a profundidade de corte da corrente

Ao afiar um dos dentes da corrente, reduz-se a profundidade de corte. Por isso, para obter uma capacidade ótima de trabalho deve-se rebaixar o tacão de profundidade de corte para o nível recomendado.

Nos elos de corte com redução de retrocesso, o canto frontal do tacão de profundidade está arredondado. É muito importante manter esta característica.

Para que este processo seja mais simples, aconselhamos a usar os nossos calibradores de profundidade.

podadora de vara Husqvarna em ação
podadora de vara Husqvarna em ação

Ajuste da profundidade de corte

Vejamos agora como se ajusta a profundidade:

  • Quando os dentes estão recém-afiados, deve ajustar a profundidade de corte. Normalmente, o ajustamento deve ser feito à terceira afiação da corrente, sempre que o comprimento dos dentes não se tenha reduzido mais do que o normal.
  • Use uma lima plana e um calibrador de profundidade.
  • Ponha o calibrador sobre o tacão de profundidade de corte.
  • Ponha a lima plana sobre a parte do tacão de profundidade que sobressai do calibrador e lime o excedente.

Saberá que o processo está bem feito se ao passar a lima sobre o calibrador não notar resistência.

Aqui termina este tutorial. Esperamos que lhe sirva de ajuda quando necessitar de fazer a manutenção de uma podadora com vara. Caso continue com dúvidas, dirija-se a um dos nossos revendedores oficiais.

¡Partilhe este artigo!